TIM expande 4G e oferece VoLTE em mais de 3.200 cidades

TIM possui cobertura de chamadas VoLTE em quase todos os 3.321 municípios com presença de 4G da operadora

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A TIM divulgou seu resultado financeiro do segundo trimestre de 2019 e anunciou uma grande expansão na cobertura do VoLTE, que permite utilizar a rede 4G para chamadas telefônicas tradicionais. No mesmo período do ano anterior, ela possuía VoLTE em 1.559 municípios, e agora são 3.325 cidades com a tecnologia habilitada — o número mais que dobrou.

A tecnologia VoLTE já atende 91% da população brasileira urbana; é praticamente toda a cobertura 4G da TIM, que está presente em 3.321 cidades. O serviço está disponível para usuários de qualquer plano, seja pré-pago, pós ou controle.

Para usar o VoLTE, é preciso ter um smartphone compatível com chip 4G e estar em uma localidade coberta pelo serviço – veja a lista completa de cidades e aparelhos homologados pela operadora. Caso o cliente se encontre em uma cidade sem cobertura VoLTE, a chamada será feita através das redes 3G ou 2G.

Chamadas por 4G têm maior qualidade de voz

A grande vantagem das chamadas por 4G é a qualidade de voz, que possui resolução muito superior do que no 2G e 3G. Além disso, as ligações completam muito mais rápido que nas outras redes, e economizam a bateria do celular. Não há custo adicional para usar a tecnologia: as chamadas são tarifadas conforme o plano contratado.

Apenas Vivo e TIM utilizam comercialmente essa tecnologia no Brasil. Na semana passada, a Vivo divulgou que o VoLTE estaria disponível em pouco mais de 380 municípios. A Claro iniciou testes e liberou o serviço de voz por 4G para alguns usuários.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados