Galaxy Note 10 não terá entrada para fone e precisará de adaptador USB-C

Xiaomi Mi 9, Huawei P30 Pro, Google Pixel 3, OnePlus 7, Moto Z3 Play e Sony Xperia 1 não têm entrada 3,5 mm para fone (P2)

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Samsung Galaxy Note 10 - adaptador para fone

O Galaxy Note 10 e Galaxy Note 10+ serão revelados oficialmente na próxima quarta-feira (7) e os detalhes não param de vazar: desta vez, foi o adaptador USB-C que a Samsung deve incluir com os celulares, dado que eles não terão entrada 3,5 mm para fone de ouvido. É algo que a empresa vem adotando cada vez mais em seus smartphones e tablets, seguindo o exemplo da Apple.

Roland Quandt, que adiantou as especificações do Galaxy Note 10 e Note 10+, divulgou no Twitter as imagens do adaptador USB-C da Samsung. Ele disse anteriormente que os dois celulares terão, na caixa, fones de ouvido USB-C com cancelamento ativo de ruído.

Os rumores de que o Galaxy Note 10 não teria entrada para fone de ouvido circulavam desde o ano passado. Imagens vazadas por Steve Hemmerstoffer, conhecido como @OnLeaks, reforçaram essa suspeita.

Samsung lança celulares e tablets sem entrada para fone

A Samsung já lançou vários celulares sem entrada para fone, incluindo o Galaxy A60Galaxy A80 e Galaxy A8s. O tablet Galaxy Tab S5e também vem sem o conector, assim como o recém-anunciado Galaxy Tab S6.

Para a Samsung, a entrada para fone era um dos diferenciais em relação às outras marcas, especialmente nas linhas high-end. Este comercial do Galaxy Note 8 mostra como usar o iPhone pode se tornar complicado devido ao adaptador para fone. Além disso, para carregar a bateria e usar o fone, é preciso usar outro adaptador.

Remover a entrada para fone dá a oportunidade de atingir espessuras menores, incluir mais componentes dentro do celular, aumentar a capacidade da bateria — e vender fones de ouvido sem fio, como os Galaxy Buds e os AirPods.

De acordo com o GSM Arena, foram lançados 135 celulares e tablets sem entrada para fone desde 2017. Isso inclui o Xiaomi Mi 9, Huawei P30 Pro, Google Pixel 3, OnePlus 7, Moto Z3 Play e Sony Xperia 1. O conector de 3,5 mm não está presente nem mesmo no iPad Pro de 11 polegadas e de 12,9 polegadas lançados em 2018.

Ou seja, a Samsung está apenas embarcando em uma tendência que as outras principais fabricantes já adotaram. Eu não esperaria por um Galaxy S11 com entrada para fone, por exemplo.

Samsung Galaxy Note 10 - adaptador para fone

Com informações: SamMobile.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados