Início » Jogos » 10 danças do Fortnite [e de onde veio a inspiração?]

10 danças do Fortnite [e de onde veio a inspiração?]

Conheça 10 das danças de Fortnite mais populares e descubra de onde veio a "inspiração" da Epic Games para inseri-las no jogo

Por
01/08/2019 às 17h10

As danças do Fortnite são os emoticons animados especiais do jogo de Battle Royale: comemorações acionadas pelo jogador que quer se expressar de uma maneira especial. A maioria das coreografias não são originais, mas inspiradas em danças tiradas de videoclipes, artistas ou séries de TV, que renderam ameaças de processo à Epic Games.

Epic Games / Fortnite / danças do fortnite

10 danças do Fortnite (e de onde elas vieram)

Fortnite possui uma série de danças, algumas padrão e outras (a maioria esmagadora) conseguidas como recompensas através do progresso nos Passes de Batalha ou compradas na loja. Cada dança nova deve ser equipada na lista de gestos, acessível apertando a tecla “B” no Windows ou macOS, ou ?? no PS4, Xbox One ou Nintendo Switch.

Veja a seguir 10 entre as danças mais famosas de Fortnite:

Epic Games / Fortnite / danças do fortnite

1. Fresh

Esta é bem fácil: “Fresh” é baseada na “Carlton Dance“, cujos passos foram executados pelo personagem Carlton Banks na série Um Maluco no Pedaço, estrelada por Will Smith. Até o nome da dança denuncia isso, já que não só o título original da série era The Fresh Prince of Bel-Air, como “The Fresh Prince” era o apelido de Smith no início da carreira.

O ator Alfonso Ribeiro, que interpretou Carlton, chegou a processar a Epic Games por plágio, mas desistiu quando o Escritório de Patentes dos Estados Unidos declarou que passos de dança não são passíveis de direitos autorais, por entender que uma decisão favorável a Ribeiro poderia ferir a liberdade de expressão de dançarinos na vida real.

A Epic usa esta decisão para se safar de processos similares.

Epic Games / Fortnite / danças do fortnite

2. Jubilation

Esta também é moleza para quem assistiu séries dos anos 1990: “Jubilation” foi tirada de uma cena do 5º episódio da 4ª temporada de Seinfeld, quando Elaine Banes (Julia Louis-Dreyfus), Jerry Seinfeld (idem) e George Costanza (Jason Alexander) dançam (!) todos de forma similar quando esta volta de uma viagem.

Epic Games / Fortnite / danças do fortnite

3. Floss

A dança “Floss”, uma das mais populares de Fortnite é fruto de um meme: ela surgiu quando um garoto chamado Russel Horning, também conhecido como I Got Barzz ou “The Backpack Kid” subiu ao palco do Saturday Night Live como dançarino convidado de Katy Perry, mandando as balançadas de braços frenéticas. Horning também entrou com um processo contra a Epic Games por plágio.

Epic Games / Fortnite / danças do fortnite

4. Dance Moves

“Dance Moves” é a dança padrão de Fornite e já vem habilitada desde o início, mas mesmo ela vem de outra fonte. No caso, de uma cena do 9º episódio da 5ª temporada de Scrubs, onde o dr. Christopher Turk (interpretado por Donald Faison) faz os movimentos  para conseguir uma vaga num grupo de dança do hospital. Faison também não gostou da “homenagem”, mas não entrou com um processo.

5. Disco Fever

Esta dancinha vem direto dos anos 1970: “Disco Fever”, como o nome já dá a dica foi livremente inspirada nos passos de dança de Tony Manero (John Travolta), no clássico absoluto Os Embalos de Sábado à Noite.

6. Reanimated

A dança “Reanimated”, assim como “Disco Fever” mistura elementos originais com uma coreografia bem conhecida; neste caso, são os passos de dança que o Rei do Pop Michael Jackson imortalizou no videoclipe de Thriller. Na dança do jogo, o personagem finge ser um zumbi voltando à vida.

7. Ride the Pony

Basta uma olhada para matar de onde “Ride the Pony” veio: é a coreografia do videoclipe Gangnam Style do cantor sul-coreano PSY, que se tornou uma febre mundial em 2012. No jogo, o personagem simula estar cavalgando um pônei.

8. Orange Justice

O origem de “Orange Justice” é discutível: há quem diga que o autor é Roy Purdy, que teria criado os passos com a esperança de que eles fossem incluídos em Fortnite, o que aconteceu após ele virar motivo de chacota na internet; outros acham que ela vem de um vídeo de 2011, onde um grupo de góticos dança embaixo de uma ponte.

9. Take the L

A origem da dança “Take the L” é recente: ela veio do remake de It: A Coisa (2017), onde o palhaço Pennywise (Bill Skarsgård) faz uma dança bizarra para tirar sarro dos Perdedores, ou “Losers”, daí o “L”.

10. Pure Salt

Sendo justo, “Pure Salt” não é uma dança: o emoticon animado vem do meme “Salt Bae”, que surgiu graças à forma peculiar de salgar carne do chef de cozinha turco Nusret Gökçe.

Mais sobre: ,