Microsoft prepara restauração da nuvem no Windows 10

Este método não elimina a restauração com o Windows 10 em um pendrive ou DVD

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A Microsoft liberou mais uma versão de testes do Windows 10 em seu programa Insider Preview, na build 18950 e a principal novidade está na possibilidade de restauração do computador com uma imagem do sistema operacional, que é baixada dos servidores da gigante do software.

Este recurso não é novidade para quem utiliza algum computador da Apple, já que o macOS permite que uma imagem do OS seja baixada, caso algo de errado aconteça com a máquina. A solução está em uma espécie de divisão de segurança que entra automaticamente quando o macOS não é inicializado corretamente.

Um usuário do Twitter descobriu que este modo de recuperação não elimina a possibilidade de reinstalar o Windows a partir do sistema já presente na memória interna, ou então de uma mídia externa que tem o Windows 10 – como um pendrive ou DVD.

https://twitter.com/h0x0d/status/1155811201604915200?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1155811201604915200&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.neowin.net%2Fnews%2Fwindows-10-build-18950-leak-shows-a-cloud-restore-option-for-a-factory-reset%2F

Ainda não há informações sobre um aspecto muito importante para computadores que não rodam macOS: drivers. O Windows 10 já é capaz de, sozinho, identificar quais são os drivers necessários para cada fabricante de hardware e isso funciona em muitos casos, mas como o mundo do PC é numeroso, seria interessante que a cópia baixada da nuvem já seja acompanhada dos drivers necessários.

Mesmo que presente nesta versão do Windows, a Microsoft avisa que “o recurso não está disponível e funcionando ainda” e que “avisaremos vocês assim que tudo estiver funcionando, para que vocês possam experimentá-lo”.

Além do download da imagem do instalador, esta build do Windows 10 carrega algumas novidades menos interessantes, como capturas agrupadas em uma mesma janela da ferramenta Captura e Esboço e a possibilidade de aplicar zoom depois da captura de tela.

Com informações: Microsoft.

Receba mais sobre Windows 10 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados