Início » Computador » Microsoft prepara restauração da nuvem no Windows 10

Microsoft prepara restauração da nuvem no Windows 10

Este método não elimina a restauração com o Windows 10 em um pendrive ou DVD

André Fogaça Por

A Microsoft liberou mais uma versão de testes do Windows 10 em seu programa Insider Preview, na build 18950 e a principal novidade está na possibilidade de restauração do computador com uma imagem do sistema operacional, que é baixada dos servidores da gigante do software.

Windows 10 restaurado em um PC

Este recurso não é novidade para quem utiliza algum computador da Apple, já que o macOS permite que uma imagem do OS seja baixada, caso algo de errado aconteça com a máquina. A solução está em uma espécie de divisão de segurança que entra automaticamente quando o macOS não é inicializado corretamente.

Um usuário do Twitter descobriu que este modo de recuperação não elimina a possibilidade de reinstalar o Windows a partir do sistema já presente na memória interna, ou então de uma mídia externa que tem o Windows 10 – como um pendrive ou DVD.

https://twitter.com/h0x0d/status/1155811201604915200?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1155811201604915200&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.neowin.net%2Fnews%2Fwindows-10-build-18950-leak-shows-a-cloud-restore-option-for-a-factory-reset%2F

Ainda não há informações sobre um aspecto muito importante para computadores que não rodam macOS: drivers. O Windows 10 já é capaz de, sozinho, identificar quais são os drivers necessários para cada fabricante de hardware e isso funciona em muitos casos, mas como o mundo do PC é numeroso, seria interessante que a cópia baixada da nuvem já seja acompanhada dos drivers necessários.

Mesmo que presente nesta versão do Windows, a Microsoft avisa que “o recurso não está disponível e funcionando ainda” e que “avisaremos vocês assim que tudo estiver funcionando, para que vocês possam experimentá-lo”.

Além do download da imagem do instalador, esta build do Windows 10 carrega algumas novidades menos interessantes, como capturas agrupadas em uma mesma janela da ferramenta Captura e Esboço e a possibilidade de aplicar zoom depois da captura de tela.

Com informações: Microsoft.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Theo Queiroz

Não entendo. Todo mundo sempre elogiou isso no MacOS e as piadinhas do tipo: "tem isso no Mac e não tem no Windows" apareciam vez ou outra. Aí agora sai a notícia que o Windows vai ter a função e fica um monte de gente com mimimi, "ai, grande coisa", "isso não muda em nada", "no Mac já tem faz anos". Francamente...

Theo Queiroz
este modo de recuperação não elimina a possibilidade de reinstalar o Windows a partir do sistema já presente na memória interna, ou então de uma mídia externa que tem o Windows 10 – como um pendrive ou DVD

É só continuar usando o seu pendrive guardado, ué

Doug

É o tipo de restauração que tem no macOS. Recurso importante e será mais que bem-vindo no windows.

Keaton

Vou me mudar pro Ceará... pq a de Curitiba/PR é uma merda e mais cara.

Keaton

Curitiba, 50mbps da Vivo... baixando a 300kBps em média....

Fernando Junior

Caramba, até que enfim alguém entendeu. 😂

Cássio Alves

RACIOCINE QUE VOCÊ SABERÁ AS VANTAGENS.

Cássio Alves

FALE POR SI.

Cássio Alves

WINDOWS 10 É VIDA!

Fabio Alvez

Isso é uma ótima notícia, vai facilitar e muito as reinstalações em caso de pane/troca de disco! O povo que resmunga aí fala demais e aposto que nunca fizeram uma reinstalação como se deve de um Windows na vida!

RickRatinho

Não sei aonde você mora, mas isto não é realidade na maioria das cidades mais populosas, hoje é comum planos de 100 megas pra cima, eu tenho 240 megas por R$ 120,00.

Manoel Guedes

No Interior do Ceará tenho internet de 200 megas por R$ 99,00 via fibra... Acho viável...

Keaton

Agora ao invés de você fazer o pendrive do windows antes e guardar... você perde algumas horas baixando, algumas horas instalando e mais várias horas reconfigurando? legal. :D

Falando sério, é legal pacas para paises onde a internet é de boa qualidade.... o que não é o caso do "pais" tupiniquim....

Caleb Enyawbruce

Quanto mais opção melhor, ué. Mesmo q não sirva pra vc. Só não usar

Abraão Caldas

Tem gente com celular com 128GB de espaço reclamando de app com 100MB de tamanho.

Exibir mais comentários