Início » Computador » Microsoft prepara restauração da nuvem no Windows 10

Microsoft prepara restauração da nuvem no Windows 10

Este método não elimina a restauração com o Windows 10 em um pendrive ou DVD

André Fogaça Por

A Microsoft liberou mais uma versão de testes do Windows 10 em seu programa Insider Preview, na build 18950 e a principal novidade está na possibilidade de restauração do computador com uma imagem do sistema operacional, que é baixada dos servidores da gigante do software.

Windows 10 restaurado em um PC

Este recurso não é novidade para quem utiliza algum computador da Apple, já que o macOS permite que uma imagem do OS seja baixada, caso algo de errado aconteça com a máquina. A solução está em uma espécie de divisão de segurança que entra automaticamente quando o macOS não é inicializado corretamente.

Um usuário do Twitter descobriu que este modo de recuperação não elimina a possibilidade de reinstalar o Windows a partir do sistema já presente na memória interna, ou então de uma mídia externa que tem o Windows 10 - como um pendrive ou DVD.

Ainda não há informações sobre um aspecto muito importante para computadores que não rodam macOS: drivers. O Windows 10 já é capaz de, sozinho, identificar quais são os drivers necessários para cada fabricante de hardware e isso funciona em muitos casos, mas como o mundo do PC é numeroso, seria interessante que a cópia baixada da nuvem já seja acompanhada dos drivers necessários.

Mesmo que presente nesta versão do Windows, a Microsoft avisa que “o recurso não está disponível e funcionando ainda” e que “avisaremos vocês assim que tudo estiver funcionando, para que vocês possam experimentá-lo”.

Além do download da imagem do instalador, esta build do Windows 10 carrega algumas novidades menos interessantes, como capturas agrupadas em uma mesma janela da ferramenta Captura e Esboço e a possibilidade de aplicar zoom depois da captura de tela.

Com informações: Microsoft.

Mais sobre:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Theo Queiroz

Não entendo. Todo mundo sempre elogiou isso no MacOS e as piadinhas do tipo: "tem isso no Mac e não tem no Windows" apareciam vez ou outra. Aí agora sai a notícia que o Windows vai ter a função e fica um monte de gente com mimimi, "ai, grande coisa", "isso não muda em nada", "no Mac já tem faz anos". Francamente...

Theo Queiroz
este modo de recuperação não elimina a possibilidade de reinstalar o Windows a partir do sistema já presente na memória interna, ou então de uma mídia externa que tem o Windows 10 – como um pendrive ou DVD

É só continuar usando o seu pendrive guardado, ué

Doug

É o tipo de restauração que tem no macOS. Recurso importante e será mais que bem-vindo no windows.

Keaton

Vou me mudar pro Ceará... pq a de Curitiba/PR é uma merda e mais cara.

Keaton

Curitiba, 50mbps da Vivo... baixando a 300kBps em média....

Fernando Junior

Caramba, até que enfim alguém entendeu. 😂

Cássio Alves

RACIOCINE QUE VOCÊ SABERÁ AS VANTAGENS.

Cássio Alves

FALE POR SI.

Cássio Alves

WINDOWS 10 É VIDA!

Fabio Alvez

Isso é uma ótima notícia, vai facilitar e muito as reinstalações em caso de pane/troca de disco! O povo que resmunga aí fala demais e aposto que nunca fizeram uma reinstalação como se deve de um Windows na vida!

RickRatinho

Não sei aonde você mora, mas isto não é realidade na maioria das cidades mais populosas, hoje é comum planos de 100 megas pra cima, eu tenho 240 megas por R$ 120,00.

Manoel Guedes

No Interior do Ceará tenho internet de 200 megas por R$ 99,00 via fibra... Acho viável...

Keaton

Agora ao invés de você fazer o pendrive do windows antes e guardar... você perde algumas horas baixando, algumas horas instalando e mais várias horas reconfigurando? legal. :D

Falando sério, é legal pacas para paises onde a internet é de boa qualidade.... o que não é o caso do "pais" tupiniquim....

Caleb Enyawbruce

Quanto mais opção melhor, ué. Mesmo q não sirva pra vc. Só não usar

Abraão Caldas

Tem gente com celular com 128GB de espaço reclamando de app com 100MB de tamanho.

Jacques

Tendo algum driver de rede acredito que ele faça o resto pra deixar funcional.

Claro que alguns devem ser instalados manualmente pra melhor desempenho

Trovalds

Acredito que os drivers vão ser instalados da forma que hoje: baixados da internet posteriormente à instalação do Windows propriamente dita.

Trovalds

Bom, nada de novo aí. Algumas distros Linux já se beneficiam de algo parecido com as instalações via rede (ou internet), que só trazem o conjunto básico de pacotes de instalação e o resto é baixado da internet.

OU mesmo o boot via interface de rede. Na primeira vez que a máquina é ligada ela baixa uma imagem de algum servidor e faz a instalação automaticamente.

MAS basicamente o que deu pra entender aqui: essa forma de instalação vai ser nada mais que a partição de recuperação na nuvem. Vai eliminar a partição local e liberar algum espaço. Só que hoje em dia com o preço do armazenamento em queda (SSD principalmente), não vejo exatamente lógica nessa mudança no W10.

Franco Luiz

É a mesma coisa mano é so vc instala e dps mandar apagar tudo

Capitão Caverna

Dá no mesmo
Se o sistema estiver corrompido o refresh resolve

Guilherme Oliveira

Não refresh, sim reinstalar, caso o sistema esteja corrompido, por exemplo

Franco Luiz

exatamente

Filipe Espósito

Pelo que eu entendi, isso é a mesma coisa que já existe no Mac e acontecerá antes da inicialização do sistema. Vamos supor que você quer formatar o computador mas não tem um pendrive disponível ou que este é seu único computador em casa e o sistema está corrompido. É só abrir o modo de recuperação e ele vai baixar o instalador ali na hora pra você formatar, sem precisar ligar o sistema ou gravar isso em outra unidade.

Capitão Caverna

É que a matéria tá incompleta

Capitão Caverna

Para dar um refresh no windows não preciso de midia

Guilherme Oliveira

Sim, mas creio que não precise depender de um pendrive e/ou disco pra isso

Guilherme Oliveira

É uma boa pra quem não tem um pendrive bootavel ou um disco pra reinstalar ou recuperar o sistema.
Entra no modo de recuperação que será feito pra isso, baixa a imagem e instala direto sem precisar de uma mídia externa pra isso

igorruckert

E muda alguma coisa? Você já não baixa o instalador/ISO do Windows pela web? Ou entendi algo errado?

Franco Luiz

Mas isso ja da pra fazer a diferença é que vc precisa ir no site baixar o arquivo