Início » Aplicativos e Software » Onde ficam as músicas baixadas no Spotify? [PC e celular]

Onde ficam as músicas baixadas no Spotify? [PC e celular]

O Spotify usa a memória interna disponível no seu dispositivo ou em cartões SD para guardar o cache ou músicas inteiras

Melissa Cruz Cossetti Por
TB Responde

Se você gosta de ouvir música offline — seja para não consumir seu plano de dados ou para baixar as músicas que você mais gosta — sabe que os arquivos não ficam armazenados como os .mp3 que se baixava antigamente. O Spotify usa a memória interna no dispositivo ou os cartões SD para guardar cache ou músicas inteiras.

Spotify Lite

Tipos de arquivos que o Spotify armazena:

  • Versões temporárias ou fragmentos das músicas que você escuta (em cache). Assim, quando você aperta o Play, a música começa a tocar imediatamente, com poucas interrupções e sem espera para carregar a música por completo no app.
  • Músicas completas que você baixou para ouvir offline (somente usuário Premium).

De acordo com o Spotify, para garantir o melhor desempenho, é recomendado que o dispositivo (seu celular) tenha pelo menos 1 GB de espaço livre na memória interna.

É possível baixar 10.000 músicas por dispositivo e em até cinco dispositivos diferentes. Para manter músicas e podcasts baixados, porém, você deve ficar online pelo menos uma vez a cada 30 dias e manter em dia os pagamentos da sua assinatura Premium. 

Onde ficam as músicas baixadas no Spotify

Para liberar espaço ou corrigir erros comuns, você pode limpar o cache ou alterar o local de armazenamento dos seus downloads. Ou seja, vamos entender onde ficam.

Os itens baixados apresentam o símbolo de Download (uma seta para baixo) e podem ser encontrados na "Sua Biblioteca". Outra coisa que você precisa saber é que não é possível exportar conteúdo do Spotify para fora do aplicativo. As músicas ficam lá.

Mas...

Se você tentar limpar o cache, verá a opção "Armazenamento de Músicas Offline". O formato do conteúdo, porém, não vai permitir que retire de lá e ouça em outro player.

Spotify Desktop

  1. Clique na seta para baixo 🔽, no canto superior direito do aplicativo;
  2. Selecione "Preferências";
  3. Role para baixo e clique em "Mostrar Configurações Avançadas";
  4. Role até "Armazenamento de músicas offline"(é lá que o cache é armazenado).

No macOS, ficou assim:

/users/username/library/application support/spotify/persistentcache/storage.

Spotify Android

  1. Toque em Início (🏠);
  2. Toque em Configurar (⚙️);
  3. Toque em Outro e depois em Armazenamento;
  4. Selecione o local em que você quer salvar suas músicas baixadas e toque em OK.

Ao clicar em "Alterar Local", poderá armazenar o cache em outro lugar no computador ou no celular (cache do aplicativo na memória interna ou no SD card). Acesse essa pasta no seu computador e, se precisar, selecione e exclua os arquivos para ganhar espaço.

No Android, fica no cache do aplicativo. Ao limpar, será feito o logout do seu usuário e seus dados de login serão excluídos. Será preciso sincronizar novamente suas músicas offline e configurar o aplicativo como preferir depois de fazer login de novo.

Se o seu Android tiver um cartão SD externo, por exemplo, suas músicas baixadas do Spotify podem ser salvas no cartão, em vez de usar a memória interna do dispositivo.

Se você queria saber onde ficam as músicas baixadas no Spotify para ouvir em outro player, sem chance.

*Com informações: Spotify

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

[Spetto]
Um detalhe: se você usa a versão do Spotify para Windows 10 da Microsoft Store, você não pode alterar o local de armazenamento para outro disco que não o principal. Provavelmente devido a alguma limitação da loja ou algum bug, pois a versão que você baixa direto do site é possível alterar o local do cache.Fica a dica para quem tem um SSD pequeno como disco principal.