A primeira etapa do gov.br já está em funcionamento. Em atendimento ao Decreto 9.756/2019, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro em abril, o projeto visa reunir em um único portal todos os sites do governo que disponibilizam serviços e informações ao cidadão.
- MPF investiga falhas de segurança de operadoras em invasões de celulares
- Novo RG traz QR Code e dados de até 12 documentos
De acordo com o decreto, todos os cerca de 1.600 sites do governo federal deverão migrar para o endereço www.gov.br. Os três primeiros que passaram pelo processo foram os sites do Governo do Brasil, Palácio do Planalto e Serviços.
Cada órgão federal continuará tendo páginas institucionais, mas elas funcionarão como “subsites” dentro do portal único. A partir de agora, a repartições estão proibidas de registrar domínios com terminação “.gov.br”.
Esta primeira etapa é considerada beta, portanto, visa identificar erros e aspectos que podem ser melhorados. Apesar disso, o portal já conta com mais de 3 mil serviços. Entre eles estão serviços relacionados ao INSS, trânsito (como CNH e multas) e programas sociais.
O prazo para que todos os serviços passem a fazer parte do gov.br vai até 31 de dezembro de 2020.
A mudança também prevê a centralização dos aplicativos do governo. A ideia é que eles sejam disponibilizados por uma única conta na App Store e na Google Play Store. Nesta última, 32 apps já estão disponíveis, como o Sinesp Cidadão e o Enem.
Nos cálculos do governo, a unificação dos serviços deverá custar R$ 43 milhões, mas gerar R$ 100 milhões de economia por ano.
Com informações: Agência Brasil.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Nossa, vc estava feliz antes dessa data? Masoquista kkkkk´
Pra mim é um piada, posso achar isso, taokei!?
Trabalhar para economizar 360 milhões do nosso dinheiro é uma piada pra você? Porque pra mim não é!!!
Claro que não. Isso somente aconteceria se TODOS os sites estivessem hospedados no mesmo servidor. Mas por questões de logística, armazenamento entre outras, isso é impossível, provavelmente vão colocar cada site do gov em um servidor próprio. Aí sim, se esse servidor não for balanceado corretamente, algo que já acontece hoje, ele poderá levar somente aquela aplicação a ficar off.
Obviamente não será apenas um IP para todos os sites. Os IPs principais recebem somente a requisição inicial e depois direciona para o IP localizado no servidor onde está o site. Isso pode ser feito adicionando uma entrada A na tabela de DNS principal ou até mesmo usando subdomínios. A carga para processar servidores DNS dessa forma é mínima e ainda podem usar um cluster DNS para garantir a disponibilidade. Mas claro, se tratando de governo, eu não ponho minha mão no fogo.
pqp
Em algum momento eu falei que o governo está gastando com redes sociais? Olha minha frase: "Isso não quer dizer que o governo não está gastando com propaganda na TV e muito menos quer dizer que ele não está gastando para fazer suas transmissões por rede sociais. Não é porque está usando redes sociais que não há um custo." - agora me diga aonde eu digo que o governo está gastando dinheiro?
Pesquisando, encontrei isso: https://duckduckgo.com/?q=g...
Ou seja, não se pode pensar que porque eu gosto ou admiro uma pessoa, não possa enxergar que posso está sendo "enganado".
Sobre a obrigação da contribuição sindical, repito: se o trabalhador quiser contribuir com o sindicato, ele pode fazer isso descontando em folha, não é o governo que vai dizer que tem que tirar, sacou? Procurei a MP citada por você e achei isso: http://www.planalto.gov.br/... - pelo o visto, não passou! Ah! Culpa dos deputados, ok!
Se você acha que estou sendo hater por tentar entender de onde você tirou tantas informações, então tá bom! Segue o barco com o meu "ódio" no coração pelo os defensores e cidadãos do bem desse país. Abracetas!
O governo não está fazendo propaganda política na TV, logo não está gastando dinheiro com isso. Bolsonaro vai jaja gastar por algo que não vai usar, e claro o governo está gastando dinheiro público pra usar Twitter e Instagram. Agora eu que pergunto: de onde tirou essas informações?
Você demonstra seu haterismo no momento em que afirma que o governo não fez nada. O governo está trabalhando pra passar a Reforma da Previdência pra logo em seguida passar a Reforma Tributária. Isso é fazer alguma coisa. Dizer que isso não é nada é mais que leviano. É simplesmente haters gonna hate.
E pra completar, o governo Temer fez a contribuição deixar de ser obrigatória, mas se o trabalhador quiser contribuir é descontado direto em folha ainda. É contra isso que o governo lutou contra. Você dizer que não é obra do governo atual só demonstra seu desconhecimento no assunto. Coloca no Google: MP 873 e aí vc vai conhecer um pouquinho mais disso aí. Obrigado...
Se fosse só essa lei tava era bom. Tinha o patrocínio de estatais e várias outras isenções.
Sendo funcional que importa algo que até o presente passa longe.
Se você estiver falando da lei Rouanet, sugiro ler sobre como ela funciona. Seu dinheiro nunca foi pra nenhuma produção.
Isso não quer dizer que o governo não está gastando com propaganda na TV e muito menos quer dizer que ele não está gastando para fazer suas transmissões por rede sociais. Não é porque está usando redes sociais que não há um custo.
"Reforma Tributária. Não achas isso algo bom?" - se isso acontecer um dia e de como será feita, acredito que será bom para o Brasil. Mas isso ainda não aconteceu, logo o governo não fez nada!
"A contribuição sindical ainda é feita por desconto direto em folha, graças ao Congresso omisso." - de onde você tirou essa informação? Porque, pelo o que eu sei, continua não sendo obrigatório e muito menos sendo descontado no folha do trabalhador se ele não conceder. E repito, o governo atual não responsável por nada disso.
Olha, concordo que não é uma escolha binária e que há uma polarização muito forte, mas o problema é que a grande maioria dos comentaristas aqui no TB que criticam o governo atual, no comentário seguinte estão defendendo o molusco e alegando perseguição política. Como não associar os dois comportamentos?
A minha crítica vem do tom de deboche e escárnio em um comentário, quando a pessoa não quer reconhecer as boas medidas tomadas por esse governo. Quando o comentário tem um tom mais neutro e a crítica é justa, nunca que eu vou dizer que esse comentarista é militante anencéfalo do PT.
Até bom que haja uma neutralidade, mas dá pra ser neutro e ainda assim reconhecer o que o presidente atual fez em 7 meses de mandato, sem deixar de criticar os erros e as abobrinhas que o presidente fala nas redes sociais, que não são poucas.
E não falei que ele defendia o Lula por dizer que também tinha fanático do Bolsonaro. Mas não deixa de der verdade que o lado que defende um político corrupto e condenado como o Lula é muito, mas muito mais gado que o apoia o Bolsonaro. Se fanatismo político fosse uma balança, ela estaria pendendo 99% para a esquerda.
Fonte: feisibuque!
O cara não concordar com a afirmação anterior, não achar que este é o melhor governo da história, não achar que fez mais em 7 meses do que os 14 anos anteriores implica em acreditar na inocência do político barbudo preso?
Pessoal tá ruim de lógica....o grande problema atual é, realmente, a polarização. Se você não concorda com o Bolsonaro, com atitudes do atual governo, você é petista, comunista, esquerdista, ista, gado, etc.
Se você concorda, você é facista, extrema-direita, gado, etc.
Não dá para, simplesmente, a gente ter opinião própria, crítica? Tudo agora é baseado em guerra ideológica. Não existe mais ciência, matemática, fatos. Até parto. Se você é favor da escolha da mulher em fazer cesárea, você é direita. Se não, você é esquerda.
E o problema não é que essa polarização é só aqui. É um fenômeno mundial, diretamente derivado das famosas redes sociais e seus algoritmos, que são baseados em quantidade de visualizações/curtidas/dislikes. Quanto maior esse indicador, que apresenta maior probabilidade de ser oriundo de mensagens polêmicas/lacradoras/politicamente INcorretas, mais os algoritmos te mostram elas.
Só espero que, em algum momento futuro - breve - essa radicalização diminua, as pessoas voltem a raciocinar e possam dialogar - e divergir - de forma construtiva.
Principalmente para o lado que acredita na inocência de político preso e condenado por corrupção e enxerga perseguição política que não existe :)
Tinha que matar mesmo, acabar com essa farra de diretor e ator global esquerdista fazer filmes bost@ com dinheiro público.
Você vê o Bolsonaro fazendo propaganda política na TV, como Temer , Dilma, Lula , etc faziam? Poise, isso tinha gasto e agora não tem mais. Ele utiliza as redes sociais para tal fim (e tem gente que acha ruim).
Reforma Tributária. Não achas isso algo bom?
A contribuição sindical ainda é feita por desconto direto em folha, graças ao Congresso omisso.
O modo escuro com fundo preto e coisas amarelas até que ficou, digamos, diferente.
Pera ai! Criar um site que une todos os serviços do governo é dizer que o presidente tá trabalhando mais? Só rindo!!
De onde você tirou essas infos:
- fim dos gastos públicos com propaganda na TV (Record e SBT estão ganhando bastante)
- tributária (??)
- fim do imposto sindical obrigatório (agradeça ao Temer por isso)
Em 2019 e ainda estamos vendo o pessoal usando o Modernizr.
Com base para saber que precisam melhorar: https://developers.google.c...
Vc tocou num ponto importante. Sempre há sobrecarga de alguns serviços sazonais como o IRPF por exemplo. Só que agora ele vai jogar todos os outros serviços no chão ao mesmo tempo.
Provavelmente colocaram os próprios servidores pra fazer o site, igual aquele logo lá "Brazil visit and love us"
Porém a quantidade de acessos é potencialmente menor. Só comparar o tamanho populacional dos dois países.
Acertou pela metade. O problema não é tudo parecer que está por diretórios, mas sim o problema é de resolução de nomes (DNS) vs roteamento de serviços.
Pessoal tá apoiando em esquema de roteamento por serviço ao invés de confiar no DNS. Funciona? Funciona, mas se esse serviço de roteamento cair, vai tudo junto. E vai se concentrar TODOS os acessos de TODOS os sites governamentais em apenas 1 único IP (lembrem, DNS relaciona nome a ip), claro que vai dar bosta em momentos de alta demanda, nível site do IRPF derrubando portal de universidade, por exemplo.
Vão apanhar umas 10x mais para equilibrar a carga usando roteamento. Era mais fácil deixar por DNS mesmo que funciona a décadas.
Todos tem atualmente. O problema é o certificado nacional não estar incluso nos certificados reconhecidos pelos navegadores. Mas com o reconhecimento ou não do certificado, o TLS está lá.
Explique o por que então, sr defensor
A palavra gado" pode ser usada para ambos os lados. ;)
Mesmo sendo um país de terceiro mundo, acredito que em termos de governança digital, o Brasil esteja bem posicionado no ranking global.
Temos título de eleitor, carteira de motorista e vários documentos já digitais, por exemplo.
Poderia nos esclarecer sobre qual é este nível?
Um comentário com precisão cirúrgica eu diria
Se não é de forma literal, é pior. Quer passar a impressão de que pouca coisa útil o governo está fazendo. Tudo bem não gostar da pessoa do Bolsonaro, ou de muitas de suas medidas e declarações (que até eu mesmo não gosto), mas ficar repetindo as mesmas mantras sem sentido o tempo todo, só demonstra um claro haterismo sem motivo aparente.
O cara que tá lutando pra reduzir o Estado, com o fim de muita mamata, imposto e o escambau (que o brasileiro tanto queria), e que só isso já um avanço gigantesco, e a galera reclamando? É de lascar um negócio desses...
Falou, falou, e falou besteira.
Um caminho numa URL não necessariamente significa um caminho para uma subpasta no sistema de arquivos. Um servidor web pode ser configurado para fazer um rewrite do /caminho/ para uma outra pasta ou servidor específico e agir como proxy reverso e a URL continuar a mesma.
/s
Mas UK é pais de gente, po...
É emocionante ver um presidente em menos de um ano trabalhar mais que 3 presidentes em 16 anos né?
Uma ótima ideia, pq juntou com o Ministério do Esporte e Desenvolvimento Social.
O controle de versionamento e o backup mandaram um abraço :D
amigão pode continuar usando, só apontei o fato de ser uma expressão chata que se tornou popular com as viúvas do windows phone que ficavam "microsoft tiro no pé isso e aquilo" enfim
tirando teu pessimismo de lado, creio que eles tão investindo na segurança e não fazendo uma mera recapagem nos sites dos serviços do governo, já ouviu falar de base dados integrada? pois é, isso é só o começo pra preparar pra algo maior tipo o DNI.
#Paz
Outro dia invadiram o portal do SUS tendo acesso a dados de milhões de usuários, como exemplo.
eu não falei de forma literal, mas enfim...
aliás, ele disse que iria reduzir os ministérios "sem base alguma", tanto é que aumentou depois pq disse que não podia pq eles implicaram, tanto é que ele tentou unir o do meio ambiente com o da agricultura, que são claramente opostos
estou chorando horrorizado desde 01/01/19
As os judiciais já são digitais
Matou o ministério da cultura...
Orgão público. Veja lá se mantém a qualidade por mais que 12 meses consecutivos.
O site possui erros grotescos de usabilidade e programação. Entendo que é uma versão beta, mas tudo parece muito amador.
Juizado Especial Cível que só tem defensor público duas vezes na semana e somente no horário da manhã que o diga.
Será que agora os sites do governo terão segurança? Dá pra contar nos dedos os domínios com .gov com certificados válidos.
Que esse governo em 7 meses já fez muito mais que o outro em 14 anos não se discute, mas dizer que esses políticos pensam no interesse coletivo antes do próprio também é forçar a barra.
Deus queira que daqui a algum tempo a privatização das estatais possa ser listada como exemplo 🙏
Muitos quando tem SSL, está expirado, o cara paga só o primeiro ano do certificado e esquece.
Se fizer isso, vai ter gente processando igual se faz reclamação no ReclameAqui.
Ninguém é obrigado a usar somente as expressões que você gosta.
Referente a segurança, todo mundo sabe o nível do conhecimento em segurança online do governo.
infelizmente vários portais sem nem encriptação direita, mas espero que mude
Falta digitalizar a entrada de processos judiciais. É ridículo você ainda ter que se descolar da sua casa até um tribunal para mover uma ação judicial.
Sei que é versão beta, mas, a versão em alto-contraste está quase impraticável. haha
tá aí uma expressão detestável que circula nesse site "tiro no pé" affs
sobre a notícia, parabéns, quanto mais unificar os serviços num lugar só melhor.
tenho certeza que a segurança não será amadora.
Perai, não é assim tbm não, fi...
Depois da redução de ministérios, fim dos gastos públicos com propaganda na TV, reforma da previdência, tributária, fim do imposto sindical obrigatório, etc...
Povo gosta de ser hater de graça mesmo.
gov.uk funciona bem. Se inspiraram nele, acredito.
Hoje em dia é possível ter backups externos, se houver algum problema, basta puxar os arquivos danificados e restauras com apenas um clique... :)
Mas... geralmente há backup constante, não? Se algo der errado, basta recuperar as informações de backup, afinal, presumo eu que esse pessoal de T.I responsável por essa infraestrutura não são meninos.
Colocar tudo em pastas ao invés de subdomínios para algo desse tamanho pode ser um belo tiro no pé. Um simples erro pode apagar tudo, ao contrário de apenas um site como era antes.
Só pode ser sarcasmo
Chora mais.
primeira coisa útil que faz
Melhor governo da história! Parabéns ao presidente que pela primeira vez na história pensa no bem do cidadão primeiro, no que interesses próprios.