Início » Telecomunicações » Leilão do 5G deve atrasar devido a interferência de sinal, diz Anatel

Leilão do 5G deve atrasar devido a interferência de sinal, diz Anatel

Anatel diz que 5G na frequência de 3,5 GHz causa interferência no sinal da TV aberta em antenas parabólicas de zonas rurais

Felipe Ventura Por

A Anatel previa que o primeiro leilão do 5G no Brasil seria realizado em março de 2020, mas acredita que não poderá mais cumprir esse prazo: a frequência de 3,5 GHz que seria usada nas redes de quinta geração causa interferência no sinal da TV aberta transmitida por antenas parabólicas, muito comuns em zonas rurais. A agência ainda avalia como resolverá isso com as operadoras, emissoras e fabricantes de equipamentos.

TIM 5G / Huawei Mate X (Foto: Paulo Higa)

O presidente da Anatel, Leonardo Euler de Morais, reconhece ao Valor que a interferência do 5G nas parabólicas trouxe “grande incerteza” sobre o prazo de março de 2020. “Não sabemos em quanto tempo será encerrada essa discussão”, ele diz. O conselheiro Vicente Aquino acredita que levará pelo menos um mês para incluir esse assunto na pauta de discussões da agência.

Inicialmente, Morais estava otimista de que o 5G não iria interferir muito no sinal das parabólicas, dizendo ao TeleSíntese que os efeitos seriam pontuais e poderiam ser resolvidos com a instalação de filtros ou outras alternativas técnicas.

Ele lembrou também que o 5G começará a ser oferecido em grandes centros urbanos, que dependem menos de antenas parabólicas — são, na maioria, cidades que já migraram para a TV aberta digital.

Agora, o presidente da Anatel diz ao Valor que qualquer atraso do leilão seria “muito ruim” para o setor, mas que “não podemos impor um custo elevado para o setor ao tentar mitigar as interferências, porque isso certamente vai reduzir o potencial de receita do leilão”. Ou seja, se as operadoras tiverem muito trabalho para evitar interferências na TV via parabólica, elas estarão dispostas a pagar menos pelas frequências do 5G.

Leonardo Euler de Morais

Leonardo Euler de Morais, presidente da Anatel

5G pode afetar emissoras de TV e fabricantes de antenas

Em reunião com a Anatel, uma representante da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) explicou que as emissoras de TV aberta podem realizar ajustes técnicos para evitar interferência em suas próprias antenas de transmissão. No entanto, não há alternativas para fazer o mesmo nas parabólicas domésticas.

Por sua vez, as fabricantes de parabólicas temem que as antenas fiquem mais caras ao serem obrigadas a adotar filtros para evitar interferência do 5G. As empresas alegam que isso dificultaria o acesso à TV aberta por consumidores de baixa renda.

De acordo com o IBGE, existiam cerca de 22,8 milhões de domicílios com antenas parabólicas no Brasil em 2017. A proporção de residências com TV via parabólica era de 26,9% em áreas urbanas e 70,5% na zona rural.

A Anatel planeja leiloar três frequências para o 5G: 3,5 GHz, com 200 MHz de capacidade; 2,3 GHz, com 100 MHz de capacidade; e as sobras da faixa de 700 MHz, com 10 MHz de capacidade. Essas faixas abaixo de 6 GHz (sub-6 GHz) permitem velocidades maiores que o 4G e garantem maior cobertura do que as ondas milimétricas (mmWave), por isso são pensadas para zonas rurais e outras áreas menos populosas.

Com informações: Valor, TeleSíntese.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

JÚNIOR FERNANDO MUSSKOPF

Esse sim está na bolha, quero ver a hora em que o 5g fritar todos os miolos dele, se não mudará o tom da canção. São por causa de pessoas como ele que nosso país não caminha pra frente, infelizmente.

JÚNIOR FERNANDO MUSSKOPF

Qual iptv cara, pirataria iptv vc quer dizer isso? Depois reclama dos governantes neh, e nós fazemos o que para melhorar o país, pegamos iptv pirata isso? 5g ondas eletromagnética altamente danosas para o cérebro humano, tenho pena de quem mora nos grandes centros, irão viver dentro de um microondas, não quero nem ver. Aqui no Brasil telefonia móvel mal serve para se fazer uma ligação, aí vir com 4g 5g, fala sério, coisa de idiotas.

The ßaluart

Nem o 4G funciona como prometeram no pais. Agora para implementar o 5G os outros tem que modificar uma tecnologia já presente em nosso mercado a anos de uso. Ai 22,8 milhões de Brasileiros será obrigados a trocar seus equipamentos por uma tecnologia que trará qual beneficio?
O ponte em questão. Os smartphones 5G todos nos iremos compra para usar o tal do 5G?

Não vejo essa realidade no Brasil, cada etapa até isso funciona já estará custando um fígado de cada Brasileiro.

zephyr1an

magoei

Silvio Ney

A dita a dura pra vc hehehehehehehehehehe

Silvio Ney

falou bozo já nem termino de ler o comentário

zephyr1an

não peraí vejo os tanques de guerra e o exército chegando lá na frente o Brasil tá virando ditadura

calma que a gente chega lá

https://www.cartacapital.co...

ps. podia ter colocado um link da globo, mas aí não ia ter graça :)

Frederico Martins

Esqueceram do mais importante: 5G vai matar os passarinhos. 😂😂😂😂

Frederico Martins

Muito mesmo viu. Dá até pena.

zephyr1an

o secretário (ministro) do comércio do Trump já esteve por aqui fazendo campanha contra a Huawei

escolha qual vai ser ação do bozo neste caso: (1) submeter-se às pressões do Trump, (2) resistir às pressões do Trump

P. Herrera

Na vdd é a vontade de muitos de uma ''seita'' atual aí, né? Essa de cancelar tudo com os países ''comunistas''. Esse povo é uma piada; BR que invente de estremecer as relações com a China para ver o que acontece em seguida. Com dizem, são gado msm...

Hemerson Silva

Falou muito e falou merda. Desconhece o Brasil fora dos centros metropolitanos.

Gustavo Calanzani

Tu tem que sair da sua bolha, cara. Estamos falando de milhões de pessoas que seriam prejudicadas instantaneamente. Nem todo mundo vive em grandes centros não.

Lairton Gomes

O padrão desenvolvido para o Brasil foi também adotado por quase todos os outros países da América Latina. Também acho que foi um gasto de tempo e dinheiro desenvolver um padrão próprio. Por exemplo: criar o Ginga que ninguém usa

johndoe1981

Nem mesmo com conversor digital sendo gratuito pra beneficiário do bolsa-esmola.

Exibir mais comentários