Início » Telecomunicações » Leilão do 5G deve atrasar devido a interferência de sinal, diz Anatel

Leilão do 5G deve atrasar devido a interferência de sinal, diz Anatel

Anatel diz que 5G na frequência de 3,5 GHz causa interferência no sinal da TV aberta em antenas parabólicas de zonas rurais

Felipe Ventura Por

A Anatel previa que o primeiro leilão do 5G no Brasil seria realizado em março de 2020, mas acredita que não poderá mais cumprir esse prazo: a frequência de 3,5 GHz que seria usada nas redes de quinta geração causa interferência no sinal da TV aberta transmitida por antenas parabólicas, muito comuns em zonas rurais. A agência ainda avalia como resolverá isso com as operadoras, emissoras e fabricantes de equipamentos.

TIM 5G / Huawei Mate X (Foto: Paulo Higa)

O presidente da Anatel, Leonardo Euler de Morais, reconhece ao Valor que a interferência do 5G nas parabólicas trouxe "grande incerteza" sobre o prazo de março de 2020. "Não sabemos em quanto tempo será encerrada essa discussão", ele diz. O conselheiro Vicente Aquino acredita que levará pelo menos um mês para incluir esse assunto na pauta de discussões da agência.

Inicialmente, Morais estava otimista de que o 5G não iria interferir muito no sinal das parabólicas, dizendo ao TeleSíntese que os efeitos seriam pontuais e poderiam ser resolvidos com a instalação de filtros ou outras alternativas técnicas.

Ele lembrou também que o 5G começará a ser oferecido em grandes centros urbanos, que dependem menos de antenas parabólicas — são, na maioria, cidades que já migraram para a TV aberta digital.

Agora, o presidente da Anatel diz ao Valor que qualquer atraso do leilão seria "muito ruim" para o setor, mas que "não podemos impor um custo elevado para o setor ao tentar mitigar as interferências, porque isso certamente vai reduzir o potencial de receita do leilão". Ou seja, se as operadoras tiverem muito trabalho para evitar interferências na TV via parabólica, elas estarão dispostas a pagar menos pelas frequências do 5G.

Leonardo Euler de Morais

Leonardo Euler de Morais, presidente da Anatel

5G pode afetar emissoras de TV e fabricantes de antenas

Em reunião com a Anatel, uma representante da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) explicou que as emissoras de TV aberta podem realizar ajustes técnicos para evitar interferência em suas próprias antenas de transmissão. No entanto, não há alternativas para fazer o mesmo nas parabólicas domésticas.

Por sua vez, as fabricantes de parabólicas temem que as antenas fiquem mais caras ao serem obrigadas a adotar filtros para evitar interferência do 5G. As empresas alegam que isso dificultaria o acesso à TV aberta por consumidores de baixa renda.

De acordo com o IBGE, existiam cerca de 22,8 milhões de domicílios com antenas parabólicas no Brasil em 2017. A proporção de residências com TV via parabólica era de 26,9% em áreas urbanas e 70,5% na zona rural.

A Anatel planeja leiloar três frequências para o 5G: 3,5 GHz, com 200 MHz de capacidade; 2,3 GHz, com 100 MHz de capacidade; e as sobras da faixa de 700 MHz, com 10 MHz de capacidade. Essas faixas abaixo de 6 GHz (sub-6 GHz) permitem velocidades maiores que o 4G e garantem maior cobertura do que as ondas milimétricas (mmWave), por isso são pensadas para zonas rurais e outras áreas menos populosas.

Com informações: Valor, TeleSíntese.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

JÚNIOR FERNANDO MUSSKOPF
Esse sim está na bolha, quero ver a hora em que o 5g fritar todos os miolos dele, se não mudará o tom da canção. São por causa de pessoas como ele que nosso país não caminha pra frente, infelizmente.
JÚNIOR FERNANDO MUSSKOPF
Qual iptv cara, pirataria iptv vc quer dizer isso? Depois reclama dos governantes neh, e nós fazemos o que para melhorar o país, pegamos iptv pirata isso? 5g ondas eletromagnética altamente danosas para o cérebro humano, tenho pena de quem mora nos grandes centros, irão viver dentro de um microondas, não quero nem ver. Aqui no Brasil telefonia móvel mal serve para se fazer uma ligação, aí vir com 4g 5g, fala sério, coisa de idiotas.
The ßaluart
Nem o 4G funciona como prometeram no pais. Agora para implementar o 5G os outros tem que modificar uma tecnologia já presente em nosso mercado a anos de uso. Ai 22,8 milhões de Brasileiros será obrigados a trocar seus equipamentos por uma tecnologia que trará qual beneficio?O ponte em questão. Os smartphones 5G todos nos iremos compra para usar o tal do 5G?Não vejo essa realidade no Brasil, cada etapa até isso funciona já estará custando um fígado de cada Brasileiro.
zephyr1an
magoei
Silvio Ney
A dita a dura pra vc hehehehehehehehehehe
Silvio Ney
falou bozo já nem termino de ler o comentário
zephyr1an
não peraí vejo os tanques de guerra e o exército chegando lá na frente o Brasil tá virando ditaduracalma que a gente chega láhttps://www.cartacapital.co...ps. podia ter colocado um link da globo, mas aí não ia ter graça :)
Frederico Martins
Esqueceram do mais importante: 5G vai matar os passarinhos. 😂😂😂😂
Frederico Martins
Muito mesmo viu. Dá até pena.
zephyr1an
o secretário (ministro) do comércio do Trump já esteve por aqui fazendo campanha contra a Huaweiescolha qual vai ser ação do bozo neste caso: (1) submeter-se às pressões do Trump, (2) resistir às pressões do Trump
P. Herrera
Na vdd é a vontade de muitos de uma ''seita'' atual aí, né? Essa de cancelar tudo com os países ''comunistas''. Esse povo é uma piada; BR que invente de estremecer as relações com a China para ver o que acontece em seguida. Com dizem, são gado msm...
Hemerson Silva
Falou muito e falou merda. Desconhece o Brasil fora dos centros metropolitanos.
Gustavo Calanzani
Tu tem que sair da sua bolha, cara. Estamos falando de milhões de pessoas que seriam prejudicadas instantaneamente. Nem todo mundo vive em grandes centros não.
Lairton Gomes
O padrão desenvolvido para o Brasil foi também adotado por quase todos os outros países da América Latina. Também acho que foi um gasto de tempo e dinheiro desenvolver um padrão próprio. Por exemplo: criar o Ginga que ninguém usa
johndoe1981
Nem mesmo com conversor digital sendo gratuito pra beneficiário do bolsa-esmola.
Franco Luiz
Ditadura 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Trovalds
Estamos falando de zona rural, jovem! Por lá sinal de TV só chega via parabólica. Não é só desligar o sinal e pronto. Tem muita emissora pequena que tem público justamente nesses rincões que não tem a mínima condição de arcar com o custo de migrar a estrutura de analógico pra digital. E se fosse assim o sinal analógico das emissoras locais e regionais afiliadas das grandes que já tem sinal digital já estariam 100% digitalizados.
Trovalds
Na verdade a digitalização esbarrou na besteira (pra não falar outra coisa) de "inventarem" um padrão que só tem por aqui. Se o Brasil tivesse adotado o padrão Japonês "standard" (não lembro a nomenclatura) o custo pra digitalizar seria bem mais barato. Produzir conteúdo em alta definição não é caro e muito menos o custo do satélite pra enviar o sinal digital. O problema são os equipamentos de transmissão que são bem mais caros em comparação com o resto do mundo. E ainda tem que convencer o consumidor a trocar o equipamento, que também não é exatamente barato.
Claudio Nogueira Junior
Mas denovo isso? quando foi o 4g de 700mhz ia dar interferencia na tv digital, ia ter custo pra alterar as tvs digitais, e bla bla bla...agora o 5g vai dar interferncia nas parabolicas...Anatel...Anatel..ta dando muito na cara que quer travar o avanço do 5G..afff! Manoo a tv ja acabou.. o iptv esta ai, vai ser tudo streaming.. coloca 5g no Brasil todo e queima as antenas parabólicas.
Fabio Santos
Até aonde se viu, huawei está a todo vapor no Brasil, creio que nem isto a ditadura de Bolsonaro atacou.E mais toda classe de ativismo também continua libre e solto não peraí vejo os tanques de guerra e o exército chegando lá na frente o Brasil tá virando ditadura.Me poupe já vi uns post seus no perfil da Marcia se foi pra Europa e envenenou a mente cara.Pro amor de Deus democrata não.Se tá parecendo o parlamento português que aceita em canal de Portugal artista da globo e acha que o Brasil está todo escravizado pela família Bolsonaro.
Veritas
é lobby das empresas que ainda não querem implementar o 5G devido ao custo, e pediram pra Anatel segurarExato!
Veritas
Não dá bola... pessoal é bem burrinho e não sabe que as relações comerciais do Brasil com a China só cresceram nos últimos anos.
Veritas
Hein?O Brasil nunca deixou de vender algo para os chineses por causa dos EUA.Só pesquisar um pouquinho sobre a balança comercial Brasil x China que tu vais perceber que esta relação só tem aumentado nos últimos anos.
Epic Mac Fadden - ODZ -
Trabalho num programa sobre máquinas agrícolas que passa num canal de TV. Pessoal é resistente hein....Fora que por mais que haja uma necessidade absurda por conexão no campo (Agricultura 4.0 e outros nomes assim), é difícil haver disponibilidade de sinal digital por lá. O analógico ainda impera por essas bandas.
Epic Mac Fadden - ODZ -
A gente NÃO PODE deixar de fazer negócio com os chineses.Pra você ter idéia, o arroz e o açúcar que compramos nos é revendido dos chineses - num workaround que gera alguns impostos a mais. Há muito tempo é assim.E somos um país agrícola, nossa (e a dos EUA) soja ainda sustenta a China, pois eles têm uma péssima tecnologia de cultivo e isso não dá lucro pra eles. Sem falar na péssima qualidade das lavouras de arroz, devido à poluição da água - já que indústrias existem em todo canto por lá.E de quem a gente provavelmente irá adquirir o 5G mesmo?
P. Herrera
O Brasil rural...É até "compreensível". 🤷‍♂️
Silvio Ney
Mas a pergunta que não quer calar: o Trump vai deixar quais empresas vender o 5G pro Brasil?
Wagner Melo
que papinho, já poderia em várias cidades onde não existe sinal analógico faz anos, isso tá mais com cara de desculpa, pra não dizer que é lobby das empresas que ainda não querem implementar o 5G devido ao custo, e pediram pra Anatel segurar
Trovalds
O sinal analógico pelo jeito não vai ser desligado nunca aqui no BR.
Franco Luiz
https://uploads.disquscdn.c...