Início » Aplicativos e Software » WhatsApp e Instagram alteram nome para esclarecer que são do Facebook

WhatsApp e Instagram alteram nome para esclarecer que são do Facebook

Nova marca "Instagram do Facebook" aparece na interface do app, Google Play e App Store; "WhatsApp do Facebook" virá em breve

Por
05/08/2019 às 10h26

O Facebook quer deixar mais claro que é dono do Instagram e WhatsApp: os dois aplicativos estão ganhando o termo “do Facebook” em seus nomes na interface, no Google Play e na App Store. Com isso, a empresa estaria demonstrando que os dois apps não são mais independentes, além de se proteger contra futuras tentativas de ser dividida.

WhatsApp e Instagram / como colocar link whatsapp no instagram

As novas marcas “Instagram do Facebook” e “WhatsApp do Facebook” foram mencionadas pela primeira vez pelo site The Information. Fontes dizem que funcionários dos dois aplicativos foram recentemente notificados internamente sobre esses novos termos.

Você já encontra o “Instagram do Facebook” nas lojas de aplicativos Google Play e App Store, porém de forma bem discreta: o termo aparece somente na descrição, não no nome do app em si.

Instagram do Facebook

Além disso, ao fazer login no Instagram, você verá a marca “Instagram do Facebook” na parte inferior da tela, em cinza claro, sem chamar a atenção. Também é possível encontrá-la dentro da tela de configurações após o login:

Instagram do Facebook

O Facebook confirmou que o WhatsApp também receberá a mudança de nome, dizendo: “queremos ser mais claros sobre os produtos e serviços que fazem parte do Facebook”. No entanto, fontes dizem ao The Information que “a mudança para adicionar o nome do Facebook aos aplicativos foi recebida internamente com surpresa e confusão”.

Facebook tenta evitar separação do Instagram e WhatsApp

Essa pequena mudança no nome reflete como WhatsApp e Instagram já não têm a mesma autonomia de antes: seus cofundadores saíram da empresa nos últimos anos. Os aplicativos são comandados por executivos próximos ao CEO Mark Zuckerberg.

O Facebook pretende integrar o Messenger, WhatsApp e Instagram Direct em uma só plataforma. Isso pode ser uma estratégia contra iniciativas de dividir a empresa em várias partes. Vale lembrar que a FTC (Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos) está investigando se a aquisição do Instagram e WhatsApp violou leis antitruste.

Como nota o TechCrunch, colocar a marca “do Facebook” serviria como um argumento do departamento jurídico para mostrar como separar o Instagram e o WhatsApp seria prejudicial aos usuários, já que os aplicativos estão integrados a uma mesma plataforma. O próprio cofundador Chris Hughes defende que a rede social deveria ser dividida.

Isso também poderia ser um sinal de vaidade: segundo o The Information, Zuckerberg está desapontado com o fato de o Facebook não receber mais crédito pelo crescimento do Instagram e do WhatsApp.

Com informações: The Information, TechCrunch.

Mais sobre: , ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.