Início » Antivírus e Segurança » Contas do iTunes hackeadas dão prejuízo e levam dezenas de apps subitamente para os mais vendidos na App Store

Contas do iTunes hackeadas dão prejuízo e levam dezenas de apps subitamente para os mais vendidos na App Store

Avatar Por

Mais de 40 aplicativos do desenvolvedor vietnamita Thuat Nguyen subitamente tomaram conta da lista dos 50 aplicativos mais vendidos na categoria de livros na iTunes App Store.

De forma estranha, a maioria desses aplicativos tinham poucas ou nenhuma avaliação ou resenha dos compradores (o que é muito incomum para qualquer app que tenha conseguido chegar aos top 50).

A suspeita que haja relação entre esses aplicativos e os relatos recentes de contas do iTunes que foram hackeadas. Diversos usuários relataram gastos na sua conta que não foram efetuados por eles. Segundo os relatos, gastos de até US$ 600 (ai meu bolso!).

Posteriormente, todos os aplicativos de Nguyen simplesmente desapareceram da App Store sem dar tchau. Não se sabe se a Apple os retirou ou se o próprio desenvolvedor o fez.

Segundo o The Next Web, há ainda diversas outras empresas que parecem estar fazendo o mesmo. Seus aplicativos surgem subitamente dominando uma categoria da App Store e resenhas de compradores reclamando de terem sido cobrados sem nunca ter comprado o aplicativo vêm logo na sequência.

Com tudo isso, acho bom ficar de olho no seu histórico de compras no iTunes. E, como sempre, manter uma senha longa e com tipos variados de caracteres possivelmente pode ajudar. [Engadget]

Atualização em 06/jul às 13h26 | A Apple confirmou a fraude e avisa que todos os aplicativos do desenvolvedor vietnamita foram retirados da loja. Mas quem teve sua conta abusada deverá contatar o banco para poder reverter a compra.