Tecnoblog

Posso bloquear chamadas no WhatsApp?

Descubra se é possível bloquear chamadas no WhatsApp, se é preciso usar um app de terceiros e quais as consequências disso

É possível bloquear chamadas no WhatsApp, mas ter o recurso à mão pode não ser uma boa ideia. O aplicativo oficial não oferece o bloqueio, enquanto aplicativos de terceiros que podem fazê-lo podem resultar no usuário tendo sua conta banida temporariamente do mensageiro. Veja a seguir se o risco vale a pena ou não.

Eu posso bloquear chamadas no WhatsApp?

Resposta curta: não.

Resposta longa: o WhatsApp é claro como cristal ao explicar que o app oficial não permite e nem deverá introduzir no futuro um recurso para recusar ou bloquear chamadas, sejam elas de áudio ou de vídeo. A única forma de não receber uma chamada de alguém é bloqueando o usuário em questão, o que não se aplica para chamadas feitas de outros contatos ou de quem tenha o número do seu celular.

No entanto, existem apps de terceiros que são capazes de bloquear totalmente as chamadas, como o GB WhatsApp, um dos apps alternativos mais populares, que vem atraindo muitos usuários por causa de funções extras, como novas cores e fontes, a possibilidade de enviar arquivos grandes ou de ocultar a foto do perfil no aplicativo.

No entanto, o GB WhatsApp e outros apps alternativos, como WhatsApp Plus, YoWhatsApp, OGWhatsApp, WhatsApp Transparent e WhatsDog, entre outros são todos irregulares; o único suportado pelo WhatsApp e o Facebook é o próprio app oficial.

O WhatsApp vem banindo temporariamente usuários desses apps por violação dos Termos de Serviço, avisando que eles devem voltar a usar o app oficial para manter suas contas; caso contrário, o banimento pode vir a se tornar permanente.

Como o GB WhatsApp foi removido da Play Store, se você ainda quiser fazer isso (mesmo sabendo do risco) terá que baixar o arquivo .apk e instalar manualmente.

Se você usa um Android até o 7.0 Nougat, habilite a instalação de fontes desconhecidas:

  1. Abra o app “Configurações” e entre nas configurações de Segurança (varia conforme o fabricante);
  2. Ative a opção “Fontes desconhecidas”.

Se roda Android 8.0 Oreo ou posterior, autorize o navegador para fazer a instalação:

  1. Abra o app “Configurações”, “Aplicativos”;
  2. Toque no seu navegador de preferência e depois, em “Instalar apps desconhecidos”;
  3. Ligue a chave “Permitir desta fonte”.

Além do risco de instalar APKs de fora da Google Play Store, fique ciente que pode ter sua conta do WhatsApp banida ao usar o GB WhatsApp. Prossiga por sua conta e risco.

Para instalar e usar o GB WhatsApp para bloquear chamadas, faça o seguinte:

  1. Abra o navegador em seu celular Android (no Android 8.0 e posteriores, o que você autorizou a instalar apps);
  2. Acesse apkpure.com e toque em "Baixar APK" para baixar o arquivo .apk do GB WhatsApp para o seu celular Android;
  3. Ao fim do download, toque na notificação do navegador e depois em “Abrir”;
  4. Se você está rodando o Android 8.0 Oreo ou posterior, navegador irá perguntar se deseja continuar. Confirme. Nas versões anteriores, o app será instalado direto;

  1. Abra o GB WhatsApp e entre com sua conta do WhatsApp;
  2. Toque em "Menu" (as três linhas paralelas), "GB Settings", "Other MODS";
  3. Toque em "Disable Voice Calls" e selecione entre "Block Calls with Showing Ringing to Opp Person" (o GB WhatsApp vai tocar para usuários selecionados), ou "Block Calls with Showing Ringing to Opp Person" (o app não tocará para ninguém).

E pronto.