Início » Aplicativos e Software » WhatsApp e Facebook são afetados por mudança de privacidade no iOS 13

WhatsApp e Facebook são afetados por mudança de privacidade no iOS 13

Aplicativos deverão se adaptar para funcionarem no iOS 13; Apple colocou mais limites na API usada para ligações VoIP

Felipe Ventura Por

O WhatsApp, Facebook Messenger e outros aplicativos deverão ser reprojetados para funcionarem no iOS 13: o novo sistema da Apple coloca mais limites sobre a API usada para ligações VoIP, que até então permitia a coleta de dados em segundo plano. A empresa vem destacando a privacidade como um diferencial de seus produtos, incluindo o iPhone.

O Facebook diz em comunicado ao The Information que "as mudanças na próxima versão do iOS não são insignificantes, mas estamos conversando com a Apple sobre como melhor abordá-las".

Além disso, o Facebook promete que não coleta dados através do recurso de chamadas VoIP: "que fique claro, estamos usando a API PushKit de VoIP para fornecer uma experiência de mensagens privada e global, não com a finalidade de coletar dados".

iOS 13 limita coleta de dados durante chamadas VoIP

O iOS oferece uma API para desenvolvedores chamada PushKit: ela acorda o iPhone quando recebe uma notificação, abre o aplicativo correspondente e permite que ele rode em segundo plano. Isso é útil para chamadas VoIP, pois consome menos bateria do que manter uma conexão sempre ativa com um servidor.

A Apple explica que "as notificações do PushKit nunca exibem alertas, nem adicionam um número ao ícone do seu aplicativo, nem reproduzem sons". Ou seja, o usuário não sabe quando o aplicativo com PushKit está rodando — e ele pode estar em segundo plano coletando dados.

No iOS 13, o PushKit só permite que um app rode em segundo plano para realizar chamadas VoIP e nada mais. Os desenvolvedores têm até abril de 2020 para adaptarem seus aplicativos na App Store.

Alguns apps como Snapchat e WeChat usam o PushKit para permanecerem ativos em segundo plano e receberem mensagens mais rápido; eles também terão que se adaptar.

Foto por Thomas Ulrich/Pixabay

Há alguns anos, a Apple descobriu que o Facebook estava usando a API para ligações VoIP em seu app principal, mesmo depois que o Messenger foi separado em outro aplicativo em 2014. A empresa interrompeu essa prática em 2015, dizendo que se tratava de um bug.

O Messenger, por realizar chamadas via internet, ainda usa o PushKit: "o que ele faz em segundo plano, seja aceitar ligações, ouvir o tempo todo ou atualizar o conteúdo do app principal, tudo fica pouco claro para a Apple", explica Phillip Shoemaker, ex-chefe da equipe que analisava aplicativos da App Store, ao The Information.

Com informações: The Information.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Zanac_Compile
Acho que tu não percebeu ainda... a GDPR na Europa e a LGPD aqui estão aí pra comprovar.Essa várzea de tudo de graça, lindo e maravilhoso, era muito legal a 15 anos atrás o Google era o bom samaritano, ao longo desses anos, esse modelo de negócio foi ficando mais claro, as coisas foram amadurecendo.Hoje é muito claro o impacto negativo disso. Não é o problema da conversa ou da foto que vai cair em público... essa tua preocupação não existe.O problema é teu perfil, teu comportamento, tuas atitudes, tuas decisões estarem compartilhadas com empresas, governos, com tudo. Tua apólice de seguro da casa, do carro, diretamente influenciada por isso, teu visto de entrada em um pais, uma decisão judicial contra ti, a compra de um imóvel, tudo onde o outro lado tem dados privilegiados teus, se tu é impulsivo, agressivo, transgressor, esquerda, direita, tímido, moderado com dinheiro.... Com poucas dezenas de curtidas, o Facebook te conhece mais que tua mãe, e essas informações utilizadas contra ti em contratos, visto de entrada, entrevistas de emprego... não é legal.... quem entrega a vida ao Google e Facebook está muito exposto a isso. A 15 anos atrás era legalzão, hoje é um problema sério, GDPR e LGPD que o digam.A matéria tem tudo a ver com isso, o iOS está mais linha dura, dificulta ainda mais apps do Google e Facebook a fazerem este tipo de intrusão.
Nioshi
me refiro aos Apps hehe
Baidu feat MC Brinquedo
Na Apple nem um "Hi Siri" é grátis!
uB.
E o q isto tem a ver com a coleta de dados para melhora de um produto?Mas já q tocou nesse assunto.... sim, no Google a gente é o produto. Mas na boa, nem ligo! No dia q eu virar um ministro eu passarei e ter outro tipo de precaução sobre meus dados. Afinal.... minhas fotos, contatos e conversas banais q troco com meus amigos são coisas irrelevantes para o mundo.10 anos usando Telegram e eu nunca precisei usar aquela opção "chat secreto".
Zanac_Compile
É inegável que no Google tu é a moeda de troca, essa analise de dados da Siri é pinto perto do que o Google e Facebook fazem com os dados dos usuários.Se tu quer privacidade, usa iCloud e ecossistema da Apple, é bem menos intrusivo que outros, além da segurança do sistema como um todo. O FBI não consegue ter acesso aos dados de um iPhone de um terrorista, parece clichê, mas é o cenário atual.
uB.
Jovem! É exatamente o contrário do que vc disse, pq....A Apple contratou uma empresa terceira pra trabalhar com a análise dos dados coletados pela Siri.ps.: n vejo isso como um problema, acho OK essas empresas coletarem 1% dos dados pra analisar e melhorar o produto. A falha foi não informar/pedir autorização do usuário e não deixar o usuário saber quais mensagens foram analisadas por humanos.
Buldego
" A empresa vem destacando a privacidade como um diferencial de seus produtos, incluindo o iPhone."Urrum.
Epic Mac Fadden - ODZ -
E aí vai acabar que o maior uso da rede não será por streaming, mas sim por coleta de dados..../distopia
Nioshi
"se o serviço que você utiliza é de graça, o produto é você"
Fabio Santos
Mesmo assim hipocrisia, afinal quem se preocupa a privacidade do usuário não teria porque coletar nem que seja pra ela própria, quando eu criei o siri Brasil, que posterior anos depois vendi a ideia pro Google em português nunca coletamos dados do usuário e naquela época a ideia era vender o mesmo pra Apple e ainda quem usava tinha que ter jailbreak.Enfim isto é bem complexo.
Baidu feat MC Brinquedo
Coletar todo mundo coleta, até por uma questão de melhoria do serviço.A questão é: Empresas que permitem que terceiros utilizem esses dados, como por exemplo a Google que deixa "parceiros" lerem nossos emails.
Fabio Santos
A Apple diz sobre privacidade mais coleta dados com a siri pra análise kkk.