Windows 10 tem recurso oculto de restauração da nuvem desde 2016

Windows 10 pode ser baixado através da internet assim como na recuperação do macOS, em vez de exigir pendrive ou DVD

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Windows 10 e Cloud Download

A Microsoft está preparando um recurso de restauração da nuvem para o Windows 10: isso significa que o sistema será baixado através da internet assim como na recuperação do macOS, em vez de exigir um pendrive ou DVD. Um pesquisador descobriu que isso já existe desde 2016, mas fica oculto e requer um comando especial para ser ativado.

O pesquisador Albacore, conhecido como @thebookisclosed no Twitter, conseguiu acessar o novo menu “Restaurar este PC”: ele pergunta “Como você gostaria de reinstalar o Windows?” e oferece as opções “download da nuvem” (Cloud download) e “restaurar localmente”.

O botão “download da nuvem” não funciona: o pesquisador explica ao Bleeping Computer que, para fazer a restauração dessa forma, é necessário entrar no ambiente de recuperação do Windows (WinRE) e executar o comando sysreset.exe -CloudRefresh.

Windows 10 permite restauração da nuvem há anos

Foi quando ele descobriu algo curioso: esse comando baixa uma versão antiga do Windows 10, a Atualização de Aniversário lançada em 2016. A funcionalidade está escondida no sistema desde então, mas só será testada com usuários este ano.

“Parece que a razão pela qual ele faz o download de um ESD antigo é porque o recurso em si é muito antigo; talvez seja algo abandonado há muito tempo e só agora recuperado?”, diz Albacore no Twitter.

“A primeira compilação com esse recurso é a build 14908, de 16 de agosto de 2016, então ele tem quase 3 anos de idade. É surpreendente ver a Microsoft recuperando essa ideia depois de tanto tempo”, completa.

Windows 10 e Cloud Download

A compilação mais recente do Windows 10, build 18950, está sendo testada entre usuários do programa Insider e traz algumas referências a “download da nuvem” relacionadas à restauração do PC. “Este recurso ainda não está disponível nem funciona; avisaremos assim que estiver para que vocês possam experimentá-lo”, promete a Microsoft.

A Apple oferece uma funcionalidade semelhante chamada Recuperação do macOS. Ela existe desde 2011, época do Mac OS X Lion 10.7: o sistema baixa a versão mais recente da internet para fazer a reinstalação sem exigir mídia física.

Com informações: Bleeping Computer.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados