Início » Aplicativos e Software » Windows 10 tem recurso oculto de restauração da nuvem desde 2016

Windows 10 tem recurso oculto de restauração da nuvem desde 2016

Windows 10 pode ser baixado através da internet assim como na recuperação do macOS, em vez de exigir pendrive ou DVD

Felipe Ventura Por

A Microsoft está preparando um recurso de restauração da nuvem para o Windows 10: isso significa que o sistema será baixado através da internet assim como na recuperação do macOS, em vez de exigir um pendrive ou DVD. Um pesquisador descobriu que isso já existe desde 2016, mas fica oculto e requer um comando especial para ser ativado.

Windows 10 e Cloud Download

O pesquisador Albacore, conhecido como @thebookisclosed no Twitter, conseguiu acessar o novo menu “Restaurar este PC”: ele pergunta “Como você gostaria de reinstalar o Windows?” e oferece as opções “download da nuvem” (Cloud download) e “restaurar localmente”.

O botão “download da nuvem” não funciona: o pesquisador explica ao Bleeping Computer que, para fazer a restauração dessa forma, é necessário entrar no ambiente de recuperação do Windows (WinRE) e executar o comando sysreset.exe -CloudRefresh.

Windows 10 permite restauração da nuvem há anos

Foi quando ele descobriu algo curioso: esse comando baixa uma versão antiga do Windows 10, a Atualização de Aniversário lançada em 2016. A funcionalidade está escondida no sistema desde então, mas só será testada com usuários este ano.

“Parece que a razão pela qual ele faz o download de um ESD antigo é porque o recurso em si é muito antigo; talvez seja algo abandonado há muito tempo e só agora recuperado?”, diz Albacore no Twitter.

“A primeira compilação com esse recurso é a build 14908, de 16 de agosto de 2016, então ele tem quase 3 anos de idade. É surpreendente ver a Microsoft recuperando essa ideia depois de tanto tempo”, completa.

Windows 10 e Cloud Download

A compilação mais recente do Windows 10, build 18950, está sendo testada entre usuários do programa Insider e traz algumas referências a “download da nuvem” relacionadas à restauração do PC. “Este recurso ainda não está disponível nem funciona; avisaremos assim que estiver para que vocês possam experimentá-lo”, promete a Microsoft.

A Apple oferece uma funcionalidade semelhante chamada Recuperação do macOS. Ela existe desde 2011, época do Mac OS X Lion 10.7: o sistema baixa a versão mais recente da internet para fazer a reinstalação sem exigir mídia física.

Com informações: Bleeping Computer.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

johndoe1981

O melhor exemplo é a existência simultânea do Painel de Controle e do app Configurações, que muitas vezes possuem as mesmas opções, o que gera redundância desnecessária.

johndoe1981

Seria apenas um Media Creation Tool nativo no sistema então, mas sem precisar criar uma imagem de instalação?

Anakin

Finalmente, eu tive um imac até 2015 e nunca entendi porque esse recurso não havia chegado ao windows ainda

SignaPoenae

Puxa vida ... Como eu perdi tempo brincando com isso na época do ubuntu 10.04 ...

Tinha até um caderno onde eu anotava o nome dos pacotes pra ir testando e fazer a distro mais leve possível.

Psico

Exatamente, parece ser várias equipes que não conversam entre si!

Thiago Sabaia

Sim, inclusive tem uma iso nesse estilo que reúne várias distros https://netboot.xyz/

tuneman

Falando em linux...., várias distribuições já disponibilizam instalação via 'mini iso'

Charles Kingsworth

não fico surpreso que isso exista há três anos e ninguém tinha descoberto.

até hoje eu não entendo o Win 10. é uma confusão tremenda. as interfaces não conversam entre si, o que você faz em uma, não faz na outra (e até como as coisas são nomeadas em uma não necessariamente tem o mesmo nome na outra). eu já uso principalmente o macOS já faz uma década e desde então, quando eu preciso encarar um Windows pra fazer alguma configuração pra alguém, é sempre muito pouco intuitivo (o 7 era muito melhor resolvido!)

Buldego

O sistema é uma zona total.

Thiago Sabaia

Sim, mas a proposta seria reduzir o tempo.

Um pequeno instalador você passaria para o pendrive em menos de 30 segundos.

Uma ISO normal do Windows leva mais de 10min para colocar em um pendrive USB 2.0.

Além disso tem o tempo de instalação. Quando você instala o sistema a partir de um HD/SSD é muito mais rápido que instalar via Pendrive/DVD, pois as taxas de leitura são maiores.

Já teve casos comigo que eu perdia mais tempo criando o instalador do que instalando o Windows no computador.

Fábio Moser

Entre 10 e 15 anos a MS talvez consiga organizar essa zona que ficou o Windows 10. Interface muito incongruente, muitos recursos iniciados e interrompidos. Eu imagino o tamanho da dor de cabeça que o time de engenharia da MS não tem... Posso estar errado, mas não parece uma equipe que trabalha de maneira coesa.

LekyChan

em algum momento vc teria de usar outro computador para baixar o tal arquivo e copiar para um pen drive

DeadPull

Enfim, mas antes tarde do que nunca, né?

Thiago Sabaia

Eles poderiam fazer também uma instalação nesse estilo com pen drive/dvd.

Parece confuso, mas deixa eu explicar.

Você acabou de montar um computador ou comprou um com Linux ou sem sistema operacional, logo não existirá esse recurso de baixar o Windows da nuvem.

Ai você poderia baixar um arquivo direto no site da Microsoft bem leve e por no pen drive, vai gastar menos de 5min.

Conecta o pen drive na maquina e ele inicia esse instalador online, onde ele baixa o sistema diretamente no HD da maquina e efetua a instalação. Será muito mais rápida a instalação, pois ao invés de baixar em outro computador, copiar para o pen drive e depois a instalação copiar do pendrive para o HD, o sistema já vai ser baixado diretamente onde está instalado.

Buldego

Em se tratando da MS, não há nada bizarro nisso.

Exibir mais comentários