Início » Aplicativos e Software » Como remover suas fotos do Instagram da pesquisa do Google

Como remover suas fotos do Instagram da pesquisa do Google

Saiba como remover fotos do Instagram do Google, nos resultados de pesquisa online, seguindo alguns passos e orientações

Por
07/08/2019 às 13h40

De acordo com o Instagram, o seu perfil será indexado na Web, mas os mecanismos de busca — como o Google e o Bing — não têm permissão para indexar as suas fotos. O que isso significa? Que as pessoas, buscando pelo seu nome ou nome de usuário da rede social, podem encontrar um link para o seu perfil, mas não suas fotos completas.

Entretanto, fotos e vídeos publicados no Instagram podem aparecer nos resultados de pesquisa do Google ou do Bing se você tiver conectado à sua conta usando um visualizador da Web, o que autoriza esses sites a acessar o seu perfil e suas imagens. Esses sites são criados com a API do Instagram e não são afiliados ao aplicativo.

app-appliance-cellphone-instagram-pexels

Como remover suas fotos do Instagram do Google

Se você faz buscas pelo seu nome de usuário e encontra suas fotos na seção Google Imagens, é exatamente isso que pode estar acontecendo. Caso não queira que suas fotos ou vídeos do Instagram apareçam no Google, você precisa negar o acesso a sites de terceiros ou configurar a sua conta como privada. Impedindo o uso das fotos.

Contudo, isso não é tão rápido de se resolver. Pode levar algum tempo para que estes sites e o próprio Google reindexem e removam as imagens, mesmo excluindo a conta.

É possível que você não tenha usado os visualizadores Web. Mas, se a sua conta for pública, via API, desenvolvedores podem ter extraído suas fotos e espelhado o perfil. O Instagram afirma que não está diretamente associado aos aplicativos de terceiros que usam sua Interface de Programação de Aplicações como visualizadores Web, aplicativos de desktop ou serviços de impressão de fotos. “Não podemos ajudá-lo a acelerar o processo de remoção de imagens do Instagram que possam aparecer no Google”, diz.

Removendo fotos do Google

1. Encontre os sites e solicite a remoção

O primeiro passo é listar em quais sites suas fotos do Instagram aparecem. Entre em contato com a página que está exibindo suas fotos no Google e solicite a remoção. Isso pode ser complicado e vai depender do processo e política de cada site.

O Instagram listou algumas das páginas de suporte de serviços de terceiros populares:

  • Webstagram/dm.stagram/search.stagram: Webstagram
  • Gramfeed: @gramfeeed no Twitter
  • Instagreat: @elliotkember no Twitter
  • InstaGallery: http://infinitapps.com/contact.html
  • InstaView: http://www.roguesheep.com/support.html
  • Flipboard: https://flipboard.com/topic/instagram
  • Statigram: [email protected]
  • Followgram: @followgrame no Twitter
  • Cityowls: [email protected]

Há vários outros que surgiram e ainda surgem espelhando fotos do Instagram (de contas públicas) em suas plataformas próprias. Encontrei fotos no Pictame, no Instapuma, no Storgram e quanto mais rolava as páginas do Google, mais encontrava.

Em todos os casos, entrei em contato por e-mail solicitando a remoção desse “perfil espelho” ou de alguma foto. No entanto, é enxugar gelo. Mais sites podem — e vão — aparecer e a busca por fazer essa “limpeza” não termina. Mas nada o impede de fazê-la.

2. Faça uma revisão de aplicativos autorizados

Se você usa algum tipo de automação ou autorizou aplicativos no seu perfil, faça uma revisão e observe se algum deles é responsável por transferir suas fotos para outras plataformas. Acesse “Editar Perfil” e, em “Aplicativos Autorizados” revogue o acesso.

2. Tranque seu perfil apenas para amigos

Uma maneira de impedir o acesso às suas fotos via API é trancando o acesso do seu perfil apenas para amigos. Acesse Configurações > Privacidade > Privacidade da Conta e altere de público para “Conta Privada”. Somente pessoas que você aprova poderão ver as fotos e vídeos. Os seus atuais seguidores, porém, não serão afetados por isso.

4. Exclua seu perfil do Instagram

Você não precisa ser tão radical, mas se quiser excluir o seu Instagram, tudo bem. Acesse o tutorial e entenda o que acontece se desativar temporariamente ou deletar.

5. Pedido de remoção da imagem ao Google

Se a foto está no perfil de outra pessoa, a primeira coisa se fazer é entrar em contato com o dono do perfil. Se isso não for possível, você pode solicitar ao Google a remoção de fotos em determinadas situações, que listo abaixo. Adianto, são casos raros.

Informações que o Google pode remover:

  • números de identificação nacional, como Número de Identificação de Segurança Social dos EUA, Código Único de Identificação Tributária da Argentina, Cadastro de Pessoas Físicas do Brasil, Número de Registro de Residente da Coreia, Bilhete de Identidade de Residente da China etc.
  • números de contas bancárias
  • números de cartões de crédito
  • imagens de assinaturas
  • imagens de nudez ou de sexo explícito enviadas ou compartilhadas sem seu consentimento
  • registros médicos pessoais confidenciais

Informações que o Google não remove:

  • data de nascimento
  • endereços
  • números de telefone

Para solicitar remoção de dado pessoal, use a plataforma do próprio Google.

*Com informações: Instagram 1, Instagram 2, Google 1 e Google 2

Mais sobre: ,