Samsung explica por que Galaxy Note 10 não tem entrada para fone

Samsung Galaxy Note 10 e 10+ perderam entrada de 3,5 mm para fone de ouvido (P2); celular menor não tem suporte a microSD

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Samsung Galaxy Note 10

O Galaxy Note 10 e Galaxy Note 10+ acabam de ser anunciados pela Samsung: eles ganharam uma caneta S Pen com suporte a gestos, carregamento rápido de até 45 watts e o novo processador Exynos 9825. No entanto, ambos os celulares perderam a entrada de 3,5 mm para fone de ouvido: a empresa diz que isso permitiu aumentar a capacidade da bateria. O modelo menor também vem sem suporte a microSD.

A Samsung explica ao Tecnoblog que removeu a entrada P2 para acrescentar 100 mAh à capacidade da bateria, um aumento de 2% a 3% dependendo do modelo. O Galaxy Note 10 tem 3.500 mAh, contra 4.300 mAh do Note 10+.

A empresa também disse ao The Verge que isso ajudou a melhorar o motor de feedback tátil, porque não há mais uma cavidade vazia para o conector de 3,5 mm. Claro, o compartimento para a caneta S Pen continua lá.

Vale lembrar que a Samsung já lançou outros celulares sem entrada para fone, incluindo o Galaxy A60Galaxy A80 e Galaxy A8s. Esse conector está ausente nos tablets Galaxy Tab S5eGalaxy Tab S6.

Isso começou com a Apple e se tornou uma tendência entre várias fabricantes como a Xiaomi, Huawei, OnePlus, Motorola e Sony. Segundo o GSM Arena, foram lançados 135 celulares e tablets sem entrada para fone desde 2017.

Samsung Galaxy Note 10 - adaptador para fone

 

A Samsung inclui um fone da AKG com conector USB-C na caixa do Note 10 e Note 10+. No entanto, os celulares não trazem um adaptador de 3,5 mm para USB-C; você terá que comprar o acessório separadamente. A Apple faz o mesmo com os iPhones desde o ano passado, seja no iPhone 7 ou no iPhone XS Max.

Samsung Galaxy Note 10 não tem suporte a microSD

Há também a ausência de entrada para cartão microSD no Galaxy Note 10; isso está disponível apenas no Note 10+. Acreditamos que esta seja uma forma de diferenciação para convencer os clientes a adquirirem o modelo maior e gastarem um pouco mais. O Note 10 custa a partir de US$ 949 nos EUA, contra US$ 1.099 do Note 10+.

O botão Bixby foi removido do Note 10 e Note 10+, mas acho que poucas pessoas sentirão falta dele. Em dispositivos anteriores, como o Note 9, é possível remapear essa tecla para abrir outro aplicativo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados