Início » Aplicativos e Software » Google lança beta final do Android Q e melhora novo gesto de voltar

Google lança beta final do Android Q e melhora novo gesto de voltar

Android Q refina gesto de voltar: usuário desliza nas bordas da tela, mas app pode reservar área para navegação horizontal

Felipe Ventura Por

O Android Q será lançado nas próximas semanas: o Google liberou o último beta do sistema operacional para testes, e ele traz uma novidade importante no gesto de voltar. O usuário precisa deslizar a partir das bordas da tela, o que pode conflitar com menus laterais dentro de aplicativos; por isso, o desenvolvedor poderá reservar uma área do app para que esse comportamento inesperado não aconteça.

Android Q

Todo dispositivo Android deverá vir com o modo de navegação de três botões (Voltar, Menu e Multitarefa); isso será obrigatório no Android Q e em versões futuras. A fabricante também poderá adotar um sistema de navegação por gestos, e o Google anunciou na conferência I/O que quer padronizar isso.

Por isso, é importante que os gestos sejam intuitivos. Nesse modo, o Android Q inclui apenas uma barra na parte inferior, semelhante à interface do iPhone X: você toca nela para voltar à tela inicial; alterna entre apps deslizando-a para cima; e ativa o Google Assistente ao pressioná-la.

E para voltar? Neste caso, você desliza o dedo a partir da borda esquerda ou direita. Porém, esse é o mesmo gesto de navegação horizontal usado para abrir menus laterais, navegar por galerias de fotos, e alternar entre cards dentro de apps.

Google refina gesto de voltar no Android Q

Por isso, o Google permite que o desenvolvedor abra uma exceção ao gesto de voltar. “Para garantir um uso confiável e consistente, há um limite de exclusão vertical de 200 dp para o gesto de voltar dentro dos aplicativos”, explica a empresa.

Isso significa que os aplicativos poderão desativar o gesto de voltar apenas em algumas áreas dentro do aplicativo (até o máximo de 200 dp por borda, ou pixels independentes da densidade). Dessa forma, o usuário não vai ativar acidentalmente o gesto de voltar ao mover o controle deslizante de um vídeo no YouTube, ou ao abrir o menu lateral do Gmail.

O Google também criou um gesto bem confuso para abrir menus laterais: você puxa um pouquinho, espera e puxa novamente, de forma a não ativar o gesto de voltar. Isso não é necessário se o aplicativo inserir exceções a esse gesto nas bordas laterais.

O Beta 6 está disponível em celulares Pixel e dispositivos da Asus, LG, Nokia, OnePlus, Xiaomi e Huawei. O Android Q será lançado em “poucas semanas”, segundo o Google.

Com informações: Ars Technica, The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@Sckillfer

Sem or, alguém tira o Android das mãos da Google que até Miui, Emui e vários apps na Play Store já fazem mil vezes melhor há anos.

É agora a bonita ainda quer f

Rafael Moreira

No Pixel 2 XL a bateria dura bastabte no Android Pie. Claro que estou falando de um aparelho otimizado para o sistema da Google.

Juaum

Sem dúvidas.

Genumano

Basicamente desative o modo nativo de gestos do seu aparelho e instale o FLUID NG GESTURES que é muito melhor que qualquer gesto de fábrica e infinitamente melhor que os botões virtuais ou capacitivos. E pra quem está preocupado com as capinhas, ele permite configurar a área de sensibilidade para ocupar um tamanho ideal para não ser atrapalhado pelas rebarbas da capinha. Muito melhor do o botão capacitivo em jogos.

Fabio Alvez

No meu P30 eu uso os gestos já faz um bom tempo e a capinha nunca atrapalhou. Botões na tela nunca mais!

Felipe T

A questão é a melhora de desempenho e de bateria pq o pie foi um verdadeiro fiascos nesses quesitos

johndoe1981

O jeito vai ser esperar uma ROM LineageOS ou Ressurrection Remix pra eu poder rodar o Android Quindim no meu aparelho, já que ele vai morrer no Oreo. É nessa hora que eu dou graças a Deus de não ter comprado aparelho com chip MediaTek 🙌🏾

Vitor

No IOS qnd aparece um pop-up, só tocar fora da área e ele sai (depende do pop-up, é claro). É algo similar a ocultar o teclado, onde vc puxa pra cima ou toca fora da área de digitação... no Android isso não funciona...

Renato Freire

Também fico me perguntando como vai ser isso com capinha, normalmente elas tem uma borda um pouco mais saltada do que a tela. Hoje eu já tenho dificuldade com alguns sliders que vão até a borda.

Felipe Ventura

O modo de navegação de três botões (Voltar, Menu e Multitarefa) será obrigatório no Android Q e em versões futuras. Só que o Google quer tirar o botão Voltar da navegação por gestos; ele ainda aparece no Android 9 Pie.

Irado isso. Um DEX nativo. Isso tem que ir pra frente !!

uB.

Pelo menos nos Androids de hj, o voltar por gesto funciona exatamente igual ao botão voltar.

Então arrastar pra voltar irá fechar o pop-up tb.

N sei se o Google tá mudando este comportamento no Android Q, mas acredito que n.

--

Acontece que no iOS n existe voltar do sistema. O q existe é aquele botão no canto superior. O voltar arrastando é recurso do app, fica atrelado automaticamente com a navegação quando vc cria telas. Por isto vc n consegue voltar arrastando quando surge um pop-up.

André G

Espero que tenha nas configurações a opção de manter o botão voltar em vez de usar os gestos. O botão voltar é muito útil quando aparece um pop-up na tela, algum anúncio ou em jogos quando vc quer pausar ou sair de alguma tela.

No IOS quando aparece um anúncio na tela, não adianta usar o gesto, vc precisa clicar no X do anúncio.

Dependendo da capinha também fica meio ruim de usar o gesto e em aparelhos com a borda curva como os Samsung pode ser ruim também.

🌊 2000

Tenho uma leve impressão que isso não cairá bem. Vamos ver, não dá pra saber ainda.

Buldego

Pois é, concordo totalmente. Não digo com relação a aparência (isso tem que deixar pra fabricante mesmo, pq o tema padrão do Android é horroroso), mas de resto, tem que padronizar mesmo.

Mas por outro lado, tem coisas que as fabricantes (Samsung, Xiaomi, Huawei etc) fazem muito melhor do que a própria Google, tanto que hoje ela pegou várias modificações das fabricantes e colocou no android puro (algumas bem porcamente).
Pra mim Android puro é um protótipo em que as fabricantes pegam e melhoram com novas funcionalidades e aparência.

Exibir mais comentários