Google lança beta final do Android Q e melhora novo gesto de voltar

Android Q refina gesto de voltar: usuário desliza nas bordas da tela, mas app pode reservar área para navegação horizontal

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Android Q

O Android Q será lançado nas próximas semanas: o Google liberou o último beta do sistema operacional para testes, e ele traz uma novidade importante no gesto de voltar. O usuário precisa deslizar a partir das bordas da tela, o que pode conflitar com menus laterais dentro de aplicativos; por isso, o desenvolvedor poderá reservar uma área do app para que esse comportamento inesperado não aconteça.

Todo dispositivo Android deverá vir com o modo de navegação de três botões (Voltar, Menu e Multitarefa); isso será obrigatório no Android Q e em versões futuras. A fabricante também poderá adotar um sistema de navegação por gestos, e o Google anunciou na conferência I/O que quer padronizar isso.

Por isso, é importante que os gestos sejam intuitivos. Nesse modo, o Android Q inclui apenas uma barra na parte inferior, semelhante à interface do iPhone X: você toca nela para voltar à tela inicial; alterna entre apps deslizando-a para cima; e ativa o Google Assistente ao pressioná-la.

E para voltar? Neste caso, você desliza o dedo a partir da borda esquerda ou direita. Porém, esse é o mesmo gesto de navegação horizontal usado para abrir menus laterais, navegar por galerias de fotos, e alternar entre cards dentro de apps.

Google refina gesto de voltar no Android Q

Por isso, o Google permite que o desenvolvedor abra uma exceção ao gesto de voltar. “Para garantir um uso confiável e consistente, há um limite de exclusão vertical de 200 dp para o gesto de voltar dentro dos aplicativos”, explica a empresa.

Isso significa que os aplicativos poderão desativar o gesto de voltar apenas em algumas áreas dentro do aplicativo (até o máximo de 200 dp por borda, ou pixels independentes da densidade). Dessa forma, o usuário não vai ativar acidentalmente o gesto de voltar ao mover o controle deslizante de um vídeo no YouTube, ou ao abrir o menu lateral do Gmail.

O Google também criou um gesto bem confuso para abrir menus laterais: você puxa um pouquinho, espera e puxa novamente, de forma a não ativar o gesto de voltar. Isso não é necessário se o aplicativo inserir exceções a esse gesto nas bordas laterais.

O Beta 6 está disponível em celulares Pixel e dispositivos da Asus, LG, Nokia, OnePlus, Xiaomi e Huawei. O Android Q será lançado em “poucas semanas”, segundo o Google.

Com informações: Ars Technica, The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados