Banco do Brasil tem bot no WhatsApp que entende mensagens de voz

O reconhecimento de comandos de voz está sendo testado, mas clientes já podem enviar áudios para o bot do BB

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Foto: Mobile Time

O Banco do Brasil oferece desde maio de 2018 um bot para WhatsApp capaz de informar saldo, solicitar saques, realizar transferências, entre outros. Ele foi atualizado e, agora, também consegue reconhecer as solicitações feitas por mensagens de voz.

A informação é do Mobile Time, que conversou com a gerente de soluções em inteligência artificial e integração com atendimento do Banco do Brasil, Emmanuelle Oliveira. Segundo ela, o bot passou a entender quando usuários enviam áudios em que dizem “consultar saldo”, por exemplo.

O reconhecimento de comandos de voz está em fase de soft launch e, por isso, o assistente não revela a opção na conversa. Ainda assim, os clientes do BB já podem gravar mensagens de voz para experimentar o recurso.

As respostas do bot seguem aparecendo em texto, mas o banco estuda oferecê-las também em áudio. A medida ajudaria a tornar as conversas no WhatsApp mais acessíveis para pessoas com dificuldade de ler o que está na tela.

O assistente, que já permite realizar pagamentos, também está sendo adaptado para usar a câmera do WhatsApp. A mudança permitirá que o bot leia código de barras e agilize os pagamentos, mas ainda está sendo testada.

Os clientes do Banco do Brasil do parecem ter aprovado a troca de mensagens pelo WhatsApp, que tem crescido nos últimos meses. A instituição registrou 5,8 milhões de mensagens trocadas entre outubro de 2018 e julho de 2019. Do total de mensagens, cerca de 1,7 milhão foram trocadas apenas em julho.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados