Início » Aplicativos e Software » Banco do Brasil tem bot no WhatsApp que entende mensagens de voz

Banco do Brasil tem bot no WhatsApp que entende mensagens de voz

O reconhecimento de comandos de voz está sendo testado, mas clientes já podem enviar áudios para o bot do BB

Victor Hugo Silva Por

O Banco do Brasil oferece desde maio de 2018 um bot para WhatsApp capaz de informar saldo, solicitar saques, realizar transferências, entre outros. Ele foi atualizado e, agora, também consegue reconhecer as solicitações feitas por mensagens de voz.

Foto: Mobile Time

A informação é do Mobile Time, que conversou com a gerente de soluções em inteligência artificial e integração com atendimento do Banco do Brasil, Emmanuelle Oliveira. Segundo ela, o bot passou a entender quando usuários enviam áudios em que dizem “consultar saldo”, por exemplo.

O reconhecimento de comandos de voz está em fase de soft launch e, por isso, o assistente não revela a opção na conversa. Ainda assim, os clientes do BB já podem gravar mensagens de voz para experimentar o recurso.

As respostas do bot seguem aparecendo em texto, mas o banco estuda oferecê-las também em áudio. A medida ajudaria a tornar as conversas no WhatsApp mais acessíveis para pessoas com dificuldade de ler o que está na tela.

O assistente, que já permite realizar pagamentos, também está sendo adaptado para usar a câmera do WhatsApp. A mudança permitirá que o bot leia código de barras e agilize os pagamentos, mas ainda está sendo testada.

Os clientes do Banco do Brasil do parecem ter aprovado a troca de mensagens pelo WhatsApp, que tem crescido nos últimos meses. A instituição registrou 5,8 milhões de mensagens trocadas entre outubro de 2018 e julho de 2019. Do total de mensagens, cerca de 1,7 milhão foram trocadas apenas em julho.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Arthur Soares

É bom para quem já gastou toda a internet mas tem aqueles planos com WhatsApp liberado.

Paulo Andador

Pense na seguinte situação (é raro hoje em dia, mas pode acontecer)...
A pessoa precisa urgentemente consultar seu saldo, mas percebe que está sem o app do banco instalado. Está em um local sem wi-fi e percebe também que sua franquia da dados acabou, então fica impossibilitada de baixar o app.
Mas seu plano de celular não desconta o uso do WA da franquia, então ela consegue usar o WA pra solicitar o saldo e problema resolvido!
Concordo com você, usar o app é bem mais prático, mas esse tipo de situação acima não está 100% imune de acontecer.

Luizão

pois é, tiraram os humanos, botaram I.A mas o atendimento continua uma porcaria, o que será q a empresa pagseguro tem de errado??? (chuto: a sua gestão)

Luizão

acho muito zoado falar com bots de IA em call center, quando a gente precisa cancelar ou consultar algo, pra mim é tão mais prático, fácil e rápido pra ambas as partes se as empresas investissem em fazer um site (ou app) que preste onde a gente possa cancelar serviços, pedir upgrade e etc... (algo como as assinaturas do skype, netflix, amazon prime, vc faz td pelo app)

Paulão da Regulagem

Acho interessante pela tecnologia mas meio inútil na prática. Tão fácil abrir o app e consultar o saldo, que vem na sua cara qnd vc abre..enfim

alpha042

O suporte do PagSeguro é completamente inútil.

Douglas B

Os SACs deveriam usar a IA pra oferecer conforto pros atendentes reais. Isso pq o volume de ligações é alto, praticamente não tem intervalo entre uma ligação e outra e muitas ligações são sem sentido, com pessoas que mal sabem o que querem. A IA devia eliminar o suporte "desnecessário" e filtrar somente demandas pertinentes, para que o atendente atenda menos freneticamente e foque mais em demandas mais importantes.
Tem uns que até tentam fazer isso, mas a IA não consegue sanar nem as dúvidas mais básicas, se tornando algo chato.

Rodrigo Sena

Ao meu ver usar mensagem por voz meio inútil, PARA MIM, mas para alguém que esta no carro, ou tem deficiente motora isso é uma boa! Sobre IA, mano, até meu cachorro tem uma IA, acho isso incrível.

uB.

Diversos SAC é possível usar a IA e a qualquer momento solicitar um atendente humano.

Pessoalmente acho o atendimento por IA uma boa solução: desafoga um pouco o atendimento básico, deixando os atendentes pra coisas mais complexas ou o q a IA ainda n sabe lidar.

Penso nisso como nos bancos, antigamente tinha q fazer praticamente tudo apenas com o atendimento humano, n sei vc.... mas meu pai me mandava pro banco e eu passava horas naquela fila pra fazer algo bobo. Hoje resolvemos quase tudo nos caixas eletrônicos, tem banco q praticamente nem tem fila na hora de ter algum atendimento humano.

Agora se as empresas tão usando apenas a IA... aí é outra história e erro dessas empresas. Certamente elas serão punidas por issto.

Porto Velho

No PagSeguro é impossível conseguir suporte. O robo só entende "eu quero comprar uma máquina de cartão", não interessa o que você diz pra ele.

Hemerson Silva

Como vc disse, é um caminho sem volta, as pessoas simplesmente ou terão melhores formações, formações mais complexas, ou então se sucumbirá no mercado.

Master Chief

Bom, se a decisão pesar no bolso deles (famoso reclame aqui explodindo) é provável que revejam essa política aí.

Alisson Santos

Acho a IA um caminho sem volta, no entanto, tem empresa usando-a já hoje para dispensar o SAC humano, o que eu considero prematuro. Tem um banco onde só é possível iniciar um atendimento via bot, o problema é que o recurso é muito limitado e só entende solicitações básicas. O banco achando que só a IA basta, deve ter diminuído o call center, pois você não fica menos de 1 hora pra ser atendido por um humano.