Início » Celular » Samsung anuncia câmera de 108 megapixels que estará em celular da Xiaomi

Samsung anuncia câmera de 108 megapixels que estará em celular da Xiaomi

Samsung Isocell Bright HMX se aproxima de câmeras mirrorless; sensor para celular grava vídeo 6K e pode estar no Xiaomi Mi Mix 4

Felipe Ventura Por

A Samsung trabalhou de perto com a Xiaomi para criar um sensor de 108 megapixels para smartphones: o Isocell Bright HMX se aproxima de câmeras mirrorless com seu tamanho de 1/1,33 polegada, capaz de capturar mais luz e selecionar o nível de ISO mais adequado para cada situação. Ah, e ele consegue gravar vídeos em resolução 6K. O componente estará em um futuro celular da Xiaomi, provavelmente o Mi Mix 4.

Samsung Isocell Bright HMX

O Samsung Isocell Bright HMX é o primeiro sensor para celulares a ultrapassar os 100 milhões de pixels. Claro, mais megapixels não são garantia de melhor qualidade de imagem, mas podem ajudar. A tecnologia Tetracell combina quatro pixels de 0,8 μm para funcionarem como um só de 1,6 μm, gerando fotos de 27 MP; a ideia é capturar mais luz.

Este também é o primeiro sensor para celulares com 1/1,33 polegada (ou 0,75 polegada). Seu tamanho chega próximo ao de sensores de 1 polegada presentes em câmeras mirrorless como a Sony RX10 IV, Canon PowerShot G7 X Mark II e Panasonic Lumix DC-ZS200. Resta ver, no entanto, como será sua qualidade de imagem.

O Isocell Bright HMX também possui um mecanismo chamado Smart-ISO, que promete identificar a iluminação do ambiente para ajustar o ISO. Em lugares com muita luz, ele baixa o ISO para melhorar a saturação e produzir imagens mais vívidas. Enquanto isso, em cenas mais escuras, ele aumenta o ISO.

Em se tratando de vídeo, o sensor é capaz de chegar à resolução 6K (6.016 x 3.384) a 30 quadros por segundo. Enquanto isso, as fotos chegam a até 12.032 x 9.024 pixels.

Samsung Isocell Bright HMX

Xiaomi trabalhou com Samsung em sensor de 108 MP

Lin Bin, cofundador e presidente da Xiaomi, diz em comunicado que sua empresa trabalhou em estreita colaboração com a Samsung "desde o estágio conceitual inicial até a produção que resultou em um inovador sensor de imagem de 108 megapixels".

A Xiaomi confirmou que lançará um smartphone com o sensor de 108 megapixels da Samsung, sem revelar mais detalhes. Rumores dizem que este será o Mi Mix 4 com processador Snapdragon 855 e leitor de digitais embutido na tela. O Isocell Bright HMX começará a ser produzido em massa ainda em agosto.

Com informações: Samsung, Gizmochina.