Samsung Galaxy Note 10+ supera Huawei P30 Pro em teste de câmera do DxOMark

Samsung Galaxy Note 10+ tem quatro sensores na câmera traseira; celular supera Asus Zenfone 6 no ranking DxOMark Selfie

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Samsung Galaxy Note 10+ (Roland Quandt / WinFuture)

Finalmente alguém conseguiu: o Galaxy Note 10+ ultrapassou o Huawei P30 Pro no ranking de câmeras traseiras do DxOMark; ambos possuem quatro sensores, incluindo um ToF para profundidade 3D. E em se tratando de câmeras frontais, o novo celular da Samsung também está em primeiro lugar, superando o Asus Zenfone 6 e sua câmera giratória de 48 megapixels.

Para recapitular: o Galaxy Note 10+ possui um sensor principal de 12 megapixels com lente de abertura variável f/1,5-2,4 e estabilização óptica de imagem (OIS). Há um sensor de 16 MP com lente ultrawide; outro sensor de 12 MP com lente para zoom óptico de 2x; e o sensor ToF (Time of Flight) para capturar dados de profundidade.

O DxOMark avalia as câmeras nos quesitos foto e vídeo, considerando indicadores como exposição, reprodução de cor, foco automático, textura, ruído, artefatos e bokeh (efeito que borra o plano de fundo).

A câmera traseira do Galaxy Note 10+ atingiu uma pontuação geral de 113, ocupando o primeiro lugar no ranking do DxOMark. No quesito foto, ele alcançou 118 pontos — um a menos que o Huawei P30 Pro. Enquanto isso, em vídeo, foram 101 pontos, quatro a mais que seu concorrente.

Samsung Galaxy Note 10+ no DxOMark

Segundo o DxOMark, a exposição em fotos é “consistente e precisa em uma variedade de condições de iluminação”, e a faixa dinâmica é bem ampla ao capturar imagens em alto contraste, “nas quais os detalhes de destaque e sombra são bem preservados”.

O sensor principal tem 12 megapixels, contra 40 MP do Huawei P30 Pro, mas “ainda consegue capturar muitos detalhes, com bordas bem definidas e elementos intricados visíveis em boas condições de iluminação”.

Samsung Galaxy Note 10+, Huawei P30 Pro e Apple iPhone XS Max:

Samsung Galaxy Note 10+ no DxOMark Samsung Galaxy Note 10+ no DxOMark

O zoom óptico de 2x “registra níveis bem altos de detalhes, baixo ruído e boa cor”, mas o zoom digital tropeça um pouco. O DxOMark também critica os níveis de ruído, “que às vezes pode se tornar visível em condições de pouca luz”, mas o Note 10+ consegue manter um equilíbrio entre reduzir ruído e manter a textura da imagem.

Em se tratando de vídeo, o Note 10+ é o melhor celular já testado pelo DxOMark. Ele tem exposição precisa “em quase todas as condições”, faixa dinâmica bastante ampla, cor brilhante e vívida, altos níveis de detalhes e um sistema de estabilização eficaz.

Galaxy Note 10+ ultrapassa Asus Zenfone 6 em selfies

Samsung Galaxy Note 10+ no DxOMark

O DxOMark também avalia a câmera frontal e tem um ranking separado para isso. O Note 10+ ultrapassou o Asus Zenfone 6, que era o primeiro colocado até então com sua câmera giratória dupla de 48 megapixels.

O Note 10+ possui câmera frontal com apenas um sensor de 10 megapixels, mas captura imagens com boa exposição em rostos até em níveis de luz muito baixos, ampla faixa dinâmica, e boa reprodução de cor e tons de pele, segundo o DxOMark.

Sim, a Samsung continua colocando uma ênfase maior na redução de ruído em selfies: “isso significa que o ruído é muito bem controlado em fotos externas e internas, e começa a se infiltrar apenas ao fotografar em condições de pouca luz”. O Note 10+ mantém detalhes e texturas, mas não no mesmo nível que seus concorrentes.

Samsung Galaxy Note 10+, Apple iPhone XS Max e Samsung Galaxy S10+:

Samsung Galaxy Note 10+ no DxOMark

O modo bokeh sofre um pouco, porque não há uma câmera secundária para capturar dados de profundidade, e acaba desfocando objetos de forma incorreta. Ainda assim, a câmera frontal do Note 10+ “não tem nenhuma fraqueza real e oferece bons resultados de imagem em praticamente qualquer situação de selfie”, diz o DxOMark.

Vale notar que o DxOMark testou a variante 5G do Note 10+, que possui exatamente as mesmas câmeras traseiras e frontal do modelo 4G.

Samsung Galaxy Note 10+, Asus Zenfone 6 e Huawei P30 Pro:

Samsung Galaxy Note 10+ no DxOMark

Com informações: DxOMark, DxOMark Selfie.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados