Início » Negócios » Zona Franca de Manaus critica possível benefício fiscal para videogames

Zona Franca de Manaus critica possível benefício fiscal para videogames

A região teme perder incentivos exclusivos para empresas caso propostas de redução de impostos sejam aprovadas

Victor Hugo Silva Por

A discussão sobre a redução de impostos para jogos eletrônicos e consoles produzidos no Brasil não foi bem recebida por todos os setores. Para representantes da indústria amazonense, as medidas levarão à perda de empregos e prejudicarão a produção na Zona Franca de Manaus.

Foto por InspiredImages/Pixabay

Caso passem no Congresso ou por decreto nacional, as propostas acabariam com 500 empregos diretos e indiretos na região, que deixaria de produzir 70 mil consoles por ano. A projeção é do consultor Saleh Hamdeh, da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam).

De acordo com o TeleSíntese, Hamdeh teme que a Zona Franca perca incentivos exclusivos e não seja capaz de manter empresas como a Sony, que fabrica o PlayStation, e a Flextronics, que produz o Xbox para a Microsoft.

“Caso essas medidas avancem, restará mais um segmento desindustrializado e consequente fechamento de postos de trabalhos conseguidos a duras penas”, disse o consultor ao site. Ele destacou ainda o fato de algumas medidas acabarem com a prática de tratar jogos e consoles como bens supérfluos.

A referência parece ser, principalmente, à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 51/2017, aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. O texto proíbe impostos para jogos e consoles produzidos no Brasil e inclui o segmento em uma lista de “imunidade tributária”, que inclui livros, jornais, CDs e DVDs e templos religiosos.

O governo também estuda a redução de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para jogos eletrônicos e consoles. A alíquota para consoles, por exemplo, cairia de 50% para 40% por uma proposta inicial do Ministério da Economia.

A medida seria adotada por meio de um decreto presidencial e os números ainda podem ser revisados. O governo, no entanto, avalia que a atual proposta de redução de impostos o faria deixar de ganhar R$ 50 milhões até 2021.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Seu Madruga Comentarista

Valeu Thiago. Ainda não peguei nenhum dos dois, mas em breve, acho, que vou de xbox. Queria os dois, mas a grana tem outros destinos.

Thiago Silva

Cara, sou de Manaus e assim, muito tá mão de obra não se qualifica. Galera acha de ficar na mesmice por anos, Zona Franca não ficar ai por um milênio, se o ser humano não botar a cabeça pra funciona fica pra tras. Isso é pretexto e aqueles que perderem, foquem em melhorar o currículos para as coisas novas, simples.

Thiago Silva

Se for pelos exclusivos, PS4. Se for pelo sistema ao todo, multimídia em geral e sistema online de jogos, XBOX.

Seu Madruga Comentarista

'imposto é roubo': sonegar é direito!!! kkkkkkkkkkkkk

Seu Madruga Comentarista

É melhor um ps4 ou xbox one?

Levi Brito

Amo os comentários. As vezes é melhor que cinema🍿

Levi Brito

Que? 2

Wallace Alves

Concordo que não é o setor mais importante, mas a verdade que isso só começou por causa de uma ideia legislativa que foi a única que o pessoal teve vontade de votar. E foi bem antes de Bolsonaro, então por favor não misturem as coisas. Nem foram tantas pessoas que votaram, foram só 190 mil pessoas. Agora eu lhe pergunto, quem aqui consegue fazer 190 mil pessoas voltarem em uma ideia legislativa? Tem uma galera que nunca entrou no site e-cidadania para ter uma ideia. Eu sou a favor da PEC por ser um tapa na cara do povo brasileiro preguiçoso que não tem coragem de criar uma ideia legislativa e ir lá no site e voltar para valer e fazer valer seu direito "democrático". Gospem democracia, mas não tem coragem de votar para eles perceberem que a gente existe. Como queria que fosse diferente, como eu queria. Desculpe a franqueza, não tô puto com vocês, eu tô puto com o brasileiro em geral.

Vsoco

Ok, obrigado.

Saotome Ranma

ate q enfim um comentario sensato \o/

Matheus

que

zephyr1an

ops, valeu

Caleb Enyawbruce

Palhaçada! Cada um só pensa no seu

Bruno Lopes

Se a redução fosse no eventual governo do Haddad, a reportagem seria bem diferente.

Se tornou impossível escutar um podcast de tecnologia, principalmente o Tecnoblog.

Alexandre Roberto

Vcs são contra porque vcs estão representando o mercado cinza, contrabando vindo do Paraguai,que não paga imposto,pensa que somos burros,72por cento do preço de um console oficial é imposto, é mentira de vcs, vão ser produzidos e vendidos muito mais consoles oficiais do que oriundos do contrabando, idiotas

Exibir mais comentários