WhatsApp Beta libera bloqueio por impressão digital no Android

É possível bloquear o WhatsApp imediatamente após ele ser aberto ou após 1 ou 30 minutos

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O WhatsApp passou a oferecer mais segurança em sua versão beta para Android. Assim como acontece no iPhone, o aplicativo liberou um bloqueio por impressão digital para impedir que terceiros tenham acesso às suas mensagens.

O WABetaInfo, que costuma adiantar atualizações do WhatsApp, afirma que a opção está disponível para alguns usuários na versão beta 2.19.221. Para verificar se o bloqueio por impressão digital foi liberado, siga o caminho Configurações > Conta > Privacidade.

Caso a opção seja exibida na tela, é possível habilitá-la para exigir a autenticação em um certo intervalo de tempo. O aplicativo pode mostrar o bloqueio imediatamente após ser aberto ou dentro de 1 ou 30 minutos de uso.

Como o bloqueio surge apenas ao abrir o WhatsApp, o aplicativo não exige autenticação para atender as chamadas ou para responder mensagens em notificações. Ainda assim, é possível proibir que o conteúdo das mensagens apareça nas notificações

WhatsApp para iOS também usa Face ID

O bloqueio por impressão digital foi liberado no iOS em fevereiro e pode ser habilitado ao seguir Ajuste > Conta > Privacidade. Para proteger mensagens no sistema da Apple, o WhatsApp também utiliza o Face ID, quando ele está disponível.

Caso não seja possível permitir o acesso com a impressão digital e o reconhecimento facial, o aplicativo permite usar a senha do iPhone. Assim como no Android, o bloqueio não interfere nas chamadas feitas pelo aplicativo e nas mensagens em notificações.

Nos dois sistemas operacionais, o WhatsApp não tem acesso aos dados biométricos. O mensageiro pode fazer a verificação porque usa processos do Android e do iOS que indicam se a impressão digital realmente é do dono do celular.

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados