O Facebook também vai entrar na onda dos aplicativos com modo escuro. Jane Manchun Wong, desenvolvedora que é conhecida por antecipar novidades de várias redes sociais, revelou recentemente que a companhia está trabalhando em uma versão do app para Android que traz o dark mode como opção.

Facebook - modo escuro (imagem: Jane Manchun Wong)

Trata-se uma novidade que vem em clima de “antes tarde do que mais tarde”. O modo escuro está disponível nos apps do Facebook Messenger desde março, mas o aplicativo principal da plataforma continua disponibilizando apenas a interface com predomínio de branco.

A boa notícia é que a descoberta de Wong indica que o Facebook está há algum tempo trabalhando em um modo escuro para o seu aplicativo. A má é que, aparentemente, ainda há muito trabalho a ser feito: as capturas divulgadas por Wong mostram que diversas telas ainda exibem tons claros.

Esse é um sinal claro de que o Facebook está longe de concluir o dark mode do aplicativo. Certamente, é por isso que a companhia não tem comentado o assunto. A própria Wong destaca que um aplicativo dessa magnitude requer bastante tempo para ser adaptado.

A explicação está fato de que criar um modo escuro não é uma missão fácil. Não basta colocar um fundo preto com fontes claras na interface. Presumivelmente, é preciso garantir que a mudança de cor não prejudique a navegabilidade ou acabe estimulando menos o usuário — não é novidade para ninguém que o Facebook foi desenvolvido para fazer os usuários passarem o maior tempo possível dentro da rede social.

Wong ressalta que o dark mode está sendo desenvolvido como parte do FB5, interface mais limpa e clara (na comparação com a anterior) que o Facebook liberou em abril, tanto para as versões web quanto para os apps do seu serviço.

Com o perdão do trocadilho, não ficou claro se o modo escuro também está sendo desenvolvido para a versão web da rede social.

Com informações: Android Police.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

🌊 2000

Queria que escurecessem a versão LITE dos apps, e não somente as versões completas cheias de firula que engolem a bateria por ficarem rodando em segundo plano.

João Victor

Bem que o Tecnoblog podia ter um modo escuro tbm .-.

Lucas Corrêa

O modo escuro pra versão web já foi anunciado junto com o FB5.

https://tecnoblog.net/wp-co...

Emerson Alecrim
Fábio Moser

Tá perdoado pelo trocadilho. =)