Início » Aplicativos e Software » Facebook está preparando modo escuro para app no Android

Facebook está preparando modo escuro para app no Android

Modo escuro do Facebook ainda está longe de ser liberado, porém

Por
13/08/2019 às 14h40

O Facebook também vai entrar na onda dos aplicativos com modo escuro. Jane Manchun Wong, desenvolvedora que é conhecida por antecipar novidades de várias redes sociais, revelou recentemente que a companhia está trabalhando em uma versão do app para Android que traz o dark mode como opção.

Facebook - modo escuro (imagem: Jane Manchun Wong)

Trata-se uma novidade que vem em clima de “antes tarde do que mais tarde”. O modo escuro está disponível nos apps do Facebook Messenger desde março, mas o aplicativo principal da plataforma continua disponibilizando apenas a interface com predomínio de branco.

A boa notícia é que a descoberta de Wong indica que o Facebook está há algum tempo trabalhando em um modo escuro para o seu aplicativo. A má é que, aparentemente, ainda há muito trabalho a ser feito: as capturas divulgadas por Wong mostram que diversas telas ainda exibem tons claros.

Esse é um sinal claro de que o Facebook está longe de concluir o dark mode do aplicativo. Certamente, é por isso que a companhia não tem comentado o assunto. A própria Wong destaca que um aplicativo dessa magnitude requer bastante tempo para ser adaptado.

A explicação está fato de que criar um modo escuro não é uma missão fácil. Não basta colocar um fundo preto com fontes claras na interface. Presumivelmente, é preciso garantir que a mudança de cor não prejudique a navegabilidade ou acabe estimulando menos o usuário — não é novidade para ninguém que o Facebook foi desenvolvido para fazer os usuários passarem o maior tempo possível dentro da rede social.

Wong ressalta que o dark mode está sendo desenvolvido como parte do FB5, interface mais limpa e clara (na comparação com a anterior) que o Facebook liberou em abril, tanto para as versões web quanto para os apps do seu serviço.

Com o perdão do trocadilho, não ficou claro se o modo escuro também está sendo desenvolvido para a versão web da rede social.

Com informações: Android Police.