Facebook está preparando modo escuro para app no Android

Modo escuro do Facebook ainda está longe de ser liberado, porém

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Facebook - modo escuro (imagem: Jane Manchun Wong)

O Facebook também vai entrar na onda dos aplicativos com modo escuro. Jane Manchun Wong, desenvolvedora que é conhecida por antecipar novidades de várias redes sociais, revelou recentemente que a companhia está trabalhando em uma versão do app para Android que traz o dark mode como opção.

Trata-se uma novidade que vem em clima de “antes tarde do que mais tarde”. O modo escuro está disponível nos apps do Facebook Messenger desde março, mas o aplicativo principal da plataforma continua disponibilizando apenas a interface com predomínio de branco.

A boa notícia é que a descoberta de Wong indica que o Facebook está há algum tempo trabalhando em um modo escuro para o seu aplicativo. A má é que, aparentemente, ainda há muito trabalho a ser feito: as capturas divulgadas por Wong mostram que diversas telas ainda exibem tons claros.

Esse é um sinal claro de que o Facebook está longe de concluir o dark mode do aplicativo. Certamente, é por isso que a companhia não tem comentado o assunto. A própria Wong destaca que um aplicativo dessa magnitude requer bastante tempo para ser adaptado.

A explicação está fato de que criar um modo escuro não é uma missão fácil. Não basta colocar um fundo preto com fontes claras na interface. Presumivelmente, é preciso garantir que a mudança de cor não prejudique a navegabilidade ou acabe estimulando menos o usuário — não é novidade para ninguém que o Facebook foi desenvolvido para fazer os usuários passarem o maior tempo possível dentro da rede social.

Wong ressalta que o dark mode está sendo desenvolvido como parte do FB5, interface mais limpa e clara (na comparação com a anterior) que o Facebook liberou em abril, tanto para as versões web quanto para os apps do seu serviço.

Com o perdão do trocadilho, não ficou claro se o modo escuro também está sendo desenvolvido para a versão web da rede social.

Com informações: Android Police.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados