WhatsApp do Facebook: novo nome aparece em versão beta do aplicativo

O Facebook afirma que o objetivo da mudança no WhatsApp é deixar claro quais são seus produtos e serviços

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O aviso é bem discreto, mas o WhatsApp passou a deixar claro em uma de suas telas que é propriedade do Facebook. A informação, que aparece na área de configurações, segue a mudança feita no início de agosto no Google Play e na App Store.

Na ocasião, WhatsApp e Instagram passaram a contar com o complemento “do Facebook” nas lojas de aplicativos. O objetivo parece ser demonstrar que os dois serviços não são independentes em meio a iniciativas que defendem a divisão da companhia.

O Instagram mostra desde então a marca “Instagram do Facebook” na área inferior das tela de login e de configurações. Em nota, o Facebook afirmou que a ideia é deixar mais claro quais são seus produtos e serviços.

A mudança nos aplicativos ocorre após a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês) abrir uma investigação que analisa se o Facebook violou leis antitruste ao comprar o Instagram e o WhatsApp.

Ao incluir o aviso nos dois aplicativos, o Facebook estaria tentando argumentar que a separação seria prejudicial aos usuários. Os defensores da divisão, no entanto, acreditam que a companhia se tornou excessivamente poderosa com as aquisições.

É o caso do cofundador Chris Hughes, que defendeu a divisão da companhia em editorial publicado em maio no New York Times. Para ele, o crescimento do Facebook limitou a concorrência e a inovação no setor, bem como causou efeitos nocivos a democracias e à privacidade dos usuários.

A resposta veio do vice-presidente de relações internacionais do Facebook, Nick Clegg: “O Facebook reconhece que, com o sucesso vem a responsabilidade, mas que você não pode impor essa responsabilidade clamando pela dissolução de uma companhia americana de sucesso”.

Com informações: WABetaInfo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados