O que é Miracast?

Descubra o que é Miracast, tecnologia de transmissão de aúdio e vídeo via Wi-Fi que permite espelhar a tela de PCs e celulares

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano
Imagem - definição o que é Miracast
O que é Miracast (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Miracast é um padrão de transmissão de áudio, vídeo e imagem projetado para ser uma opção wireless ao HDMI. O protocolo é compatível com um grande número de dispositivos eletrônicos e é bastante fácil de usar, podendo transformar a sua TV numa extensão da tela do seu computador ou do celular, espelhando o display sem usar fios.

Miracast é um padrão de transmissão de áudio e vídeo entre dispositivos via rede Wi-Fi, desenvolvido pela Wi-Fi Alliance e implementado em 2012. A denominação mais simples para explicar o padrão é “HDMI por Wi-Fi”, um modo de substituir o uso do cabo físico.

O formato suporta a transmissão de imagens, apresentações, vídeos em até 4k e som Surround 5.1 (codecs AAC e AC3 opcionais), podendo ser usado por uma grande quantidade de dispositivos compatíveis.

No entanto, tanto o aparelho fonte (de onde sairão os dados) quanto a tela de destino devem suportar o Miracast, já que ele cria uma conexão ponto a ponto entre os dois.

Quais dispositivos usam Miracast?

Há uma grande quantidade de dispositivos e sistemas operacionais que usam o protocolo Miracast. Vejamos alguns tipos:

Microsoft Wireless Display Adapter
Microsoft Wireless Display Adapter
  • TVs: Quase todas, já que tais dispositivos são as telas de destino de preferência dos usuários. Dependendo do fabricante o nome do protocolo pode variar entre “Screen Mirroring” (Samsung e Sony) e “Miracast” (LG e Philips, entre outras);
  • Windows: compatibilidade total com o protocolo, permitindo o espelhamento de computadores Windows 8.1/10 e celulares Windows Phone 8.1/Windows 10 Mobile;
  • Linux: o protocolo de código aberto Miraclecast é compatível com o Miracast, habilitando o espelhamento de distribuições Linux;
  • Android: o Google incluiu o suporte nativo ao Miracast no Android 4.2 Jelly Bean, mas o removeu no 6.0 Marshmallow; algumas fabricantes, como a Samsung o implementam por conta em seus aparelhos, enquanto outras, como a Motorola não o fazem;
  • Dispositivos diversos: aparelhos que rodam o Fire OS da Amazon (como o Fire Stick TV), o Microsoft Wireless Adapter e o alternativo Anycast.

A grande exceção são os dispositivos Apple (iPhone, iPad, Mac e Apple TV), já que a empresa prefere usar o padrão proprietário AirPlay.

Amazon Fire TV Stick 4K (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Amazon Fire TV Stick 4K (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Como usar?

No Android e no Windows 10, o ícone de conexão fica disponível na Central de Notificações (no Windows 10, ele se chama “Conectar”). Basta clicar/tocar nele e selecionar o dispositivo compatível que foi reconhecido pelo protocolo Miracast.

Miracast é melhor que o Chromecast?

Depende. Embora nem sempre seja necessário comprar um dongle adicional, o padrão costuma apresentar atrasos no espelhamento de vídeo e áudio. A Microsoft costuma recomendar o Miracast para uso corporativo e produtividade, como espelhamento de apresentações e planilhas em reuniões, ao invés de um recurso para lazer.

Se você pretende usar o recurso de espelhamento de tela para assistir filmes e séries do PC na TV, talvez o Chromecast seja uma melhor opção; do contrário, o Miracast dá mais do que conta do recado para espelhar a tela do celular, por exemplo, e ver fotos na TV.

Com informações: Wi-Fi Alliance

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Miracast na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados