O que tem na loja de apps da Huawei? [AppGallery]

A AppGallery é o paraíso dos aplicativos chineses: AliExpress, WeChat, QQ, Taobao, UC Browser e, claro, o Tik Tok estão lá

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano
Huawei AppGallery

A Huawei, que chegou ao Brasil com o P30 Pro e P30 Lite em 2019, embutiu nos aparelhos uma série de Huawei Apps e uma loja própria de aplicativos, a AppGallery. Muitos deles são novidades para nós, que usamos Android com Google Play Store. Entre os destaques estão softwares e jogos criados por desenvolvedores chineses. 

A história da AppGallery

De acordo com fontes da Bloomberg, o projeto AppGallery iniciou em 2018, o que indica que a Huawei já antecipava a chance de ter problemas com o governo dos Estados Unidos e decidiu criar sua versão da Google Play Store, para produtos Huawei e Honor.

Para fazer acontecer, a Huawei teria abordado desenvolvedores e começou a incentivá-los a adaptar seus aplicativos Android, já existentes, para a loja AppGallery, de acordo com documentos internos obtidos pela Bloomberg News e cinco pessoas envolvidas. Isso permitiria que usuários de smartphones Huawei, dentro e fora da China, tenham uma experiência semelhante no Android, mesmo sem ter a Google Play instalada.

Harmony OS

Dito e feito, acompanhamos a disputa entre a Huawei e o governo americano, que ameaçou tirar o Android de cena. Ainda que esse imbróglio não tenha fim definitivo, a empresa correu para lançar o HarmonyOS, no processo de construir seu próprio ecossistema, caso seja “forçada” a abandonar o Android na EMUI no pior cenário. 

A estrutura dos serviços é similar aos do Google e da Apple — em que há uma conta Google ou ID Apple. O usuário de smartphones da fabricante chinesa passa a ter uma Huawei ID, acesso à uma nuvem, uma loja de aplicativos e jogos e outros benefícios.

Observação:

O fato de celulares da Huawei terem uma Huawei ID e uma AppGalery é apenas um adicional. Sua conta Google e a Play Store seguem prioridades em smartphones Android.

Note também que, nos celulares vendidos por aqui, tanto os aplicativos como a loja estão em português. Alguns apps, jogos e trechos da loja podem estar, em espanhol ou chinês.

Huawei ID

A Huawei ID é a chave para a sua vida dentro de um Huawei. Ela está no centro de tudo e convenientemente ligada a todos os aplicativos criados pela fabricante no celular.

Huawei Mobile Cloud

É a Huawei ID que dá acesso a Huawei Mobile Cloud, uma versão da chinesa para o Google Drive que permite armazenar fotos, vídeos, contatos, anotações e outras informações, assim como o backup dos seus dados do smartphone (5GB grátis). 

Da mesma forma que o serviço do Google, recupera dados no caso de ter o telefone roubado ou perdido e permite transferir para um novo dispositivo usando nuvem.

Aplicativos Huawei Cloud

Huawei Apps

Entre os aplicativos oferecidos pela fabricante, estão os mais óbvios: Galeria, Contatos, Calendário, Notas, Telefone, Mensagens, Relógio, Gravador de voz e Navegador.

Há, também, outras soluções bem legais como um aplicativo tradutor (para texto, voz e imagens, capaz de traduzir conversas em tempo real), um Health (aplicativo de saúde similar a muitos outros que conhecemos com registro de exercícios, sono e peso), um otimizador de performance (capaz de limpar arquivos duplicados, lixos e controlar uso do 4G), um app de medidas com realidade aumentada, app de música e outro de vídeo.

Huawei Apps

O aplicativo de música nada mais é que um player que encontra músicas no seu celular e permite criar listas. O app de vídeos também só trabalha com vídeos locais no celular.

Navegando pela loja você encontrar uma série de outros aplicativos da marca, como a própria Huawei Store, Honos Store, serviços de suporte para pós-venda e outras coisas.

Aplicativos da AppGallery 

Agora que são eles… Quando eu comprei meu Huawei P30, no meio de toda a confusão entre a fabricante o governo americano, não encontrei aplicativos do Google ou do Facebook. Olhando dias depois, todos eles estavam lá, é fácil encontrá-los na busca. 

Também é fácil achar aplicativos populares no Android como Uber Eats, Snapchat, WhatsApp, 99, Cabify, Booking, Deezer, Opera e Flipboard. Mas outros, igualmente famosos, como Evernote, Spotify, iFood, Telegram e Netflix, não deram as caras. 

Creio que isso deve melhorar com o tempo e os aplicativos mais usados aparecerão.

A AppGallery, porém, é o paraíso dos aplicativos chineses: AliExpress, WeChat, QQ, Taobao, UC Browser e, claro, o Tik Tok (antigo Musical.ly, comprado pela empresa chinesa ByteDance), puxam a fila de aplicativos sugeridos na página principal no Brasil.  

AppGallery Huawei Aplicativos BR

Há também aplicativos brasileiros, de lojas de e-commerce, sites de notícias, apps de relacionamento e muita coisa que você encontra facilmente na busca. Em alguns casos, curiosamente, páginas de apps na AppGallery levam para a Google Play (se você tiver a loja do Google instalada no smartphone). Fica claro que a loja da Huawei é um plano B.

E, considere: você sempre pode instalar um .apk.

Falando nisso, este é o link para o .apk da AppGallery (instale em qualquer Android).

A Huawei não informa quantos aplicativos e jogos a AppGallery tem. Certamente, não é um número comparável aos quase 3 milhões de aplicativos da Google Play. Para corrigir isso, a empresa criou uma espécie de “Lista de Desejos” em que você pode solicitar um aplicativo que ainda não está disponível na loja e autorizar a instalação quando chegar.

*Com informações: Statista, Bloomberg e XDA Developers

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Huawei na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Canal Exclusivo

Relacionados