Como usar o Microsoft Wireless Display Adapter

Saiba usar o Microsoft Wireless Display Adapter, o acessório de nome comprido que permite espelhar a tela do Windows 10 na TV

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano
Microsoft Wireless Display Adapter

O Microsoft Wireless Display Adapter é um acessório da Microsoft (thanks, Capitão Óbvio) que permite a transmissão de áudio, vídeo e imagem de um computador Windows ou celulares Android compatíveis para a TV, usando protocolo Miracast.

Veja como confugurar e usar.

Como usar o Microsoft Wireless Display Adapter

O Wireless Display Adapter (que nome comprido…) é um dongle desenvolvido pela Microsoft que funciona de forma similar ao Chromecast, mas usando o protocolo Miracast para transmissão de imagens, vídeo e áudio. Ele é bem útil principalmente para se conectar com TVs antigas, que não contam com o suporte ao padrão.

Embora o aparelho possa ser usado como seu concorrente do Google para a exibição de filmes e séries, a gigante de Redmond prefere posiciona-lo como um acessório de uso profissional e corporativo, principalmente para espelhar a tela de um computador Windows 10 e facilitar a exibição de planilhas e apresentações de slides.

De qualquer forma, configurar o Microsoft Wireless Display Adapter é bem simples:

  1. Conecte as duas pontas do acessório à entrada HDMI e a uma porta USB de sua TV, monitor ou projetor;
  2. Com o controle remoto do display, acesse a saída HDMI em que o acessório foi conectado;
  3. Na tela, surgirá a tela do Wireless Display Adapter, com a mensagem “Pronto para começar”;
  4. Em um computador Windows 10, clique no ícone da Central de Notificações e depois, em “Conectar”;
Windows 10 / Microsoft Wireless Display Adapter
  1. Em um celular Android compatível, acesse a Central de Notificações e toque no ícone correspondente (dependendo do fabricante ele pode ter nomes diferentes, de “Conectar” a “Smart View”);
  2. Clique ou toque na opção de dispositivo referente ao Microsoft Wireless Display Adapter;
  3. Feito isso, a tela de seu computador ou celular será espelhada na tela de sua TV, monitor ou projetor.

E pronto.

Considerações

Embora o Miracast tenha sido desenvolvido como um “HDMI sem fios”, não é tão estável para transmitir áudio e vídeo. Lags (atrasos) podem ocorrer, o que pode torna-lo uma opção inferior ao Chromecast. O preço oficial de R$ 349 também não ajuda.

Por outro lado, o padrão Miracast é compatível com uma grande quantidade de dispositivos (TVs, PCs e celulares) e é nativamente suportado pelo Windows 10, espelhando completamente a tela do desktop e não apenas uma aba do Chrome.

Assim, ele é um acessório muito interessante para espelhar documentos e apresentações, o que faz dele uma interessante ferramenta de produtividade.

Microsoft Wireless Display Adapter

Dependendo do seu caso de uso, o Microsoft Wireless Display Adapter pode se tornar um acessório muito útil.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Microsoft na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados