Uber sugere corrida compartilhada e direta para quem pede UberX nos EUA

Uber lança Non-Stop Shared Rides: usuário recebe sugestão de pegar Uber Pool se for último a entrar e primeiro a sair do carro

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Uber

O Uber Juntos, conhecido em outros países como Uber Pool, é interessante para quem quer economizar nas viagens e não tem restrição de tempo: afinal, o motorista pode sair do trajeto para pegar outro passageiro. Então, para estimular corridas compartilhadas, quem pedir um UberX nos EUA receberá a sugestão de pegar um Uber Pool — o usuário será o último a entrar e o primeiro a sair do carro.

A novidade se chama “Non-Stop Shared Rides” (corridas compartilhadas sem parada). Funciona assim: o usuário chama um UberX e o aplicativo procura, automaticamente, um trajeto de Uber Pool que lhe permita entrar por último e sair primeiro. Se houver, surge a opção na tela de participar da viagem compartilhada; é possível recusar.

Quem aceita entrar em uma “Non-Stop Shared Ride” do Uber Pool recebe créditos do Uber Cash para gastar na plataforma, seja em futuras viagens ou em uma entrega do Uber Eats. Para os motoristas, isso será apenas a continuação de uma corrida no Pool.

“Ao pedir uma corrida do UberX, em determinados momentos você terá a opção de pegar o último assento em um Uber Pool e ser o primeiro a sair”, explica a empresa. “Quem optar por compartilhar a viagem receberá Uber Cash que pode ser usado para sua próxima corrida ou pedido do Eats, e você chega ao seu destino aproximadamente no mesmo período de tempo.”

Uber quer estimular viagens compartilhadas

Uber Non-Stop Shared RideBrandon Trew, diretor de produto do Uber Pool, explica ao Mashable o raciocínio por trás das Non-Stop Shared Rides: “achamos que há pessoas que adorariam evitar emissões de CO2, mas que estão focadas no elemento da velocidade”.

O Pool/Juntos foi lançado há cinco anos e chegou a 50 mercados diferentes desde então. A Uber estima que o serviço economizou 34 milhões de litros de gasolina, e evitou a emissão de 80 mil toneladas de CO2, se comparado às viagens de UberX.

O recurso Non-Stop Shared Rides está disponível em 16 cidades dos EUA: Atlanta, Austin, Boston, Chicago, Denver, Las Vegas, Los Angeles, Miami, Nashville, Nova Jersey, Filadélfia, Portland, San Diego, São Francisco, Seattle e Washington D.C. Ainda não há previsão de lançamento no Brasil.

Com informações: Uber, Mashable.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados