Início » Aplicativos e Software » Como instalar o beta público do macOS Catalina

Como instalar o beta público do macOS Catalina

Veja como participar do programa e instalar o beta público do macOS 10.15 Catalina no seu Mac

Por
15/08/2019 às 13h44

O próximo sistema operacional para Macs, o macOS 10.15 Catalina deve ser lançado para o público geral em setembro de 2019, mas é possível testar versão beta desde já e ter acesso antecipado às novidades do sistema. Veja como baixar e instalar o beta público do macOS Catalina.

macOS 10.15 Catalina

Uma das principais novidades da atualização é a morte do iTunes, ou melhor, a separação daquele aplicativo robusto em três novos: Música, Podcasts e Apple TV. A sincronização dos dispositivos iOS ao sistema deverá ser feita pelo Finder.

Recursos de acessibilidade foram aprimorados. Como também será feito no iOS, o Controle por Voz permitirá usar o Mac sem usar as mãos, apenas realizando comandos baseados em um mapeamento da tela.

Assim como no iOS, o macOS também terá bloqueio por ativação, sendo necessário desbloquear o dispositivo pelo iCloud para conseguir fazer uma restauração do sistema. Tornando o computador inválido para uso em caso de roubo.

Falando em roubos, a partir do app Buscar será possível localizar um iPhone ou Mac mesmo que estejam offline. Isso a partir de sinais Bluetooth enviados pelos dispositivos da maçã.

Saiba mais sobre as novidades:

Como instalar o beta público do macOS 10.15 Catalina

Antes de continuar: alertamos que sistemas em fase beta podem estar repletos de bugs e incompatibilidade com alguns programas. Faça um backup do sistema antes de prosseguir, pois há risco de ocasionar em perda de arquivos e dores de cabeça (por sua conta e risco).

Como instalar o beta público do macOS 10.15 Catalina:

  1. Acesse beta.apple.com pelo Safari;
  2. Clique no botão azul escrito “Sign up”;inscrever-se para o programa de beta público da apple
  3. Faça login com seu Apple ID (conta do iCloud);
  4. Certifique-se que o “macOS” está marcado no início da página e clique em “enrol your Mac”;
  5. Na próxima página, toque no botão azul “Download the macOS Public Beta Access Utility”;baixar utilitário do programa de beta da apple para mac
  6. Ao baixar, acesse a pasta Transferências e instale o programa (será necessário digitar a senha de administrador);
  7. Depois basta acessar o menu Apple no canto superior esquerdo, selecionar Preferências do Sistema e depois Atualização de Software;
  8. A atualização para o beta público do macOS Catalina aparecerá para download;
  9. Ao concluir o download, basta prosseguir com a atualização (não esqueça do backup antes).

Quando e para quem chega?

A versão final do macOS 10.15 Catalina deve chegar em setembro de 2019, com o lançamento dos novos iPhones e também a versão final do iOS 13.

O novo sistema operacional funcionará em MacBooks, Macs mini, iMacs e Macs Pro lançados a partir de 2012 de forma gratuita.