Início » Internet » Instagram promete impedir esquema de engajamento falso nos Stories

Instagram promete impedir esquema de engajamento falso nos Stories

Algumas contas estão assistindo Stories de desconhecidos na tentativa de atrair interesse e ganhar seguidores

Por
15/08/2019 às 17h39

A criação de contas falsas não é o único problema com que o Instagram precisa lidar. A rede social tem registrado há alguns meses um esquema de engajamento falso nos Stories para gerar mais seguidores para determinados perfis.

Segundo o TechCrunch, o esquema se baseia em assistir os Stories de desconhecidos na tentativa de criar um interesse e atrair seguidores. A prática foi confirmada pelo Instagram, que afirma estar trabalhando para impedir que ela aconteça.

As contas que adotam o esquema parecem ser genuínas – algumas são de artistas verdadeiros com milhares de seguidores. No entanto, a prática envolve uma atividade inautêntica, algo proibido pelo Instagram.

Aparentemente, como acontece em outros esquemas parecidos, os Stories estãoo sendo reproduzidos automaticamente e não estão sendo, de fato, assistidos. Essa situação não agrada anunciantes, que pagam o Instagram para mostrarem suas mensagens para usuários reais.

A plataforma afirma que, nos próximos meses, adotará medidas para limitar atividades inautênticas envolvendo curtidas, seguidores, comentários e, claro, Stories. Ainda não está claro, no entanto, o que realmente será feito.

Em novembro de 2018, a rede social começou a remover curtidas, seguidores e comentários falsos de contas que usavam serviços de terceiros para inflar o engajamento. Eles eram usados principalmente por influenciadores interessados em ter números melhores para obter patrocínios.

O Instagram afirma que a ação dependia de aprendizado de máquina. Agora, algo parecido deverá ser adotado para impedir visualizações falsas no Stories. Até a medida ser implementada, tornar o perfil privado será a única forma de evitar que terceiros assistam aos seus Stories para ganhar seguidores.