Instagram promete impedir esquema de engajamento falso nos Stories

Algumas contas estão assistindo Stories de desconhecidos na tentativa de atrair interesse e ganhar seguidores

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A criação de contas falsas não é o único problema com que o Instagram precisa lidar. A rede social tem registrado há alguns meses um esquema de engajamento falso nos Stories para gerar mais seguidores para determinados perfis.

Segundo o TechCrunch, o esquema se baseia em assistir os Stories de desconhecidos na tentativa de criar um interesse e atrair seguidores. A prática foi confirmada pelo Instagram, que afirma estar trabalhando para impedir que ela aconteça.

As contas que adotam o esquema parecem ser genuínas – algumas são de artistas verdadeiros com milhares de seguidores. No entanto, a prática envolve uma atividade inautêntica, algo proibido pelo Instagram.

Aparentemente, como acontece em outros esquemas parecidos, os Stories estãoo sendo reproduzidos automaticamente e não estão sendo, de fato, assistidos. Essa situação não agrada anunciantes, que pagam o Instagram para mostrarem suas mensagens para usuários reais.

A plataforma afirma que, nos próximos meses, adotará medidas para limitar atividades inautênticas envolvendo curtidas, seguidores, comentários e, claro, Stories. Ainda não está claro, no entanto, o que realmente será feito.

Em novembro de 2018, a rede social começou a remover curtidas, seguidores e comentários falsos de contas que usavam serviços de terceiros para inflar o engajamento. Eles eram usados principalmente por influenciadores interessados em ter números melhores para obter patrocínios.

O Instagram afirma que a ação dependia de aprendizado de máquina. Agora, algo parecido deverá ser adotado para impedir visualizações falsas no Stories. Até a medida ser implementada, tornar o perfil privado será a única forma de evitar que terceiros assistam aos seus Stories para ganhar seguidores.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados