Início » Aplicativos e Software » Huawei está desenvolvendo alternativa ao Google Maps para 150 países

Huawei está desenvolvendo alternativa ao Google Maps para 150 países

Sistema deve ser apresentado ao mundo ainda em outubro de 2019

André Fogaça Por

A Huawei afirmou que já está desenvolvendo seu próprio sistema de mapas e o nome do serviço é Map Kit. O objetivo deste concorrente do Google Maps não é de funcionar como um aplicativo que o usuário final poderá utilizar livremente, mas sim para entregar aos desenvolvedores uma alternativa para dados de mapeamento para seus apps.

Huawei

Outro objetivo do serviço é de possibilitar uma alternativa para mapeamento em smartphones da Huawei e que são vendidos para fora da China, como resposta para um provável novo bloqueio da empresa a partir da guerra comercial entre o governo de Donald Trump e o lado chinês da balança.

O Map Kit cobrirá os detalhes de 150 países e estará disponível em 40 idiomas diferentes, ele também será alimentado com informações sobre trânsito local em tempo real, além de ser capaz de saber se um veículo mudou de faixa em uma estrada. Duas grandes empresas já firmaram acordo com a Huawei para estarem dentro da ferramenta: Booking.com e o provedor Yandex, da Rússia.

Trocando em miúdos: se o Google Maps não puder ser utilizado nos smartphones da Huawei como base para apps que precisam de detalhes sobre a localização do usuário, como fazer um check-in no Swarm ou informações de um hotel nas redondezas no Booking.com, estes dados serão providos pelo Map Kit.

Recentemente a Huawei mostrou ao mundo o HarmonyOS, um sistema operacional que também pode ser utilizado como alternativa ao Android em caso de novo bloqueio de Trump contra a marca chinesa, impossibilitando o uso de empresas americanas em aparelhos da empresa que são vendidos em outros países.

A Huawei deve apresentar o Map Kit ao mundo em outubro deste ano.

Com informações: The Next Web e China Daily.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rafael Moreira

Se dará certo só o tempo dirá. Tentaram usar o Tizen no smartphone, mais só ficou restrito às Smartv.

Rafael Moreira

Neste caso complicaria para Google.

Odair Silva

Igual acontece aqui no Brasil agora? Vendendo tudo que é estatal e terceirizando ? Ignorando as contribuicoes dos cidadãos do estado?

Odair Silva

Samsung ja afirmou que está produzindo um sistema próprio.

Odair Silva

Eu faço questão de sair do Android. Mesmo que em tese o novo SO seja menos intuitivo. Não suporto monopólio, cartel e chantagem de mercado.

Odair Silva

Qual ditadura? Tu se refere ao embargo dos EUA com desculpa de espionagem?
Vc sabia? A tecnologia surge da capacidade cognitiva e não de sistemas em si? Basicamnte "comunistas" desenvolve tecnologias também!

Frederico Martins

Ahhhhh.... então estais preocupado com o futuro longínquo.

Baidu feat MC Brinquedo

Isso na ótica atual.

Imagina num mundo onde a China é a líder global (economicamente falando)?

Viajar a trabalho pra lá pode ser mais comum dentro de uns dez anos. Aí do nada você é barrado porque escreveu, em alguma rede social, algo que eles não aprovam.

Juliano Machado Olivetti

É aguardar para ver...O serviço do Google não se tornou eficiente como é de uma hora para outra, exigiu milhões de horas de engenharia e filtragem de dados. Vamos ver o que a Huawei pode fazer a respeito.

zephyr1an

"potencial de um mercado com 1 bilhão de pessoas"
isso...e me parece (posso estar enganado) que o mercado chinês de internet, hoje, já é praticamente independente das grandes empresas americanas...é bem provável que sem o Android a Huawei não consiga competir no mercado mobile do ocidente, mas mesmo assim será uma empresa viável na China...além disso, ela também é uma empresa de infra-estrutura de redes, e aí acho muito difícil o Trump conseguir sabotar a empresa, me parece que mesmo na Europa mesmo (poodle dos EUA) eles não estão muito interessados em banir a Huawei na criação das redes 5G

Wagner Boers Badoglio

A revolução comunista, a ditadura, tentada pelo resto dos países, e os zumbis acham mesmo que é apenas competição tecnológica.

Frederico Martins

E o chinês, contigo, por hora, pode fazer o que mesmo? 😂
A China é ruim pro chinês, pra nós não. Mesma coisa nos EUA.

Frederico Martins

Exato. E basta o OS ser bom e gratuito que a Samsung adota na hora. Só usam Android por absoluta falta de opção, nada mais.

Frederico Martins

E se a Huawei desenvolve um OS e a Samsung adota? 🤔 Difícil perder mercado...?

Baidu feat MC Brinquedo

Confesso que prefiro ter meus dados em mãos americanas também.

O pior que eles podem fazer, por hora, é me impedir de ver o Mickey.

Exibir mais comentários