Início » Aplicativos e Software » Huawei está desenvolvendo alternativa ao Google Maps para 150 países

Huawei está desenvolvendo alternativa ao Google Maps para 150 países

Sistema deve ser apresentado ao mundo ainda em outubro de 2019

André Fogaça Por

A Huawei afirmou que já está desenvolvendo seu próprio sistema de mapas e o nome do serviço é Map Kit. O objetivo deste concorrente do Google Maps não é de funcionar como um aplicativo que o usuário final poderá utilizar livremente, mas sim para entregar aos desenvolvedores uma alternativa para dados de mapeamento para seus apps.

Huawei

Outro objetivo do serviço é de possibilitar uma alternativa para mapeamento em smartphones da Huawei e que são vendidos para fora da China, como resposta para um provável novo bloqueio da empresa a partir da guerra comercial entre o governo de Donald Trump e o lado chinês da balança.

O Map Kit cobrirá os detalhes de 150 países e estará disponível em 40 idiomas diferentes, ele também será alimentado com informações sobre trânsito local em tempo real, além de ser capaz de saber se um veículo mudou de faixa em uma estrada. Duas grandes empresas já firmaram acordo com a Huawei para estarem dentro da ferramenta: Booking.com e o provedor Yandex, da Rússia.

Trocando em miúdos: se o Google Maps não puder ser utilizado nos smartphones da Huawei como base para apps que precisam de detalhes sobre a localização do usuário, como fazer um check-in no Swarm ou informações de um hotel nas redondezas no Booking.com, estes dados serão providos pelo Map Kit.

Recentemente a Huawei mostrou ao mundo o HarmonyOS, um sistema operacional que também pode ser utilizado como alternativa ao Android em caso de novo bloqueio de Trump contra a marca chinesa, impossibilitando o uso de empresas americanas em aparelhos da empresa que são vendidos em outros países.

A Huawei deve apresentar o Map Kit ao mundo em outubro deste ano.

Com informações: The Next Web e China Daily.

Mais sobre:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rafael Moreira
Se dará certo só o tempo dirá. Tentaram usar o Tizen no smartphone, mais só ficou restrito às Smartv.
Rafael Moreira
Neste caso complicaria para Google.
Odair Silva
Igual acontece aqui no Brasil agora? Vendendo tudo que é estatal e terceirizando ? Ignorando as contribuicoes dos cidadãos do estado?
Odair Silva
Samsung ja afirmou que está produzindo um sistema próprio.
Odair Silva
Eu faço questão de sair do Android. Mesmo que em tese o novo SO seja menos intuitivo. Não suporto monopólio, cartel e chantagem de mercado.
Odair Silva
Qual ditadura? Tu se refere ao embargo dos EUA com desculpa de espionagem? Vc sabia? A tecnologia surge da capacidade cognitiva e não de sistemas em si? Basicamnte "comunistas" desenvolve tecnologias também!
Frederico Martins
Ahhhhh.... então estais preocupado com o futuro longínquo.
Baidu feat MC Brinquedo
Isso na ótica atual.Imagina num mundo onde a China é a líder global (economicamente falando)?Viajar a trabalho pra lá pode ser mais comum dentro de uns dez anos. Aí do nada você é barrado porque escreveu, em alguma rede social, algo que eles não aprovam.
Juliano Machado Olivetti
É aguardar para ver...O serviço do Google não se tornou eficiente como é de uma hora para outra, exigiu milhões de horas de engenharia e filtragem de dados. Vamos ver o que a Huawei pode fazer a respeito.
zephyr1an
"potencial de um mercado com 1 bilhão de pessoas"isso...e me parece (posso estar enganado) que o mercado chinês de internet, hoje, já é praticamente independente das grandes empresas americanas...é bem provável que sem o Android a Huawei não consiga competir no mercado mobile do ocidente, mas mesmo assim será uma empresa viável na China...além disso, ela também é uma empresa de infra-estrutura de redes, e aí acho muito difícil o Trump conseguir sabotar a empresa, me parece que mesmo na Europa mesmo (poodle dos EUA) eles não estão muito interessados em banir a Huawei na criação das redes 5G
Wagner Boers Badoglio
A revolução comunista, a ditadura, tentada pelo resto dos países, e os zumbis acham mesmo que é apenas competição tecnológica.
Frederico Martins
E o chinês, contigo, por hora, pode fazer o que mesmo? 😂A China é ruim pro chinês, pra nós não. Mesma coisa nos EUA.
Frederico Martins
Exato. E basta o OS ser bom e gratuito que a Samsung adota na hora. Só usam Android por absoluta falta de opção, nada mais.
Frederico Martins
E se a Huawei desenvolve um OS e a Samsung adota? 🤔 Difícil perder mercado...?
Baidu feat MC Brinquedo
Confesso que prefiro ter meus dados em mãos americanas também.O pior que eles podem fazer, por hora, é me impedir de ver o Mickey.
Thiago Moraes
Geralmente comunista caga para o bem alheio, só visão gastar o dinheiro dos outros. Vendem até a alma da mãe para continuar recebendo dinheiro dos outros.
richardsonvix
Plataforma de mapas existem várias, o pessoal fica preso a Google Maps porque é mais completa, mas apenas para localização não há necessidade.O negócio é que o Google Maps vai muito além de apenas geo localização, alias não duvido bots que os chineses usarão para roubar dados de exibição de empresas e etc que são públicos nos mapas.HarmonyOS? Piada isso, eles mesmo já divulgaram que "peraí, não tão o que a gente disse", está mais para um TizenOS do que realmente um concorrente direto do Android, e que alias não é tão fácil embarcar assim no mercado.Poderá ter sucesso na China e que será bem difícil os principais apps do criarem versões próprias.
Eric Viana
Eu entendo seu ponto de vista mas ao mesmo tempo você está desconsiderando o potencial de um mercado com 1 bilhão de pessoas. Claro que nem todos os chineses vão ter celular ou mesmo terão celulares Huawei mas o governo da China pode criar incentivos para o crescimento local da empresa e seu OS, só isso já causaria um problema para o Android. Tirando os apple fans não vejo o consumidor médio e não geek ligando se o celular é Android ou não. Tudo que esse consumidor médio quer são os principais apps e um bom custo-benefício.
Rafael Moreira
O que levanta o Android é as vendas de smartphones Samsung. Huawei e demais fabricantes contribui só com uma parcela. Vale lembrar que a Google tem a HTC para o desenvolvimento de seus smartphones. Difícil Android e iOS perde mercado.
João
Aí depende né, muitos preferem EUA aos Chineses. O histórico chinês parece o diabo perto dos eua.
Baidu feat MC Brinquedo
Todos consomem, não existe almoço grátis!Agora há algo (implícito) que devemos nos preocupar:Uma coisa são nossos dados nas mãos de um governo capitalista, outra são os mesmos dados nas mãos de um governo que repreende na mão dura o seu povo.
DeadPull
Trump está criando um monstro. Depois que sair do controle, já era.
#VAICORINTHIANS
Justamente, no curto prazo pode ser benefico aos EUA, mas no longo prazo, as empresas chinesas simplesmente desenvolverão seus proprios ecossistemas independentes. Trump ta atirando no próprio barco.
raphaela1
Depois do limite gratuito de requisições na API do Google Maps, esse vai cair como uma luva
Andrei
Bem vindo a concorrência de quem vai mais consumir seus dados pessoais.
Will
Seria mais interessante usar algo que já existe e desenvolver ainda mais, tipo o Open Street Map, não? ainda mais por ser livre, creio que não teria problema com o governo americano
Eric Viana
Será que estamos vendo o nascimento de um rival do Android? A Google precisará agradecer ao Trump a perda de mercado em um futuro não tão distante? Não percam as cenas dos próximos capítulos.