Início » Demais assuntos » Watts e lúmen: como escolher lâmpadas comuns ou de LED

Watts e lúmen: como escolher lâmpadas comuns ou de LED

Entenda como escolher lâmpadas mais eficientes a partir das informações de watts e lúmens

Por
15/08/2019 às 19h52

Watts e lúmens são duas informações presentes em lâmpadas incandescentes, fluorescentes e de LED. O Watt está relacionado do consumo da lâmpada, enquanto lúmens está relacionado à capacidade de iluminação do ambiente. Saiba como escolher a melhor delas.

Lâmpada

O que é watts

Watt (W) é a unidade de medida da potência de um equipamento eletrônico. Esse valor é obtido multiplicando a tensão (medida em volts) pela corrente (medida em amperes).

A potência está relacionada ao consumo de energia elétrica de um dispositivo e não à capacidade de iluminação que uma lâmpada tem, por exemplo.

O que é lúmens

Lúmens (Lm) é a unidade de medida para o fluxo luminoso que uma lâmpada emite. Isso define a capacidade de iluminação de uma lâmpada no ambiente, ou seja, quanto maior a quantidade de lúmens, mais luz terá no ambiente.

Como calcular e escolher a lâmpada ideal

Não basta só escolher uma lâmpada pelo maior número de lúmens que ela tem, já que quanto maior o número, mais luz o equipamento emite. Existe uma Norma Técnica, a NBR-5413, que determina a quantidade de luminância ideal para interiores.

Luminância?

Luminância (representado por lux) é a relação do fluxo luminosos (lúmens) com a área do ambiente. Essa medida é calculada dividindo a quantidade de lúmens de uma lâmpada pela área do ambiente (em metros quadrados).

Seguindo a determinação das normas, o valor mínimo de lux para cada ambiente é:

AMBIENTE ILUMINÂNCIA MÍNIMA EM LUX
Sala de estar (luz geral) 50 a 100
Sala de estar (tarefas rápidas) 150
Sala de estar (ler, estudar) 300
Sala de jantar 50  a 200
Dormitórios (luz geral) 50
Dormitórios (cabeceira da cama) 150
Cozinha 300 a 500
Banheiro (luz geral) 100
Banheiro (espelho) 200
Hall 150
Escadaria 100
Escritório 300 a 500
Garagem 50

Por exemplo: considerando uma cozinha de 5 metros quadrados e que a quantidade mínima recomendada é de 300 lux, quer dizer que é necessário encontrar uma lâmpada com pelo menos 1.500 lúmens ou distribuir duas lâmpadas de 750 lúmens.

Qual lâmpada consome menos energia?

Aí que entra a potência, os watts indicados nas especificações de cada lâmpada. Para saber qual lâmpada consome menos, divide-se a quantidade de lúmens pela potência dela.

A partir disso sabe-se a quantidade de lúmen que uma lâmpada emite a cada watt consumido.

Tem-se a noção de que lâmpadas incandescentes consomem mais que as fluorescentes e que as de LED são mais econômicas que as fluorescentes. Entretanto, quanto mais eficiência energética, mais caro é o produto.

Em média:

  • Incandescentes produzem 14 lúmens para cada watt consumido;
  • Fluorescentes produzem 50 para cada watt consumido;
  • LED produzem 85 para cada watt consumido.

E aí, ajudou a esclarecer a dúvida ao comprar uma lâmpada nova?

Mais sobre: ,