Início » Brasil » MEC ameaça processar a Wikipédia por verbete de Weintraub

MEC ameaça processar a Wikipédia por verbete de Weintraub

O Ministério da Educação afirma que a página de Abraham Weintraub contém informações equivocadas

Victor Hugo Silva Por

O Ministério da Educação voltou a acionar a Wikipédia por conta do verbete do ministro Abraham Weintraub. Em e-mail enviado na terça-feira (13), o MEC afirmou que adotaria “medidas judiciais cabíveis” se não tivesse uma resposta sobre seu pedido de liberação de edição da página.

Segundo o ministério, o bloqueio que havia sido imposto ao verbete impedia Weintraub de “exercer o seu direito à ampla defesa e o contraditório”. O MEC argumentou que a página contém informações equivocadas sobre “contingenciamento” e a vida pessoal do ministro.

Na mensagem, o órgão deu um prazo de 5 dias para receber o posicionamento sobre a liberação de edição do verbete de Weintraub e, assim, não entrar na Justiça. O bloqueio de edição  foi criado por um usuário em 25 de julho e valeria até 25 de agosto.

A medida foi adotada sob a justificativa de “vandalismo excessivo”, quando há edição que comprometa a qualidade do verbete. A ameaça de processo foi enviada a Rodrigo Padula, um dos administradores da Wikipédia em português.

Em resposta ao ministério, Padula afirmou ter retirado o bloqueio de edição da página e explicou que a Wikipédia tem regras criadas por voluntários. A comunidade do site orienta que as edições evitem conflitos de interesse e usem fontes fiáveis e verificáveis.

A mensagem também indica que, se o MEC editar o verbete sem seguir as regras, as mudanças serão revertidas ou eliminadas por outros editores. Ele também se colocou a disposição para explicar o funcionamento da plataforma à equipe do Ministério da Educação.

Ao Tecnoblog, Padula explicou que retirou o bloqueio por entender que a decisão do outro usuário foi desnecessária, e não por conta da mensagem do ministério. Ainda assim, ele critica a “pressão do Estado brasileiro contra o projeto”.

Para Padula, ao mesmo tempo em que existe um desconhecimento sobre as dinâmicas da Wikipédia, há uma tentativa de censurar a plataforma, mantendo somente as informações que são de interesse do ministro.

“Mas a Wikipédia não funciona assim, é uma enciclopédia aberta, colaborativa, qualquer pessoa pode incrementar uma biografia com assuntos relevantes sobre o biografado, claro, desde que baseado em fontes verificáveis e fiáveis”, afirma.

Esta não é a primeira vez que o Ministério da Educação tem conflito com a Wikipédia. Em julho, a pasta pediu a exclusão da página de Weintraub na plataforma por entender que ela apresentava “informações não confirmadas”.

Na ocasião, o MEC também reclamou da “impossibilidade de edição” e afirmou que o texto poderia levar a “interpretações dúbias”. O verbete de Weintraub foi criado em 8 de abril, após sua nomeação ao cargo em substituição a Ricardo Vélez Rodriguez.

Nos últimos 90 dias, a página registra 77,1 mil visitas e costuma ter entre 300 e 1.200 visitas diárias. Apenas em 4 de julho, data da repercussão do pedido feito pelo MEC, o verbete contabilizou cerca de 23 mil visitas.

O Ministério da Educação foi procurado pelo Tecnoblog, mas não se posicionou até a publicação deste post.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

aa aa

Que mentalidade retardada, deixa de comer certas coisas esporadicamente com os amigos ou família "porque americano come isso bastante" e isso seria ser bolsominion. Deve ser chato conviver com você, se é que alguém convive.

Rukazinha

Em que momento eu disse que veio dos e.u.a? Eles culturalmente, comem bastante isso. Por isso quase 30% de lá, são acima do peso e obesos.
É chato ficar respondendo pessoas sem foto, me dá uma sensação de vazio.

Rukazinha

E quem é que "dita" para eles 'espertaralho'?

Rukazinha

Sim

Chode 'Infamous' McBlob

É sim, um pau no seu cú, bichola.

Chode 'Infamous' McBlob

Para bicha, tudo o que não é gay é "fascista".

Chode 'Infamous' McBlob

Joinha de cú é rola.

Vitor Hugo

👍🏾

Chode 'Infamous' McBlob

Reforma ortográfica de cú é rola.

Vitor Hugo

cu não tem acento, gado.

Chode 'Infamous' McBlob

Realidade de cú é rola. E o Lula tá preso, babaca.

Igor Pissolati

Típico, não tem argumento e tenta lacrar com erros de português, amigo, vai carpir um lote.

Igor Pissolati

Lendo os comentários aí pra baixo da pra ver que a situação da educação brasileira tá feia msm, tá cheio de idiota útil jogando praga no governo todo (sendo que isso foi uma ação do ministério da educação) e gados chingando essas pessoas (como se isso fosse uma boa forma de lidar com oposições), gente jogando praga no bonoro sem ele ter envolvimento niseo, gente chingando outras pessoas por discordarem de seus próprios argumentos (dos dois lados) e etc...
Eu até entendo que querer processar foi um ato baixo e infantil, mas querer editar a página não quer dizer censura. Devo lembrá-los que a Wikipedia é aberta a todos e qualquer um pode editar aquilo pra colocar merdas lá ou deixar a página enviesada, se você não acredita em mim olhe a internet pois existem vários artigos e notícias sobre isso, o que achei numa rápida pesquisa no Google foi:
https://veja.abril.com.br/p...
https://revistaforum.com.br...
https://www.uol.com.br/tilt...

E essa é uma boa leitura se você quiser saber mais sobre os problemas da Wikipedia:
https://www.contabilidade-f...

Igor Pissolati

Concordo, mas ele tenq ter direito de corrigir o artigo msm, só não devia ameaçar processar pra isso

Igor Pissolati

Ditaduras não processam pessoas, elas mandam matar elas, igual Nicolas maduro

Exibir mais comentários