A série de filmes De Volta Para o Futuro deve conter alguns das engenhocas mais desejadas da ficção científica. Afinal, quem não quer um hoverboard? Quem não quer uma máquina do tempo instalada em um DeLorean? Infelizmente ainda não temos nenhum desses itens disponíveis no mundo real, mas um dos inventos da trilogia acaba se tornar realidade: os cadarços automáticos mostrados no segundo filme da franquia. Não lembra? Confere aí:


(vídeo no YouTube)

Uma talentosa geek de San Francisco resolveu tomar a iniciativa e fazer seus próprios cadarços automáticos — por que esperar pela Nike, certo? Blake Bevin descreve aqui em detalhes como ela realizou esse projeto, assim você pode fazer o seu também.

“Inspirado por De Volta Para o Futuro II, este projeto é menos ‘prático’ do que ‘prova de conceito’, mas com sorte vai servir enquanto a Nike não aparecer com algo mais refinado,” disse a candidata a Doc Brown.

Operar os cadarços não poderia ser mais simples. Basta colocar os pés no tênis para que um sensor de pressão ative os dois servo-mecanismos que aplicam tensão sobre os cadarços e apertam o tênis. Para tirar, um interruptor de toque reverte os servo-mecanismos. Veja o invento em ação no vídeo abaixo.

(vídeo no YouTube)

A solução pode não ser ainda perfeitamente elegante, mas tenho certeza que a Nike consegue melhorar muito a idéia até 2015, ano em que Marty calça os tênis no segundo filme.

Por restrições orçamentarias, Blake só modificou um dos tênis do par. “Onde eu coloquei o maldito almanaque esportivo?”, ela se pergunta. 😀

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Juarez Lencioni Maccarini

Juarez Lencioni Maccarini

Ex-redator

Juarez Lencioni Maccarini é formado em engenharia de computação e trabalhou como autor no Tecnoblog entre 2009 e 2011. Durante sua passagem, produziu reviews e escreveu sobre jogos, softwares e inovação. Também colaborou com a redação do TechTudo (Editora Globo) cobrindo temas relacionados à tecnologia.

Canal Exclusivo

Relacionados