Início » Brasil » Embraer mostra primeiras fotos de protótipo de avião elétrico

Embraer mostra primeiras fotos de protótipo de avião elétrico

Aeronave da Embraer com propulsão elétrica será desenvolvida em parceria com a Weg

Paulo Higa Por

A Embraer divulgou nesta sexta-feira (16) as primeiras imagens de seu protótipo de aeronave com tecnologia de propulsão 100% elétrica. Baseado no EMB-203 Ipanema, o avião de pequeno porte deverá fazer um voo de demonstração no próximo ano e está sendo desenvolvido em parceria com a catarinense Weg.

Embraer / avião elétrico

Por enquanto, Embraer e Weg trabalham no desenvolvimento da tecnologia de propulsão elétrica, não em um produto finalizado. Os componentes serão instalados em um EMB-203 Ipanema, que foi lançado em 2015 como uma aeronave monomotor movida a etanol destinada a aplicações agrícolas.

A Weg, que já desenvolvia peças para trens, ônibus, caminhões e barcos, será a responsável por fabricar o motor e o inversor da aeronave em sua sede em Jaraguá do Sul (SC). A Embraer também anunciou que fechou uma parceria com a Parker Aerospace para fornecer o sistema de arrefecimento do avião demonstrador da tecnologia.

Embraer / avião elétrico

“Durante os próximos meses, as equipes técnicas das empresas continuarão testando os sistemas em laboratório para posterior integração no demonstrador de tecnologias e realização de ensaios em condições de operação real. O primeiro voo do protótipo está previsto para 2020”, diz a empresa aeronáutica. O anúncio chega a tempo dos 50 anos da Embraer, que serão completados na segunda-feira (19).

A companhia também está envolvida em um projeto de veículo voador elétrico (eVTOL) em parceria com a Uber. A proposta é testar táxis voadores já em 2020, com a primeira apresentação pública marcada para ocorrer na Dubai World Expo. No lançamento do Uber Air, em 2023, a expectativa é que o serviço já seja mais barato que um voo de helicóptero.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

André G
eu quero saber onde vão enfiar as baterias super-pesadas nesse avião minúsculoÉ um avião agrícola, ele tem muito espaço pra levar agrotóxico, deve ter espaço pra colocar as baterias.como vão fazer voar por um tempo considerável mesmo assimÉ só um protótipo, mas mesmo que um avião tenha uma autonomia baixa, talvez seja voltado para um algo muito específico, como um agricultor que tem 2 fazendas em cidades próximas e o trajeto por terra é complicado, seja por uma estrada ruim ou um rio grande que divide, aí usa o avião para voar de uma fazenda pra outra, ou da fazenda pra cidade.Pode ser também para fazer outro trajeto curto, como por exemplo, cidades que ficam divididas por montanhas, como é o caso das cordilheiras dos Andes. É difícil atravessar montanhas de carro e são poucas as estradas que atravessam as cordilheiras.Pode ser também um avião para fazer saltos de paraquedas, pra isso a autonomia pode ser baixíssima, ou um avião para puxar um planador.
phsodre
Eu bem que tava achando familiar. kkkkkkkkk!
Vitor Hugo
não
Vitor Hugo
eu quero saber onde vão enfiar as baterias super-pesadas nesse avião minúsculo e como vão fazer voar por um tempo considerável mesmo assim
tuneman
Haja extensão pra um voo longo...
João
Não tinha percebido, mas agora não consigo mais desver kkkkkkk
Ramon
Eu sei exatamente qual filme da Disney veio na mente de vcs vendo a imagem do post 😅