Início » Aplicativos e Software » Google supera Apple e Amazon em teste de assistentes virtuais

Google supera Apple e Amazon em teste de assistentes virtuais

Em comparativo, o Google Assistente respondeu corretamente a 92,9% das perguntas que lhe foram feitas

Victor Hugo Silva Por

O Google Assistente venceu uma nova disputa contra a Siri e a Alexa. Em comparativo anual realizado pela Loup Ventures, a solução foi a que entendeu a maior quantidade de perguntas e a que ofereceu mais respostas certas.

O levantamento foi feito a partir de 800 questões feitas para as três ferramentas. Pelo segundo ano, o Google Assistente entendeu 100% das perguntas. Ele ainda melhorou sua taxa de respostas adequadas, passando de 85,5%, em 2018, para 92,9%.

A Siri, por sua vez, entendeu 99,8% do que foi dito. Em 2018, o índice foi de 99%. A assistente da Apple também passou a dar mais respostas adequadas, subindo de 78,5% para 83,1%. Já a Alexa entendeu 99,9% das perguntas – em 2018, a taxa era de 98% – e respondeu adequadamente a 79,8% delas – a taxa era de 61,4%.

O teste do Google Assistente foi feito em um Pixel XL, enquanto o da Siri foi realizado em um iPhone com iOS 12.4 e o da Alexa foi feito por meio de seu aplicativo para iOS. O comparativo envolveu cinco categorias de perguntas: local, comércio, navegação, informação e comando.

A ferramenta do Google liderou em quatro categorias e teve a maior margem em comércio, que envolve mensagens como “peça-me mais papel-toalha”. Ela respondeu corretamente a 92% das perguntas, enquanto a Alexa teve taxa de acerto de 71% e a Siri, de 68%.

“O senso comum sugere que a Alexa seria mais adequada para questões de comércio”, afirma a Loup Ventures. “No entanto, o Google Assistente responde corretamente a mais perguntas sobre informações de produtos e serviços e onde comprar determinados itens”.

O único segmento em que o Google Assistente não lidera é o de comando, que inclui mensagens como “lembre-me de ligar ao Jerome às 14h hoje”. A Siri se saiu melhor ao responder a 93% das perguntas corretamente. A taxa de acerto do Google Assistente foi de 86% e a da Alexa, de 69%.

“Tanto Siri quanto Google Assistente, que são integrados ao sistema operacional do telefone, superaram em muito a Alexa na seção comando”, diz a Loup Ventures. “A Alexa permanece em um aplicativo de terceiros que apesar de poder enviar mensagens de voz e chamar outros dispositivos Alexa, não pode enviar mensagens de texto, e-mails nem iniciar uma ligação”.

Para este ano, o comparativo não avaliou a Cortana por conta da decisão da Microsoft de mudar seu “posicionamento estratégico”. Em 2018, quando foi avaliada, a assistente entendeu 99,4% das perguntas, mas respondeu corretamente a somente 52,4% delas.

Com informações: VentureBeat.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Anônimo

Pena que eu não uso isso

Paquito78

Não utilizo assistentes, não sou fanboy de nenhuma empresa, apenas emito minha opinião: seu comentário não é adequado pq você afirma categoricamente que Alexa é melhor, o que é falso. O que é verdadeiro é que Alexa é melhor para a sua utilização. Dito isso, natural a contestação das pessoas.

Leonardo Rocha Dias

Minha experiência está mais próxima da pesquisa.
Tenho um Google Home Mini e uma Alexa Echo Dot.
Alexa pode ter mais integração porém a taxa de acerto é menor.
Além do app não estar disponível em nenhuma loja (App Store e Google Play) no Brasil.
Pergunto-me se são versões diferentes dos apps nos smartphones e nas smart speaker.

Genumano

Nenhuma novidade na matéria, Google assistente sempre será melhor. Imagina quando a IA que está disponível só em inglês passar a funcionar em qualquer língua.
Só falta mesmo poderem ser ativadas unicamente ouvindo a voz do dono (sem precisar apertar algum botão ou estando com tela totalmente bloqueada) além de poderem receber um nome e comando de ativação específico pelo proprietário.

Frederico Martins

Siri vencendo Alexa????
Esse teste não merece confiança.

Thiago Silva

Confirmo seu comentário. No moto G6 Plus, você fala "Ok Google" com a tela desligada e ele responde. No fone de ouvido também é muito útil.

Zanac_Compile

Eu tô relaxado, olha o teor dos outros comentários. É um povo melindrado. Tu mesmo, com essa bobagem, "experiência pessoal". Só dei uma opinião, é muito melindre qdo alguém não acha a religião Google a melhor, mas sempre foi assim, já vai fazer uma década, só acompanhar os comentários.

Para pra ver. Tô tendo que dar explicação pra mais de metro. Exigências que eu dissesse experiência pessoal. Eu uso muito os três, dois dois celulares, um iPhone e um Samsung, e a Alexa em casa, os três são muito bons, não vejo essa diferença, uso muito voz e a Alexa é a de melhor resultado. Isso não é ciência, o levantamento não foi científico e nem poderia ser, qta asneira. Outra empresa faz e pode dar outro resultado. Qta justificativa o cara tem que dar só pra uma opinião com propriedade....

tuneman

Sem problema cara.
Você apenas deveria ter começado suas sentenças com "Em minha experiencia pessoal...."
Mas relaxa ai....

Zanac_Compile

Que loucura. Só dei uma opinião de usuário do negócio. A revolta que as pessoas ficam kkjk

JK

Ainda bem que existe a ciência pra contradizer o senso comum.

Zanac_Compile

Sim, estou dando o meu relato. Discordo completamente do artigo.

Buldego

ha ha

Flavio Ever

Realmente, sou usuário apple e tenho vergonha do preço que pagamos por tão pouco.

tuneman

E a Cortana ainda será relevante daqui algum tempo?

Jonas S. Marques

Se tu leu o artigo viu que ele mostra o exato contrário, mas assim, de forma muito gritante

Exibir mais comentários