Início » Internet » O que é FTP?

O que é FTP?

Entenda o que é FTP, um dos protocolos de transferência de arquivos mais antigos que existe e descubra se ele ainda é seguro

Ronaldo Gogoni Por

O FTP é um antigo, porém eficiente, protocolo de transferência de arquivos entre computadores em redes locais ou na internet, sendo bastante usado por sistemas de hospedagem de sites. No entanto, ele é considerado inseguro para os padrões de hoje e navegadores modernos estão abandonando o suporte. Saiba mais sobre o que é FTP.

FTP / o que é ftp

O que é FTP?

O FTP (File Transfer Protocol) ou Protocolo de Transferência de Arquivos, em português, é um protocolo usado para transferir arquivos por uma rede de computadores, desde uma local à internet. Basicamente, permite a troca de arquivos entre dois computadores de modo direto, em que um ganha acesso às pastas do outro.

O protocolo é o meio mais antigo de transferir dados entre computadores de uma rede, tendo surgido em 1971 e usa o modelo cliente/servidor, onde o primeiro faz o acesso aos dados e o segundo os armazena.

O armazenamento de dados na nuvem é outro modelo cliente/servidor assim como o FTP, com a diferença que os dados não ficam armazenados em um único computador.

Como o FTP funciona

Como o FTP funciona / o que é ftp

O FTP usa um servidor como o computador responsável por hospedar os arquivos. O cliente é o usuário que fará o acesso. A conexão é sempre autenticada com nome de usuário e senha, enquanto o servidor é geralmente acessado por um endereço de IP.

Qualquer computador pode ser usado como um servidor FTP, embora hoje em dia seja mais usado por administradores de sites, que usam a conexão e um sistema de hospedagem para manter os dados de suas páginas. Existem vários programas de terceiros para administrar conexões FTP, como o gratuito FileZilla, um dos mais populares.

O protocolo é seguro?

Como explicamos, o FTP tem quase 50 anos e, por isso, não conta com uma série de padrões de segurança suportados pelos navegadores de internet modernos, embora seja possível inplementar o protocolo SSL (FTPS) para prover conexões mais seguras.

Atualmente, tanto o Google quanto a Mozilla estudam meios para remover completamente o suporte ao protocolo respectivamente do Chrome e Firefox, o que levará os usuários que ainda usam o protocolo para administrar sites ou acessar arquivos a depender de clientes de terceiros, ao invés de fazer o acesso via browser.

Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários.