Início » Brasil » Facebook contrata primeiro executivo para cuidar de WhatsApp no Brasil

Facebook contrata primeiro executivo para cuidar de WhatsApp no Brasil

O chileno Pablo Bello será responsável por assuntos ligados ao WhatsApp e ao Messenger na América Latina

Por
20/08/2019 às 11h29

O Facebook finalmente conta com um diretor de políticas públicas para aplicativos de mensagens na América Latina. O chileno Pablo Bello será responsável por assuntos relacionados ao WhatsApp e ao Messenger e ficará baseado em São Paulo.

WhatsApp / Facebook / Pixabay

Segundo a Folha de S.Paulo, que publicou a informação, ele trabalhará com governos, parlamentares e sociedade. O objetivo é compartilhar “a visão do Facebook para plataformas de comunicação centradas em privacidade”.

Bello foi diretor-executivo da Associación Interamericana de Empresas de Telecomunicaciones entre 2011 e 2019. Antes, atuou como vice-secretário de Telecomunicações do Chile.

Apesar da contratação, o WhatsApp seguirá sem ter um executivo direto no Brasil. O novo diretor será funcionário do Facebook e, por isso, não será considerado um representante legal direto do aplicativo. Isso faz com que a Justiça tenha dificuldades para acionar a companhia.

Com 130 milhões de usuários, o Brasil é o segundo maior mercado do WhatsApp no mundo. Porém, o serviço nunca teve um representante no país. A situação levou a embates com a Justiça brasileira, que culminou na prisão provisória do vice-presidente do Facebook para a América Latina.

O maior mercado do WhatsApp é a Índia, onde tem 400 milhões de usuários. A empresa anunciou um escritório e um diretor para o país apenas em 2018. A decisão foi tomada após boatos disseminados no aplicativo causarem dezenas de mortes.

Mais sobre: ,