Início » Internet » Microsoft Edge com base do Chrome entra em beta no Windows e macOS

Microsoft Edge com base do Chrome entra em beta no Windows e macOS

Microsoft Edge está disponível para Windows 10, 8.1, 8, Windows 7 e macOS; navegador tem bloqueio de rastreamento e modo IE

Felipe Ventura Por

O Microsoft Edge está mais próximo da versão final: o navegador baseado no Chromium ganhou uma versão beta para Windows 10, 8.1, 8, Windows 7 e macOS. É possível ativar o bloqueio de rastreamento, instalar extensões do Google Chrome, usar o modo Internet Explorer e personalizar a nova guia com papéis de parede e um feed de notícias.

Microsoft Edge

Já era possível instalar o Microsoft Edge nos canais Canary e Dev. Nesta terça-feira (20), o navegador ganhou o novo canal Beta mais estável, com recursos que passaram pelos testes de qualidade.

O Edge está disponível em 14 idiomas, incluindo o português brasileiro. A nova guia possui os modos "Em foco", que exibe somente a barra de busca e os sites fixados; "Inspirador", com a imagem do dia do Bing no plano de fundo; e "Informativo", com destaque para o feed do Microsoft Notícias.

O usuário pode instalar add-ons do Google Chrome indo em Extensões e ativando a opção "Permitir extensões de outras lojas"; também é possível instalá-las a partir da página Microsoft Edge Insider Addons.

Você pode ativar o tema escuro indo em Configurações > Aparência > Tema e escolhendo a opção Escuro; isso funciona em qualquer versão do Windows e no macOS. O Chrome também possui um modo noturno, mas ele é vinculado ao sistema: ou seja, você tem que usar o dark mode no Windows 10 ou macOS para ativá-lo.

Microsoft Edge

Microsoft Edge tem bloqueio de rastreadores e modo IE

O Edge traz um recurso chamado Prevenção de rastreamento para maior privacidade ao navegar na web. Ele bloqueia rastreadores (trackers), não anúncios. É possível configurá-lo em três níveis:

  • básico: bloqueia apenas rastreadores maliciosos, que coletam seus dados e os enviam para sites que você não visitou;
  • balanceado: bloqueia rastreadores maliciosos e alguns trackers de terceiros;
  • estrito: bloqueia quase todos os rastreadores de terceiros, e pode quebrar alguns sites.

É necessário ir até edge://flags#edge-tracking-prevention para ativar a Prevenção de rastreamento. Depois de reabrir o navegador, vá em Configurações > Privacidade e serviços para usá-lo. Este não é um bloqueador de anúncios, apenas de rastreadores, mas a Microsoft oferece ad blockers em sua loja de extensões.

Microsoft Edge

Há ainda o modo Internet Explorer, voltado para empresas. Segundo a Microsoft, mais de 60% das organizações em todo o mundo ainda precisam alternar entre o IE e um navegador moderno. O Edge tenta simplificar esse trabalho, carregando páginas específicas com a engine do IE 11.

O novo Edge já foi baixado mais de um milhão de vezes e recebeu 140 mil comentários de feedback. A Microsoft já ofereceu mais de mil contribuições (commits) para o Chromium, um projeto de código aberto. Além disso, ela removeu diversos frameworks do Google para, em alguns casos, colocar os seus próprios; a lista abaixo reúne os principais itens presentes no Chrome e ausentes no Edge.

Recursos ausentes no Microsoft Edge

Com informações: Microsoft.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Tori
Fluent design tinha o objetivo de complementar e estender a MDL2, com fundamentos de transparecia, luz, profundidade e movimento.Agora eles estão refinando a fluent, mas esquecendo do seu objetivo inicial, fazendo o sistema ter MAIS uma camada de design inacabado andando pelo sistema.
Paul
Cara, os cantos arredondados fazem parte do Fluent Design que Ñ está finalizado. É uma linguagem em construção.
Porto Velho
Agora o Google realmente entrou em apuros.
Anderson
O único Edge que presta é o guitarrista do U2
P. Herrera
Tem MUITO potencial de pegar uma boa fatia do Chrome.Só quero ver o Google sacaneando o navegador nos próprios serviços sendo que ele é um ''Chrome'' tbm. 😂
Diogo
Exatamente, nem parece que o sistema de uma das maiores empresas do mundo.
Tori
que nada. Em questão de design, Microsoft não tem uma decisão final correta.O menu (ctrl + alt + del) ainda tem o design Metro do Windows 8O Painel de controle pertence ao Windows 7 e seu design AeroConfigurações do Windows ainda está com o visual inacabado e com aparecia do Windows 1607, certas partes do sistema ainda entram em modo fallback Aero como o CMDRapaz, é uma bagunça de design que só deus.
João
Bizarrices de sempre. O que é estranho é o tamanho da MS, devem estar começando a reestruturar o negócio só agora.
Tori
Windows está voltando a usar cantos arredondados, entretanto, isso está quebrando o próprio design do sistema e seu Fluent Design atual.O menu de busca por exemplo, está um software inacabado e com a fluent "nova"
SmokingSnake
O Edge tem alguns bugs mas acho ele mais rápido e leve que o chrome, só é ruim para o youtube por pura sabotagem do google
Tori
É porque o Edge (Original) ainda não tem previsão de ter o seu desenvolvimento encerrado.Chromium Edge será o nome até que possa substituir o UWP de vez.
Buldego
Bem-vindo ao mundo Windows, a terra sem regras.
Mr Pattin
Eu NUNCA alterei o tema do meu browser acredita? No meu caso o tema do browser é uma coisa totalmente dispensável.
João
É só Edge...
Gherlan Aires
Pra mim, nome já está bom. Algo legal é que o novo Edge já esta bem mais bonito que o Chrome. Concordo que o Chrome poderá se tornar dispensável quando o Edge estiver pronto, só tomará que a Microsoft faça uns refinamentos no Edge e libere temas personalizados, não seria nada mal. ;-)E também trazer alguns recursos do antigo Edge
Dispister
Vocês estão dando nomes nada a ver para o navegador:Edge Chrome, Chromium Edge, Edgium, Eu vou chamá-lo de Claudinho Browser
Fernando
Realmente fizeram um ótimo trabalho. Uso a versão Dev a um bom tempo e quando lançar a verão final, esse será o meu navegador padrão.Daí em diante o Chrome será totalmente dispensável, acredito que só vão baixar aqueles usuários que estão acostumados a odiar o navegador da Microsoft.Acho que pra impedir isso, a deveriam mudar o nome do browser (mais um vez), para algo como Microsoft Chromium.
João
Na vdd estão arredondados, eu não sou insider mas tem no reddit dos insiders com prints há algumas semanas já.
Diogo
Os seletores e a pesquisa são quadrados, a build pra 2020 do Windows tá toda quadrada, design inconsistente demais, desde sempre.
Credulos
Normal aqui, ja testou os comandos de limpeza de temporarios e cache de DNS? ipconfig /release <enter>ipconfig /renew <enter>ipconfig /flushdns <enter>ipconfig /registerdns <enter>nbtstat -rr <enter>netsh int ip reset all <enter>netsh winsock reset <enter>
Credulos
A um primeir
João
Na vdd os cantos arredondados vão voltar ao windows, vc inclusive pode ter um preview do novo menu de contexto do windows no edgium agora mesmo.
Celso
Demais!
Leopold Bloom
Que triste Celso :(
Celso
Alguém mais tá passando por um problema ao acessar qualquer site pelo Chrome depois da atualização do Windows? Atualizei essa desgraça e ele só tá navegando pelo Edge, no chrome fala que tá sem conexão.
johndoe1981
Estava usado a versão Dev desde o lançamento do Edge Insider, e até agora tenho gostando bastante do "Edgium". Instalei a versão Beta, mas ainda estão faltando algumas opções de sincronização, como extensões, histórico e guias abertas, espero que sejam implementas nas próximas builds.
Diogo
Um navegador com partes arredondadas e quadradas para um sistema todo quadrado, puts kkk