Início » Brasil » Correios, Telebras, Serpro e mais estatais entram em processo de privatização

Correios, Telebras, Serpro e mais estatais entram em processo de privatização

9 estatais entram no PPI para decidir modelo de privatização, segundo Bolsonaro; venda requer aval da Câmara e do Senado

Felipe Ventura Por

O governo Bolsonaro anunciou nesta quarta-feira (21) as 9 estatais que entrarão no processo de privatização: isso inclui a ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos), a Telebras, o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) e a Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social). A venda dessas empresas requer aval da Câmara e do Senado.

Foto: Correios/Divulgação

O Ministério da Economia elaborou um estudo com justificativas para privatizar os Correios, segundo o G1, e menciona casos de corrupção, interferências políticas na gestão e greves constantes. Ele também cita exemplos de ineficiência, como o "elevado índice de extravio" e a demora em ressarcir produtos extraviados.

O presidente Jair Bolsonaro reconhece, no entanto, que o processo deve demorar: "a privatização dos Correios passa também [ainda em 2019], segundo decisão do Supremo, pela Câmara... é um processo longo, não é rápido".

Este ano, a maioria dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que a privatização de qualquer estatal controlada pela União deve ser antes aprovada pela Câmara e pelo Senado. Ou seja, o governo federal precisará de aval do Congresso.

Rumores dizem que Amazon e Alibaba estão interessadas em comprar os Correios para expandirem suas operações de logística. A ECT disse anteriormente que a venda para o setor privado "será uma perda tanto para o país quanto para a sociedade".

9 estatais entram em processo de privatização

Bolsonaro esclarece que as estatais não serão privatizadas logo de cara: primeiro, elas vão entrar no PPI (Programa de Parceria de Investimentos) para decidir qual modelo de privatização adotar. O PPI atua como órgão gestor de parcerias público-privadas federais, além de participar do Conselho Nacional de Desestatização.

Além disso, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) pode oferecer alternativas à privatização, como fundir, reorganizar ou até fechar estatais. Por isso, ainda não se sabe quando as privatizações serão concluídas.

Outras empresas também vão entrar nesse processo de privatização. "Nós achamos que vamos surpreender, tem gente grande que acha que não será privatizado e vai entrar na faca", disse o ministro Paulo Guedes na terça-feira (20).

Esta é a lista das 9 estatais que entrarão no plano de privatização:

  • Correios
  • Telebras
  • Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados)
  • Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social)
  • Ceitec (Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada)
  • Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo)
  • Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo)
  • Emgea (Empresa Gestora de Ativos)
  • ABGF (Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias)

Em 2019, 8 estatais já foram privatizadas ou liquidadas. O governo federal ainda tem controle de 132 empresas, das quais 86 são subsidiárias da Petrobras, Eletrobras, Banco do Brasil, Caixa, Correios e BNDES. Guedes promete que haverá mais privatizações no ano que vem.

Atualizado às 18h55

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Richard Hbig
Alguém, por favor, dá uma aula de informática básica pra equipe econômica. Expliquem que LGPD não tem relação com LGBT, confusão esta q, possivelmente, está motivando a entrega de petabytes de dados sigilosos, de todos os brasileiros e da esfera federal, à empresas privadas.
Glauber Silva
Na verdade quem mora nos centros paga muito mais barato, isso quando não é frete grátis. Quem mora longe que se fode, tem nada de socialização não colega você ta viajando na maionese. Pode olhar as precificações de todas elas, privadas ou correios.Vocês tem que parar de achar que correio só entrega carta. Aliás, só empresa de cobrança manda carta, mesmo assim só algumas, agora existem coisas chamadas email marketing e telecobrança.Botem na cabeça que os Correios são uma empresa de logística, uns dos negócios mais rentáveis que existe agora que compra pela internet só cresce. E eles tem toda a infra-estrutura de distribuição pronta. Não a toa Amazon e Alibaba já tão babando. Assim fica fácil né ? Dar de mão beijada pro primeiro que chega e "pagar" do jeito que pagaram na era FHC, que ninguém sabe pra onde foi o dinheiro das privatizações ...Usar o cérebro não dói não viu ?
Glauber Silva
E quem disse que paga? Tu já comparou a precificação de encomenda entre os Correios e as outras ?
Rod
E pq quem mora em grandes centros tem que pagar mais caro pra socializar o custo de quem mora afastado mesmo?
Rod
Gosta de bancar cabide de emprego?
danielnbl
Incerto.
Diego Oliveira
E qual a vantagem da empresa ser estatal? A petrobrás por exemplo, é estatal e por isso você abastece seu carro de graça? Ou ainda por um preço muito mais barato que em outros postos? Colega de verdade, o dia que sair da bolha e parar de repetir os argumentos que você vê a esquerda lhe dizer vai se dar conta do quanto foi enganado, vou te dar a dica de por onde começar: mises.org.br
Gaius Baltar
Se a empresa pública seguir todos os parâmetros de uma privada então mais vale ela ser logo privada, pois diminuiria o risco do estado como acionista ter que colocar dinheiro lá. A função do estado é balizar a economia e não fomenta-la.
Eliézer José Lonczynski
Meu Deus...
brunocabral
Todas as teles entregaram resultados melhores de que quando eram estatal (antes, telefone era caro, tinha baixa cobertura e vivia dando falhas). O sistema elétrico vivia dando apagões (principalmente a Antiga CERJ, outro caso é a Embraer, que era muito menor, na verdade minuscula).
Glauber Silva
A estupidez dessa gente é tão grande, que são INCAPAZES de admitir que há pessoas com bom senso o suficiente pra querer esses retarda que eles chamam de politico longe do poder. Pior não é nem isso. O excrementíssimo presidente foi atestado com problemas mentais, essa nojeira era pra exercer ZERO cargos públicos. Quanto ao PT é isso ai, partido morto politicamente. Nas próximas eleições serão varridos novamente.
Henrique
Quando ele VETAR TUDO da Lei de Abuso de Autoridade, e, apoiar de fato e totalmente o Ministro Sérgio Moro, o Deltan Dallagnol e a equipe da Lava Jato, ai ele será um presidente.Até lá, ele esta apenas sendo mais um político sem postura e que está enganando quem votou nele para presidente.
Gloran VelhaGuarda
Só pode ser brincadeira querer privatizar SERPRO e DATAPREV.Qualquer lugar do mundo preferiria dar um tiro no saco a vender informações assim a preço de banana.
Gloran VelhaGuarda
Qual seu problema mental em argumentar algo sem falar do PT?Seu presidente é um bosta, o Lula é um bosta. E no que isso melhora sua vida? Para de chupar pau de politico e vire um cidadão pelo menos uma vez na vida.
Paulo Andador
O "meu" presidente está há 8 meses falando merda como você diz, o seu presidiário de estimação passou 14 anos roubando a nação, então acho que estou ganhando ainda. Quanto a voltar "àquele" palácio, se o meu não vai voltar, quem dirá o seu então rsrsrs.
Higo
Entregar tudo para empresas que administrarão muito melhor do que a cagada que os governos anteriores fizeram...
Burnerman_X
Comprar é uma coisa... fazer dinheiro com o que comprou é outra. E pessoal não vai gastar dinheiro em algo que não dê retorno.
Glauber Silva
Amigo, seu presidente fala tanta merda, que eu só estou rindo. Oito meses de comédia eu nem ligo mais pra merda que tá sendo o governo, essa merda eu faço questão de pagar ao final dos quatro anos, pois o Excrementissimo Imperador da República junto da quadrilha ministerial ao fim do mandato serão lembrados mundialmente como o esgoto intelectual do Brasil. Nunca mais voltarão àquele palácio. Não tem como chorar com essa. Mas continua postando meme aí, pra garantir uns trocados. Daqui a pouco acaba....
Paulo Andador
https://uploads.disquscdn.c...
Antony
Exemplos? Como fica o povo, que é quem usa geralmente os serviços?
John Smith
Isso é terceirização.
Joseph Arimateias Diniz
Terceirização já é feita em muitos órgãos e é totalmente diferente de privatizar.
Glauber Silva
É verdade esse bilhete. Tá bom que os disparos de memes nos grupos de Whatsapp e outras redes foram de graça. Todo mundo sabe como foi a campanha do Micto. Duvido que você tá comentando essa essa merda aí de graça.
Golden Sheik ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Terceirizando apenas a equipe de serviços gerais e deixando o restante inalterado vai mudar a importancia, sei...
Golden Sheik ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Pq não? Por exemplo, terceiriza a mão de obra dos serviços gerais (limpeza, etc) e alguns funcionarios que de modo geral ganham pouco.. deixando o restante sem alterar nada...
Golden Sheik ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
50% pode ser privatizado, caso não saiba.... tipo funcionarios de limpeza, serviços gerais, etc etc deixando outros como esta...
Golden Sheik ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Entregar não, privatizar, a ECONOMIA sera colossal...
Golden Sheik ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Achar eh a coisa mais facil do mundo, vc so esta imaginando empresas nacionais, veja quantas empresas internacionais com MUITO dinheiro podem comprar...
Paulo Andador
Pois então o que está esperando, mostre sua inteligência ao mundo...se eleja presidente com menos de 2 milhões de reais de verba e 7 segundos de tempo na TV.
Gabriel Naldis
Limpa a porra que tá escorrendo aí.
Alexandre Roberto
sem acentuacao vai dificultar mesmo...mas e o q tenho nas maos usando celular ..sorry
Alexandre Roberto
eu nao tenho duvidas da preocupacao do seu dba e dos gestores de ti.....tanto q vc mesmo expos que p vc acessar tais dados e uma luta...os meus dbas tambem o tem..ate pq armazenamos dados muito sensiveis tb...mas eu tenho q disponibiliza-los para consulta para os profissionais q atendem nossos "clientes" ..2 plantoes por dia q ele permanece na instituicao..e ai q ta o perigo..pior..temos q disponibilizar esses dados p secretaria estadual recohecer e nos remunerar..e ao ministerio envolvido para q tambrm nos valide...e no fim, um monte de gentr estranha que nossa politica de seguranca nao alcanca manipula e acessa esses dsdos
Alexandre Roberto
10 dias para um envelope pagando sedex 10 chegar de itaituba (PA) em recife....92 reais em 2012um notebook comprado pelo walmart levou 4 dias de sp para la...e nao foi pelos correios...e o frete doi na epoca de 74 reaisvc ta se pautando pelas estimativas que repetem por ai e ta literalmente ignorandoba experiencia de quem atua nesses rincoes
P. Herrera
A situação é grave. Melhor parar.
Veritas
anarcocapitalista, liberal, comunista, socialista... tudo a mesma bagaça composta por aborrescentes que curtem utopias.
Norbert Waage Jr.
Nossa, que engraçado! Pra sua tristeza eu não sou anarcocapitalista.Se você se sente feliz em sustentar milhares de políticos (dos quais boa parte você discorda) e sustentar milhões de funcionários públicos de estatais ineficientes com o dinheiro dos seus impostos, azar seu.Comemore, pois o congresso está prestes a aumentar o fundo eleitoral para R$ 3,7 bilhões.Sou a favor de privatizações por diversos outros motivos, não apenas este.Mas sim, privatizar vai impedir que políticos usem cargos como moeda de troca nas estatais. Só pra lembrar, mais de R$ 7 bilhões de reais foram desviados do fundo de pensão dos funcionários dos Correios por gente indicada por... Políticos.Privatizar vai fazer com que estas empresas tenham que oferecer bons serviços pra sobreviver e sem usar o meu dinheiro para isso se eu não quiser.
Daniel R. Pinheiro
Deveria mudar o nome de Peixe Bolha para Pombo Enxadrista.
Daniel R. Pinheiro
"Mesmo resultado"Correios já foi privatizado pra saber do resultado? mds *facepalm*
Daniel R. Pinheiro
Uma grande ilusão de grande parte da população é de que não existe corrupção no setor privado e existe mais do que no público.Nunca vi uma alma dizer que não há corrupção em empresas particulares. E se aparece algum gato pingado dizendo isso, a questão a se tratar não é essa. Se tem corrupção na Vale, Bradesco, Ambev, Magazine Luiza, quem paga o pato é o contribuinte? O governo consegue usar essas empresas pra fazer lavagem de dinheiro com impostos da população? Então! Agora um Correios... Petrobrás...
Daniel R. Pinheiro
Ow mania chata de querer comparar o Brasil com países desenvolvidos onde não tem cabimento (com uma política social-econômica completamente diferente na nossa, por exemplo).Mano, quem é Brasil na frente de EUA e Inglaterra?
Veritas
no geral, acredito muito mais na transparência de uma empresa privada que de um órgão do governo.HUAHAUAHUAHAU Maior piada que já li aqui!Que o diga Odebrecht, as empresas de telefonia, Facebook, Google...Santa ingenuidade, Bátima!
Jorge Luis
acredito que onde tenha demanda surgirá alguém oferecendo serviço. Isso vale para todo tipo de serviço. Veja, se não fosse assim o governo devia manter uma distribuidora de alimentos, de água, etc. No entanto os alimentos, mesmo que um pouco mais caros, chegam lá. O monopólio dos Correios é apenas de entrega de cartas.
Veritas
Desculpe, mas dizer que é à favor das privatizações com um argumento (se é que podemos chamar isto de argumento) como "Quero menos político enchendo meu saco." é coisa de criança.As privatizações não vão fazer os políticos "pararem de encher teu saco".E, se você tem tanta raiva assim de políticos... vá para um país onde eles não existam..OH... WAIT!hjaahuahauaahu
Veritas
Nossa, chóóóófeeeeemm, quanta agressividade!
Glauber Silva
Pelo menos eu acredito em dados testados cientificamente, coisa que ele não faz, então sim, sou infinitamente mais inteligente que esse imbecil.
Glauber Silva
Primeiro que a Petrobras já é 49% privatizada, existe board e tudo, mas parece que você não sabe disso.Segundo que Correio não tem monópolio algum de transporte de cargas e encomendas, somente de cartas e correspondências. Provavelmente o problema é onde você mora que outras não atendem, ou seja, você já está preparado pra trolha entrar, pois já sabe como é só depender do Correio por que as outras não te atendem.Terceiro, privatizar acesso a dados privados da população é burrice. Mas enfim ...
Glauber Silva
Isso depende de onde você compra. Já cansei de receber coisas via Fedex ou DHL compradas fora do Brasil. Claro, muito mais caro, as vezes o dobro do Correio.Mas pode acreditar que vai dar bom sim essa privatização ...
Norbert Waage Jr.
Tô chorando de alegria! Privatiza mais que tá pouco!
Gabriel Naldis
Ui, chorão.Entendido de privatização. Quer menos político enchendo o saco e um país vendido? Parabéns, gado!
Toto_fofo
Besteira.
Daniel R. Pinheiro
Quem vive no mato mal tem Internet, quanto mais querer receber um tênis da Nike...
Daniel R. Pinheiro
Pois bem. Estamos na parte de privatização. Quando o Brasil for como uma Inglaterra, aí a gente reestatiza.
Norbert Waage Jr.
Nossa, que argumentação profunda a sua. Bolsonaro que se exploda. Quero menos político enchendo meu saco. Quem quer um guia pra seguir provavelmente é você.
Andrei
Esse ponto é uma questão bem discutida em âmbito acadêmico. Principalmente na sociologia onde se discuti a reestruturação do conceito de estado, uma vez que se provou que da forma atual, é inconsistente perante a natureza humana. Agora, o que já é aceito como fato é que é necessário uma entidade que serve de respaldo para seus cidadãos que fazem parte dela. Em nosso sistema atual, empresas visam lucro e não seus consumidores, e não me venha com livre mercado que isso já foi refutado a tempos...
Gesonel o Mestre dos Disfarces
Talvez! desde que no acordo haja ciomprometimento e transparência com relação à P&D.
Gabriel Naldis
https://media0.giphy.com/me...
Felipe
DHL e Fedex nao podem fazer transporte expresso nacional/local, isso e' monopolio dos CUrreios...
Felipe
Petrobras, Correios e o proprio Serpro sao monopolio se vc nao sabe amigao, mercado nao tem nada de aberto! Que vendam tudo e acabem com tanto mamador de teta!
Felipe
Tudo que nao presta, se acostume!
Felipe
Nao precisa privatizar toda a empresa, 90% ta otimo!
Veritas
E você está especulando em cima de sua visão simplista e utópica própria de anarcocapitalismo.Vão começar por atender algumas demandas básicas, até substituir completamente o estado.Clássica especulação, ótima utopia
Marcos Guilherme
Cara quase não consigo entender esse seu último comentário, onde deveria ser "é" ta "e" e isso buga a leitura.
Joseph Arimateias Diniz
Pensei o mesmo.Algum país no mundo já privatizou sua casa da moeda?
Veritas
Tu estás citando a Inglaterra como exemplo de ausência de Estado?HUAHAUAHHAUAHAHAUAHAH
Veritas
Não somos amigos do rei...Para ganhar uma licitação destas tem que ter amigos nos lugares certos.E isto vale para qualquer partido político.
Veritas
É por isto mesmo que ninguém mexe no ADABAS e ele continua firme e forte. ;)
Jefferson Viana
Serpro e Dataprev não é estratégico? não são dados da união ?
Geraldo Lopes
Se ninguém comprar, doa para algum apadrinhado ou amigo... é assim que funciona no Brasil.
João
Brasil =/= Londres.
Patricia B
Pessoal, vou dizer, no Mainframe (IBM), as informações das bases de dados do ADABAS, não tem como invadir ! Impossivel ! Para uma pagina web entrar no mainframe precisa de uma transação. A Amazon não consegue e ninguem consegue, sem que a transação seja criada. As paginas e programas tambem são controlados. O esquema de segurança é muito bom, principalmente por se tratar de informações sigilosas. Um hacker não consegue entrar no mainframe, o máximo é ficar batendo na porta e ninguem abrir ! E é loucura tirar do Mainframe e mandar para o Oracle, a performance será afetada e muito ! São milhoes de informações por segundo que passam através do Mainframe. É lindo !Mas, se acharem melhor privatizar ... estou colocando Deus na frente. Ele sabe o que é melhor ! Deus no controle !
Patricia B
Pessoal, eu trabalho no Serpro. Os dados são guardados em bancos de dados de grande porte, Mainframe. Estou à 12 anos, e nem sei como entrar em dados do Adabas para obter informação. E nem conseguimos por que o as nossas ações são registradas em logs do banco. A segurança é muito grande ! E vou dizer, nós trabalhamos e temos a honra de fazer a coisa bem feita. I.R., SISCOMEX, SIAFI, SIAPE, ... Tudo fica registrado. A unica forma de obter dados do Mainframe é por sistema, por um site... ou alguem da Receita Federal, que tem sistemas próprios para analise dos dados. Até o desenvolvimento utiliza um banco de dados diferente, sem informações reais. Somos muito bons, vou dizer, me orgulho de trabalhar no SERPRO.E tem um detalhe, nós temos chave de acesso, com liberação restrita e controlada nos setores. Por exemplo, o desenvolvimento não tem acesso ao ambiente de Produção !
Gabriel Naldis
Político preferido: Meu bolso.
ばか
Chineses mantendo informações, muitas vezes sigilosas, de todos os brasileiros é o pior filme de terror possível.
Keaton
Maluco é uma coisa, isso que o Bolsonaro&CIA querem fazer é uma imbecilidade sem tamanho... hahaha
Keaton
Enquanto o povo achar que não deve se discutir politica, sexo, religião e outros assuntos "complicados" ao invès de ensinar a lidar com um ponto de vista alheio/diferente, o Brasil (e outros paises) vão continuar assim...
Keaton
Ah que maravilha.... hahahahaEu era a favor de privatizar os Correios, não o Brasil inteiro (principalmente essas que tem informações criticas do Brasil)... Que isso vai dar uma boa merda.... ah isso vai.
Bruno Sousa
Sim, anarcocapitalismo é uma piada.O importante é liberdade econômica.
Glauber Silva
Mas chegava né? Acha mesmo que a DHL, Fedex ou qualquer outra vai fazer esse trajeto aí e cobra o mesmo preço?
ochateador
Vamos dar um lance de 1 real cada ?Aí a gente vira sócio e fica com 50% da empresa para cada um.:D
Martin
Quem defende os Correios: ou é burro, ou trabalha lá e está com medo de perder o emprego
ochateador
Lembrando que na Europa, todas as pesquisas que forem ou foram financiadas com dinheiro público, terão de oferecer acesso aberto e irrestrito (a partir de 2020 eu acho).
kadu
Longe de mim dizer isso.
ochateador
Olha... conhecendo o país Brasil, os empresários e funcionários brasileiros, as leis jurídicas do país Brasil, a violência e roubo em vários locais. Dificilmente essa empresa irá entregar um serviço melhor que o Correios antes de 10 anos de contrato.Essa análise vale apenas para cidades longes dos grandes centros urbanos
Alexandre Roberto
no celetista, em teoria vc nivela c o privado.....ambos se tornam equivalentesja com a figura do servidor, garrote e claramente menos apertadoo ponto chave e o tapa na cara que sera dado em quem aprontar...quanto maior a expectativa e certeza de que quem fizer xixi fora do vaso vai levar o tapao, menor a chance do cara errar a mira....ao meu ver, esse e o nosso grande problema e enquanto nao se praticar isso por pena dos coitadinhos, sempre teremos o chao sujoe, de verdade, assisto isso todo dia.....o publico tem menor expectativa de punicao
Juliano Ribeiro
Teoria: Existem modelos de parcerias legais viáveis como as PPP.Pratica: Vai empacar em interesses individuais em cada esfera de poder do estado.
Veritas
“Questão de tempo para que todos serviços de uma sociedade...”Hauuauahaua Isto me lembra bastante 2 outras utopias bastante defendidas por outros grupos: o comunismo e seu irmão mais utópico ainda, um unicórnio cor de rosa chamado socialismo. ;)Nem Suécia, Finlândia e Dinamarca sequer conseguiram chegar nesta utopia!Sabe porque?PORQUE É UMA MALDITA... UTOPIA!
Veritas
Nem todo servidor público é estatutário.Existem servidores públicos CELETISTAS que seguem as mesmas regras da CLT assim como funcionários de empresas privadasAlias, que eu lembre, casualmente os funcionários do SERPRO e da DATAPREV, empresas que controlam os nosso dados são, pasme você, CELETISTAS. ;) Traduzindo: é fácil demiti-los em caso de má conduta
Alexandre Roberto
entao vc ta estipulando um ranking de tendencia a corrupcao......privado e mais suspeito que servidor.....nao tenho como concordar...no meio que trabalho, os 2 aprontam e muito, mas tem uma difefenca muito grande entre os 2 quando se percebem indicios e "gera desconfianca"...... um deles vc nao consegue demitir, tem estabilidadea ultima barreira e o poder coercitivo...que e muito menos aplicado e normalmente em menor intensidade quando se trata de servidor publico
Veritas
Uma carta não é uma encomenda de e-commerce... o lucro na entrega de uma carta não é o mesmo do pacotão do teu XBox ou tênis da Nike.E, mesmo assim, a logística para entregar a carta é a mesma. ;)
Veritas
Até hoje não me citaram nenhum país onde a ausência de Estado ou os baixos impostos garantiram serviços essenciais com qualidade.A turminha que só grita “abaixo o Estado”, “imposto é roubo” adora citar Suécia, Dinamarca e Finlândia como exemplo, mas esquece que lá existe Estado forte, atuante, regulador e... que cobra impostos elevadíssimos! Hauuauahaua
Veritas
Cita um país que não possui Estado?Até em países com alto IDH, como a Suécia, há uma presença forte do Estado.Visitei a Suécia, Dinamarca, Finlândia (entre outros países) em maio e digo: alta carga tributária, Estado controlando tudo (até o álcool) e o pessoal é feliz.Sabe porque ?Porque o Estado é EFICIENTE!Os 60% de impostos que os suecos pagam são plenamente retornados em ótimos serviços para eles.;)Os finlandeses, mesmo tendo que pegar uma balsa por 2 horas para ir beber na Estônia (onde é mais barato) também estão felizes com o seu Estado. ;)
Veritas
Corrigir como?O equilibro de mercado só vem com múltiplas empresas competindo.Para ter múltiplas empresas competindo, o mercado alvo tem que ser, no mínimo, suficiente para cobrir custos.
Veritas
Se estas regiões tiverem um mercado consumidor pífio (mas ainda assim existente) não vão ter.Só uma empresa burra abre um negócio num local onde não tem mercado ou o mercado é inexpressivo para cobrir custos.Logística é uma das operações mais complicadas (e se mal feita, também custosa) que existe.
Veritas
A probabilidade de um empresa privada vender teus dados básicos é absurdamente maior que o Governo.Se tu premissa de “o Governo não garante segurança aos dados” fosse verdadeira, qualquer um teria acesso, por exemplo, aos teus dados do IMPOSTO DE RENDA. ;)Novamente: dados básicos qualquer um tem! Qualquer site aí de compras online tem teu CPF, nome, número de conta bancária ou de cartão de crédito...Até o mercadinho da esquina, onde tu compra pão, tem teu nome, CPF....
Alexandre Roberto
nisso vc tem razao....ja fui gestor de uma instituicao que recebeu uma concessao do estado e sucedemos uma instituicao anterior que comprovadamene desvioubrecursos e nao atendeu a populacao como estipulado em contrato..o 1o de gestao nossa foi tao regrado que tinhamos auditores do ministerio in loco no acompanhando....no 2o ano, estavamos praticamente livres e sem fiscalizacao, que se tivessemos seguidk o mesmo caminho, passariam anos ate perceberem algoterminada a concessao, nao nos interessamos e outra veio em nosso lugar e nao teve fiscalizacao...o entao secretario responsavel e o entao governador estao presos hj...e o ministro da pasta que deveria nos fiscalizar ta com proceso no stf
Alexandre Roberto
a pergunta em contrario tambem e valida: quem garante que foi um ente privado quem vendeu a informacao?tem tanta gente botando as maos na coisa, que vc pode com certeza afirmar que a politica de seguranca e furada...e...quem a instituiu e a controla, senao a propria serpro?
Veritas
O Nordeste tem pontos de fibra a mais que o resto do país PORQUE OS MAIORES LINKS DE CONEXÃO com o resto do mundo saem de lá. Então fica mais fácil montar uma infra de banda larga com baixa latência.Tu estás literalmente do lado de um link transoceânico
Alisson Santos
Querer privatizar é uma coisa, achar quem queira empresas como EBC já são outros quinhentos.
Veritas
Eu acho que serão.Estão colocando empresas com bens importantes (como os dados do SERPRO E DATAPREV e serviços especializados como os da Casa da Moeda) junto com outras empresas menores dos estados e com a má fama do Correios como se fosse uma “cortina de fumaça”.Ninguém está falando das outras empresas... basicamente, só falam e citam o Correio.O Correio virou um paredão que impede a discussão sobre o porquê das outras estarem no lote de privatizações deste ano. ;)
Veritas
E quem disse que os dados vendido na Ifigênia vem do governo?Há varias empresas no Brasil que vendem os dados coletados nos cadastros de empresas privadas.Fez um “cartão de crédito” de algum loja aí?Pronto... já tem teus dados. :)Dados básico, como identidade, CPF, nome qualquer um tem.Dados complexos, não
Exibir mais comentários