Início » Brasil » Correios, Telebras, Serpro e mais estatais entram em processo de privatização

Correios, Telebras, Serpro e mais estatais entram em processo de privatização

9 estatais entram no PPI para decidir modelo de privatização, segundo Bolsonaro; venda requer aval da Câmara e do Senado

Felipe Ventura Por

O governo Bolsonaro anunciou nesta quarta-feira (21) as 9 estatais que entrarão no processo de privatização: isso inclui a ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos), a Telebras, o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) e a Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social). A venda dessas empresas requer aval da Câmara e do Senado.

Foto: Correios/Divulgação

O Ministério da Economia elaborou um estudo com justificativas para privatizar os Correios, segundo o G1, e menciona casos de corrupção, interferências políticas na gestão e greves constantes. Ele também cita exemplos de ineficiência, como o “elevado índice de extravio” e a demora em ressarcir produtos extraviados.

O presidente Jair Bolsonaro reconhece, no entanto, que o processo deve demorar: “a privatização dos Correios passa também [ainda em 2019], segundo decisão do Supremo, pela Câmara… é um processo longo, não é rápido”.

Este ano, a maioria dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que a privatização de qualquer estatal controlada pela União deve ser antes aprovada pela Câmara e pelo Senado. Ou seja, o governo federal precisará de aval do Congresso.

Rumores dizem que Amazon e Alibaba estão interessadas em comprar os Correios para expandirem suas operações de logística. A ECT disse anteriormente que a venda para o setor privado “será uma perda tanto para o país quanto para a sociedade”.

9 estatais entram em processo de privatização

Bolsonaro esclarece que as estatais não serão privatizadas logo de cara: primeiro, elas vão entrar no PPI (Programa de Parceria de Investimentos) para decidir qual modelo de privatização adotar. O PPI atua como órgão gestor de parcerias público-privadas federais, além de participar do Conselho Nacional de Desestatização.

Além disso, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) pode oferecer alternativas à privatização, como fundir, reorganizar ou até fechar estatais. Por isso, ainda não se sabe quando as privatizações serão concluídas.

Outras empresas também vão entrar nesse processo de privatização. “Nós achamos que vamos surpreender, tem gente grande que acha que não será privatizado e vai entrar na faca”, disse o ministro Paulo Guedes na terça-feira (20).

Esta é a lista das 9 estatais que entrarão no plano de privatização:

  • Correios
  • Telebras
  • Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados)
  • Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social)
  • Ceitec (Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada)
  • Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo)
  • Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo)
  • Emgea (Empresa Gestora de Ativos)
  • ABGF (Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias)

Em 2019, 8 estatais já foram privatizadas ou liquidadas. O governo federal ainda tem controle de 132 empresas, das quais 86 são subsidiárias da Petrobras, Eletrobras, Banco do Brasil, Caixa, Correios e BNDES. Guedes promete que haverá mais privatizações no ano que vem.

Atualizado às 18h55

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Richard Hbig

Alguém, por favor, dá uma aula de informática básica pra equipe econômica.
Expliquem que LGPD não tem relação com LGBT, confusão esta q, possivelmente, está motivando a entrega de petabytes de dados sigilosos, de todos os brasileiros e da esfera federal, à empresas privadas.

Glauber Silva

Na verdade quem mora nos centros paga muito mais barato, isso quando não é frete grátis. Quem mora longe que se fode, tem nada de socialização não colega você ta viajando na maionese. Pode olhar as precificações de todas elas, privadas ou correios.

Vocês tem que parar de achar que correio só entrega carta. Aliás, só empresa de cobrança manda carta, mesmo assim só algumas, agora existem coisas chamadas email marketing e telecobrança.

Botem na cabeça que os Correios são uma empresa de logística, uns dos negócios mais rentáveis que existe agora que compra pela internet só cresce. E eles tem toda a infra-estrutura de distribuição pronta. Não a toa Amazon e Alibaba já tão babando. Assim fica fácil né ? Dar de mão beijada pro primeiro que chega e "pagar" do jeito que pagaram na era FHC, que ninguém sabe pra onde foi o dinheiro das privatizações ...

Usar o cérebro não dói não viu ?

Glauber Silva

E quem disse que paga? Tu já comparou a precificação de encomenda entre os Correios e as outras ?

Rod

E pq quem mora em grandes centros tem que pagar mais caro pra socializar o custo de quem mora afastado mesmo?

Rod

Gosta de bancar cabide de emprego?

danielnbl

Incerto.

Diego Oliveira

E qual a vantagem da empresa ser estatal? A petrobrás por exemplo, é estatal e por isso você abastece seu carro de graça? Ou ainda por um preço muito mais barato que em outros postos? Colega de verdade, o dia que sair da bolha e parar de repetir os argumentos que você vê a esquerda lhe dizer vai se dar conta do quanto foi enganado, vou te dar a dica de por onde começar: mises.org.br

Gaius Baltar

Se a empresa pública seguir todos os parâmetros de uma privada então mais vale ela ser logo privada, pois diminuiria o risco do estado como acionista ter que colocar dinheiro lá. A função do estado é balizar a economia e não fomenta-la.

Eliézer José Lonczynski

Meu Deus...

brunocabral

Todas as teles entregaram resultados melhores de que quando eram estatal (antes, telefone era caro, tinha baixa cobertura e vivia dando falhas). O sistema elétrico vivia dando apagões (principalmente a Antiga CERJ, outro caso é a Embraer, que era muito menor, na verdade minuscula).

Glauber Silva

A estupidez dessa gente é tão grande, que são INCAPAZES de admitir que há pessoas com bom senso o suficiente pra querer esses retarda que eles chamam de politico longe do poder. Pior não é nem isso. O excrementíssimo presidente foi atestado com problemas mentais, essa nojeira era pra exercer ZERO cargos públicos. Quanto ao PT é isso ai, partido morto politicamente. Nas próximas eleições serão varridos novamente.

Henrique

Quando ele VETAR TUDO da Lei de Abuso de Autoridade, e, apoiar de fato e totalmente o Ministro Sérgio Moro, o Deltan Dallagnol e a equipe da Lava Jato, ai ele será um presidente.
Até lá, ele esta apenas sendo mais um político sem postura e que está enganando quem votou nele para presidente.

Gloran VelhaGuarda

Só pode ser brincadeira querer privatizar SERPRO e DATAPREV.
Qualquer lugar do mundo preferiria dar um tiro no saco a vender informações assim a preço de banana.

Gloran VelhaGuarda

Qual seu problema mental em argumentar algo sem falar do PT?
Seu presidente é um bosta, o Lula é um bosta. E no que isso melhora sua vida? Para de chupar pau de politico e vire um cidadão pelo menos uma vez na vida.

Paulo Andador

O "meu" presidente está há 8 meses falando merda como você diz, o seu presidiário de estimação passou 14 anos roubando a nação, então acho que estou ganhando ainda. Quanto a voltar "àquele" palácio, se o meu não vai voltar, quem dirá o seu então rsrsrs.

Exibir mais comentários