Início » Aplicativos e Software » Google Hangouts clássico sobreviverá até pelo menos junho de 2020

Google Hangouts clássico sobreviverá até pelo menos junho de 2020

Google Hangouts clássico seguirá disponível na web, iPhone e Android; serviço de mensagens será desligado no G Suite em 2020

Felipe Ventura Por

Se você ainda usa o Hangouts clássico, boa notícia: o Google adiou o fim do serviço para depois de junho de 2020; ele continuará disponível inclusive para clientes do G Suite, que terão mais tempo de migrar seus funcionários para o Hangouts Chat. No entanto, a empresa ainda quer encerrar as atividades do antigo mensageiro.

Google Hangouts no PC

Inicialmente, o Google previa levar os recursos do Hangouts clássico ao Hangouts Chat até setembro, para encerrar o Hangouts clássico no G Suite a partir de outubro. No entanto, a empresa revisou o cronograma: "estamos oficialmente adiando a data de transição final... para não antes de junho de 2020".

O Google alega que clientes do G Suite pediram para uma extensão do prazo, porque precisam de mais tempo para migrar seus funcionários do Hangouts clássico para o Hangouts Chat — um produto semelhante ao Slack e Microsoft Teams.

Portanto, agora o cronograma é este:

  • final de 2019 até primeiro semestre de 2020: clientes do G Suite podem se inscrever no Programa de Transição Acelerada para iniciar a migração do domínio para o Hangouts Chat;
  • primeiro semestre de 2020: qualquer cliente do G Suite pode migrar para o Hangouts Chat e desativar o Hangouts clássico;
  • segundo semestre de 2020: todos os clientes do G Suite que usam o Hangouts clássico serão obrigatoriamente migrados para o Hangouts Chat.

Google Hangouts clássico seguirá ativo para consumidores

O Google explica em um artigo de ajuda que, mesmo no segundo semestre de 2020, "nenhuma alteração será feita na versão para consumidor do Hangouts clássico; continuamos a oferecer suporte aos consumidores do serviço".

Ou seja, se você usa o Hangouts no Gmail, iPhone ou Android, o serviço continuará funcionando no ano que vem. Claro, a intenção do Google é encerrar esse mensageiro em algum momento, migrando os usuários para o Hangouts Chat e Meet.

Ainda assim, o Google terá cinco aplicativos diferentes de mensagem: além do Hangouts Chat e Hangouts Meet, há o Duo para videochamadas, o Mensagens para SMS e RCS, e o Google Voice.

Com informações: Google.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

hamster

Dificil saber, o Google perdeu o foco nos mensageiros e todo mundo migrou pra concorrência.

Felipe Liʍa

mas o Duo e Allo eh voltado para os app moveis!!

ja o Chat e mais voltado para o pessoal que trabalha com G Suite

PS: mas concordo.. o Google e tudo banguçado!!!!! :D

Eric Viana

Mas foi a mesma história com o Duo e o Allo, com o Gtalk... Se a ideia era, desde o começo, centralizar tudo no hangouts pq fizeram esse monte de desvio? Mas enfim, ou nos adaptamos ou usamos a concorrência (o que é o caso aqui pela empresa).

Felipe Liʍa

esse eh a ideia do Hangouts Chat... vai ficar tudo nele agora!

Eric Viana

Concordo. Mas porque ter N diferentes apps de chat? Focar no hangouts e entregar tudo nele, seria muito mais produtivo e evitaria a dispersão. Já falaram abaixo que matar o Gtalk foi um tiro no pé. Se tivessem evoluido o app certamente seria um dos comunicadores de grande utilização atualmente.

Fabio Rocho

Para empresas que possuem o serviço de e-mail G Suite, da Google, o Hangouts é muito utilizado, pois todos os usuários que utilizam Gmail acabam por fazer uso do chat.

Cazalbé

Sim, continua!

Felipe

Pois é né chat e rede social a Google realmente não consegue fazer pegar

Rod

E continua assim?

hamster

Usei há uns anos atrás, era lento e no 3g as mensagens muitas vezes não iam ou iam fora de ordem.

Eric Viana

Pessoa A pergunta no grupo: -- você usa Hangouts Chat, Hangouts Meet, Duo ou Google Voice?
Pessoa B responde: -- Slack
Pessoa C responde: -- Skype
Porque a Google continua criando apps para chat?

Lucas Oliveira

Ruim por que? É só um chat igual a qualquer outro, manda e recebe mensagens, como pode ser ruim?

uB.

Se n tivesse matado o G Talk geral tava usando esse serviço ainda.

lucas.lop

O impressionante é ver que Empresas ainda usa esse troço pra lá de ruim.

Fui usar um tempo desses, e não sei como um dia pude promover esse treco.