Início » Aplicativos e Software » Google Hangouts clássico sobreviverá até pelo menos junho de 2020

Google Hangouts clássico sobreviverá até pelo menos junho de 2020

Google Hangouts clássico seguirá disponível na web, iPhone e Android; serviço de mensagens será desligado no G Suite em 2020

Felipe Ventura Por
16 semanas atrás

Se você ainda usa o Hangouts clássico, boa notícia: o Google adiou o fim do serviço para depois de junho de 2020; ele continuará disponível inclusive para clientes do G Suite, que terão mais tempo de migrar seus funcionários para o Hangouts Chat. No entanto, a empresa ainda quer encerrar as atividades do antigo mensageiro.

Google Hangouts no PC

Inicialmente, o Google previa levar os recursos do Hangouts clássico ao Hangouts Chat até setembro, para encerrar o Hangouts clássico no G Suite a partir de outubro. No entanto, a empresa revisou o cronograma: "estamos oficialmente adiando a data de transição final... para não antes de junho de 2020".

O Google alega que clientes do G Suite pediram para uma extensão do prazo, porque precisam de mais tempo para migrar seus funcionários do Hangouts clássico para o Hangouts Chat — um produto semelhante ao Slack e Microsoft Teams.

Portanto, agora o cronograma é este:

  • final de 2019 até primeiro semestre de 2020: clientes do G Suite podem se inscrever no Programa de Transição Acelerada para iniciar a migração do domínio para o Hangouts Chat;
  • primeiro semestre de 2020: qualquer cliente do G Suite pode migrar para o Hangouts Chat e desativar o Hangouts clássico;
  • segundo semestre de 2020: todos os clientes do G Suite que usam o Hangouts clássico serão obrigatoriamente migrados para o Hangouts Chat.

Google Hangouts clássico seguirá ativo para consumidores

O Google explica em um artigo de ajuda que, mesmo no segundo semestre de 2020, "nenhuma alteração será feita na versão para consumidor do Hangouts clássico; continuamos a oferecer suporte aos consumidores do serviço".

Ou seja, se você usa o Hangouts no Gmail, iPhone ou Android, o serviço continuará funcionando no ano que vem. Claro, a intenção do Google é encerrar esse mensageiro em algum momento, migrando os usuários para o Hangouts Chat e Meet.

Ainda assim, o Google terá cinco aplicativos diferentes de mensagem: além do Hangouts Chat e Hangouts Meet, há o Duo para videochamadas, o Mensagens para SMS e RCS, e o Google Voice.

Com informações: Google.