Início » Jogos » Sony registra design de possível devkit do PlayStation 5 no Brasil

Sony registra design de possível devkit do PlayStation 5 no Brasil

Este pode ser kit para desenvolvedores do Sony PlayStation 5; console terá SSD, suporte a 8K e será compatível com jogos do PS4

Por
21/08/2019 às 16h31

A Sony já revelou vários detalhes sobre seu futuro console, chamado informalmente de PlayStation 5: ele terá suporte a 8K, rodará conteúdo 4K com taxa de frequência de 120 Hz, e virá com SSD para um desempenho mais rápido que no PS4. A empresa registrou o design de um console no Brasil, e ele pode ser o kit para desenvolvedores de jogos do PS5.

PlayStation 5 no INPI

A Sony Interactive Entertainment solicitou o registro de desenho industrial para este dispositivo eletrônico em maio de 2019; ele foi concedido no último dia 13 de agosto pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

O documento menciona o nome “Yusuhiro Ootori”, que provavelmente se refere a Yasuhiro Ootori, diretor de engenharia da Sony que trabalhou no PlayStation 4 — em 2013, ele desmontou o console em um vídeo da Wired.

O site holandês LetsGoDigital encontrou este design porque, ao ser registrado no INPI, ele apareceu em um sistema da EUIPN (Rede de Propriedade Intelectual da União Europeia) que reúne desenhos industriais de mais de 60 países, incluindo o Brasil.

Sony pode ter design diferente para PlayStation 5

Este deve ser o kit para desenvolvedores, não o design final do PlayStation 5, dada a quantidade de portas na parte frontal. A Sony distribui uma versão prévia do console antes do lançamento para empresas que criam jogos; ela não precisa se preocupar tanto com a estética porque o produto final para consumidores costuma ter uma cara diferente.

PlayStation 5 no INPI

O dispositivo tem várias saídas de ar, aparentemente para resfriar componentes internos como o processador e chip gráfico da AMD. O TechRadar também notou algo interessante: o formato em V, que corresponde a 5 na numeração romana.

A Sony confirma que o PlayStation 5 virá com SSD para carregar jogos mais rápido; terá suporte à tecnologia ray tracing para uma iluminação mais realista; continuará aceitando mídia física; e será compatível com todos os títulos já lançados para o PS4.

O PS5 será o concorrente do próximo Xbox, chamado provisoriamente pela Microsoft de Project Scarlett. Ambos serão lançados em 2020.

Perspectiva frontal do dispositivo da Sony:

PlayStation 5 no INPI

E a traseira:

PlayStation 5 no INPI

Registro do dispositivo no INPI:

PlayStation 5 no INPI

Com informações: LetsGoDigital, TechRadar.

Mais sobre: , , , ,