Início » Jogos » Sony registra design de possível devkit do PlayStation 5 no Brasil

Sony registra design de possível devkit do PlayStation 5 no Brasil

Este pode ser kit para desenvolvedores do Sony PlayStation 5; console terá SSD, suporte a 8K e será compatível com jogos do PS4

Felipe Ventura Por

A Sony já revelou vários detalhes sobre seu futuro console, chamado informalmente de PlayStation 5: ele terá suporte a 8K, rodará conteúdo 4K com taxa de frequência de 120 Hz, e virá com SSD para um desempenho mais rápido que no PS4. A empresa registrou o design de um console no Brasil, e ele pode ser o kit para desenvolvedores de jogos do PS5.

PlayStation 5 no INPI

A Sony Interactive Entertainment solicitou o registro de desenho industrial para este dispositivo eletrônico em maio de 2019; ele foi concedido no último dia 13 de agosto pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

O documento menciona o nome “Yusuhiro Ootori”, que provavelmente se refere a Yasuhiro Ootori, diretor de engenharia da Sony que trabalhou no PlayStation 4 — em 2013, ele desmontou o console em um vídeo da Wired.

O site holandês LetsGoDigital encontrou este design porque, ao ser registrado no INPI, ele apareceu em um sistema da EUIPN (Rede de Propriedade Intelectual da União Europeia) que reúne desenhos industriais de mais de 60 países, incluindo o Brasil.

Sony pode ter design diferente para PlayStation 5

Este deve ser o kit para desenvolvedores, não o design final do PlayStation 5, dada a quantidade de portas na parte frontal. A Sony distribui uma versão prévia do console antes do lançamento para empresas que criam jogos; ela não precisa se preocupar tanto com a estética porque o produto final para consumidores costuma ter uma cara diferente.

PlayStation 5 no INPI

O dispositivo tem várias saídas de ar, aparentemente para resfriar componentes internos como o processador e chip gráfico da AMD. O TechRadar também notou algo interessante: o formato em V, que corresponde a 5 na numeração romana.

A Sony confirma que o PlayStation 5 virá com SSD para carregar jogos mais rápido; terá suporte à tecnologia ray tracing para uma iluminação mais realista; continuará aceitando mídia física; e será compatível com todos os títulos já lançados para o PS4.

O PS5 será o concorrente do próximo Xbox, chamado provisoriamente pela Microsoft de Project Scarlett. Ambos serão lançados em 2020.

Perspectiva frontal do dispositivo da Sony:

PlayStation 5 no INPI

E a traseira:

PlayStation 5 no INPI

Registro do dispositivo no INPI:

PlayStation 5 no INPI

Com informações: LetsGoDigital, TechRadar.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

johndoe1981

Conhecendo os governantes brasileiros, aposto que esses certificados são mais baratos...

marcos_5000

Eles tem certificado de segurança, mas o governo usa um tipo de certificado que não é reconhecido pelos browsers. Até hoje não sei por qual motivo!

MobSaitama

Fofo

anonymusblack666 white

Esses devkits são "tijolões" mas tem uma ventilação do capeta! Bem queira pegar uma versão dessas do que uma bonitona que esquenta como um forno!

Brunei

Bem colocado kkkk.

Eu nos últimos tempos mesmo já gastei mais de R$ 1200,00 com o INPI, pouco, mas já ajuda a pagar um certificado de R$ 130,00 e um café.

johndoe1981

Você sabe que está acessando um site do governo brasileiro quando aparece o aviso que ele não é seguro. Pelo visto essa taxa cobrada pelo INPI não é suficiente pra compra a porcaria de um certificado de segurança.

João Victor

Eu só quero que essa nova geração evolua muito para o VR, e o torne mais acessível. Eu testei Assetto Corsa em VR na casa de um amigo, e foi uma das experiências mais incríveis que já tive na vida.

Vanderlei Gomes Fotografia

Alguém sabe o valor da taxa quinquenal?

Anderson Antonio Santos Costa

Esse devkit lembra o design de um roteador bem avançado.

leoleonardo85

JORNALISTA VAI COM DEUS!!!

Emmanuel Carvalho

Mais legal que o dev kit do ps4. https://uploads.disquscdn.c...

FastSloth87

Calmem suas tetas crianças, esses são os Dev Kits do PS4 e PS4 Pro, design nada a ver com o produto final:

https://uploads.disquscdn.c...

https://uploads.disquscdn.c...

Paulo Manso

Isso é um devkit, todos os devkits são horríveis. Portanto não se preocupe com a aparência do produto final.

Uriel Dos Santos Souza

Se for assim, Vai ser muito feio! kkk