Início » Aplicativos e Software » Android Pie e Q ganham “modo foco” para bloquear apps que distraem você

Android Pie e Q ganham “modo foco” para bloquear apps que distraem você

Google atualiza Bem-estar Digital no Android 9 Pie e Q para incluir modo sem distrações (focus mode); notificações ficam ocultas

Felipe Ventura Por

O Google atualizou o Bem-estar Digital no Android 9 Pie e Android Q para incluir o modo sem distrações (focus mode): ele permite bloquear alguns apps de forma temporária para que você possa se concentrar mais no trabalho ou nos estudos. As notificações ficarão ocultas até que o recurso seja desativado.

Bem-Estar Digital

A novidade apareceu no beta mais recente do Bem-estar Digital: a opção “modo sem distrações” permite escolher aplicativos que serão pausados quando você desejar. Enquanto esse modo estiver ativado, o ícone de cada app aparecerá em cinza na tela inicial, e não será possível abri-los.

Os aplicativos bloqueados continuam emitindo notificações, mas elas ficam ocultas; elas se tornarão visíveis quando você desativar o modo sem distrações. Isso pode ser feito através de um atalho nas configurações rápidas: o Bem-estar Digital sugere adicionar um botão em meio aos ajustes de Wi-Fi, Bluetooth e modo avião.

Assim, com o toque de um botão, é possível bloquear o Instagram, Facebook, Twitter e outras redes sociais que acabam consumindo sua atenção. Depois de trabalhar ou estudar, basta tocar no mesmo botão para reativar os apps. Isso também poderia ser usado para bloquear apps de trabalho enquanto você está de férias ou fora do expediente.

Bem-estar Digital

Bem-estar Digital permite criar timers para apps no Android

Eu gosto bastante do Bem-estar Digital porque ele permite colocar timers para os aplicativos: eu estabeleço um limite de tempo para alguns jogos, Twitter, Instagram e YouTube. E, quando chega a hora de dormir, o Android silencia as notificações e ativa a escala de cinza. Nem todo mundo é fã desse recurso, e circulam rumores de que ele pode afetar o desempenho (o Google nega).

Se você estiver interessado, pode instalar o beta mais recente do Bem-estar Digital através da Play Store ou via APK. Feito isso, é necessário forçar a parada do aplicativo para que apareçam as novas opções. Ele é compatível apenas com Android Pie e Q.

Bem-estar Digital

Com informações: Android Police, XDA Developers.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

marcos júnior

depende do aparelho. Os moto g6 receberam o update com bem estar digital e alguns novos samsung (como o S10) eu soube que também têm. Acho que todos os que forem lançados a partir do ano que vêm devem vir com ele de fábrica.

John Smith

Recurso inútil. Um mínimo de força de vontade deveria ser suficiente pra evitar uso de celular.
Conheço quem ativa no iOS mas sempre entra no app e ignora a restrição por algum tempo.

Rod

Tenho pena de quem precisa desse tipo de coisa.

Murilo Calegari

Tentei baixar no Galaxy S8 com Android Pie (9) e dá como dispositivo incompatível...

Theo Queiroz

Mas continua apenas para aparelhos da linha Pixel ou já foi liberado pra qualquer um rodando Pie?

Guilherme

Nossa, que malabarismo. Por isso nao tinha achado hahaha. Valeu pelo toque!

Harry Specter

Na verdade você pode sim. É só vc ir em todos os dispositivos, naquela tela onde mostra o quanto você usou de cada app específico. Aí vc toca nele e lá embaixo vai ter "adicionar limite"

Guilherme

Recentemente mudei do Android 9 Pie para o iOS 12 e achei a alternativa ao Bem-Estar Digital para o iPhone bem pior que a versão do robô. Eu não posso, por exemplo, configurar tempo de uso para um app específico, só para grupos de apps (redes sociais, por exemplo). Total sem sentido.