Android 10 é o nome oficial do Android Q; Google não quis usar “quindim”

Google diz que nome Android 10 é mais simples e mais intuitivo para seus 2,5 bilhões de usuários no mundo

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Nada de Quindim, Queijadinha nem Quebra-queixo: a próxima versão do sistema operacional do Google se chamará apenas Android 10; a empresa diz que esse nome é “mais simples e mais intuitivo para nossa comunidade global”. O logotipo também mudou: ele agora possui um robozinho verde e, para maior acessibilidade, uma fonte diferente e texto na cor preta.

Por que o Google desistiu de colocar nomes de sobremesas no Android? O vice-presidente de produto Sameer Samat explica ao 9to5Google que sua equipe avaliou possibilidades como “Queens Cake” e “quindim”, mas reconheceu que esses doces não eram conhecidos globalmente.

“Um feedback que recebemos dos usuários ao longo dos anos é que os nomes das sobremesas não são universalmente entendidos em diferentes culturas e idiomas”, disse Samat.

No blog oficial do Google, o executivo continua: “sabemos que as tortas não são uma sobremesa em alguns lugares; e que os marshmallows, embora deliciosos, não são um doce popular em muitas partes do mundo”.

Android

Samat aponta outro problema: novos usuários do Android, que não estão familiarizados com os nomes de sobremesa, podem ter dificuldade em entender se estão na versão mais recente do sistema. (A maioria não está.)

Assim, como o Android tem 2,5 bilhões de dispositivos ativos, o Google decidiu adotar nomes mais simples e intuitivos para as versões, seguindo o exemplo do iOS, Chrome OS e Windows.

Google cria novo logotipo para Android com robô verde

O logotipo do Android também está mudando por questões de acessibilidade. A fonte verde da versão antiga “era difícil de ler, especialmente para pessoas com deficiências visuais”, diz o Google.

Android

Por isso, o logotipo do Android ganhou uma fonte mais fácil de ler (e mais sem graça) na cor preta. O texto é acompanhado pelo robozinho na cor verde, o mascote do sistema operacional há muitos anos. Além disso, o Google criou um novo conjunto de combinações de cores para melhorar o contraste.

A versão final do Android 10 chegará nas próximas semanas. Ele terá novos gestos para voltar à tela anterior e à tela inicial; permitirá informar sua localização apenas quando o app estiver em uso; restringirá acesso aos seus arquivos; expandirá o tema escuro; entre outros.

Com informações: Google, 9to5Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados