Início » Aplicativos e Software » Android 10 é o nome oficial do Android Q; Google não quis usar “quindim”

Android 10 é o nome oficial do Android Q; Google não quis usar “quindim”

Google diz que nome Android 10 é mais simples e mais intuitivo para seus 2,5 bilhões de usuários no mundo

Felipe Ventura Por

Nada de Quindim, Queijadinha nem Quebra-queixo: a próxima versão do sistema operacional do Google se chamará apenas Android 10; a empresa diz que esse nome é “mais simples e mais intuitivo para nossa comunidade global”. O logotipo também mudou: ele agora possui um robozinho verde e, para maior acessibilidade, uma fonte diferente e texto na cor preta.

Por que o Google desistiu de colocar nomes de sobremesas no Android? O vice-presidente de produto Sameer Samat explica ao 9to5Google que sua equipe avaliou possibilidades como “Queens Cake” e “quindim”, mas reconheceu que esses doces não eram conhecidos globalmente.

“Um feedback que recebemos dos usuários ao longo dos anos é que os nomes das sobremesas não são universalmente entendidos em diferentes culturas e idiomas”, disse Samat.

No blog oficial do Google, o executivo continua: “sabemos que as tortas não são uma sobremesa em alguns lugares; e que os marshmallows, embora deliciosos, não são um doce popular em muitas partes do mundo”.

Android

Samat aponta outro problema: novos usuários do Android, que não estão familiarizados com os nomes de sobremesa, podem ter dificuldade em entender se estão na versão mais recente do sistema. (A maioria não está.)

Assim, como o Android tem 2,5 bilhões de dispositivos ativos, o Google decidiu adotar nomes mais simples e intuitivos para as versões, seguindo o exemplo do iOS, Chrome OS e Windows.

Google cria novo logotipo para Android com robô verde

O logotipo do Android também está mudando por questões de acessibilidade. A fonte verde da versão antiga “era difícil de ler, especialmente para pessoas com deficiências visuais”, diz o Google.

Android

Por isso, o logotipo do Android ganhou uma fonte mais fácil de ler (e mais sem graça) na cor preta. O texto é acompanhado pelo robozinho na cor verde, o mascote do sistema operacional há muitos anos. Além disso, o Google criou um novo conjunto de combinações de cores para melhorar o contraste.

A versão final do Android 10 chegará nas próximas semanas. Ele terá novos gestos para voltar à tela anterior e à tela inicial; permitirá informar sua localização apenas quando o app estiver em uso; restringirá acesso aos seus arquivos; expandirá o tema escuro; entre outros.

Com informações: Google, 9to5Google.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Adriano Lcinco

Aposto que o próximo será android X1

Gabriel Naldis

Disponha, fofo.

Gabriel Naldis

Às ordens, Mickey Rato. 💚

Credulos

Se você rê ler a matéria verá que um dos pontos de desculpas da Google foi no nome Quindim não ser bem difundido ou reconhecido em diversos países, o que não era problema a alguns anos atrás com vários outros doces com nomes ate pior, mais como estamos na fase do nada pode vem essa desculpa de merda.

Gabriel Naldis

Disponha, Rato Fake.

Baidu feat MC Brinquedo

É porque odeio demais mesmo!
Ela deixa o menu iniciar muito lerdo, pode comparar com o do W7 pra ver a [email protected] que a MS fez.

Keaton

Conhecido, é. Não por todo mundo.

Eclair é um nome que não é conhecido no Brasil... Lá fora é.

Keaton

Não é comum no Brasil, mas é conhecido... :I

Keaton

Ser conhecido é diferente de ser praticado/feito num local... hahaha

Thiago Meira

Vou mudar para o IOS depois dessa.... Inaceitável Google

Theo Queiroz

Gingerbread conhecido? Nunca vi um ao vivo, só em filmes de natal e no Shrek...

Theo Queiroz

Eu tiro o chapéu pra Apple nesse quesito. Eles são mestres quando o assunto é design bonito e funcional. Não gostei de usar o iOS, mas sinto saudades da aparência.

Jayson Silva

Esse é o ponto. Gingerbread era um nome ruim, assim como Nougat e etc. São doces que mais da metade do mundo nunca ouviu falar.
Melhor seguir com os números mesmo, decisão mais que correta.

Jayson Silva

O que que politicamente correto tem a ver com acessibilidade?

raphael_silva

Isso nem é comum no Brasil, 5o maior país do mundo.

Exibir mais comentários