Início » Aplicativos e Software » Android 10 é o nome oficial do Android Q; Google não quis usar "quindim"

Android 10 é o nome oficial do Android Q; Google não quis usar "quindim"

Google diz que nome Android 10 é mais simples e mais intuitivo para seus 2,5 bilhões de usuários no mundo

Felipe Ventura Por

Nada de Quindim, Queijadinha nem Quebra-queixo: a próxima versão do sistema operacional do Google se chamará apenas Android 10; a empresa diz que esse nome é "mais simples e mais intuitivo para nossa comunidade global". O logotipo também mudou: ele agora possui um robozinho verde e, para maior acessibilidade, uma fonte diferente e texto na cor preta.

Por que o Google desistiu de colocar nomes de sobremesas no Android? O vice-presidente de produto Sameer Samat explica ao 9to5Google que sua equipe avaliou possibilidades como "Queens Cake" e "quindim", mas reconheceu que esses doces não eram conhecidos globalmente.

"Um feedback que recebemos dos usuários ao longo dos anos é que os nomes das sobremesas não são universalmente entendidos em diferentes culturas e idiomas", disse Samat.

No blog oficial do Google, o executivo continua: "sabemos que as tortas não são uma sobremesa em alguns lugares; e que os marshmallows, embora deliciosos, não são um doce popular em muitas partes do mundo".

Android

Samat aponta outro problema: novos usuários do Android, que não estão familiarizados com os nomes de sobremesa, podem ter dificuldade em entender se estão na versão mais recente do sistema. (A maioria não está.)

Assim, como o Android tem 2,5 bilhões de dispositivos ativos, o Google decidiu adotar nomes mais simples e intuitivos para as versões, seguindo o exemplo do iOS, Chrome OS e Windows.

Google cria novo logotipo para Android com robô verde

O logotipo do Android também está mudando por questões de acessibilidade. A fonte verde da versão antiga "era difícil de ler, especialmente para pessoas com deficiências visuais", diz o Google.

Android

Por isso, o logotipo do Android ganhou uma fonte mais fácil de ler (e mais sem graça) na cor preta. O texto é acompanhado pelo robozinho na cor verde, o mascote do sistema operacional há muitos anos. Além disso, o Google criou um novo conjunto de combinações de cores para melhorar o contraste.

A versão final do Android 10 chegará nas próximas semanas. Ele terá novos gestos para voltar à tela anterior e à tela inicial; permitirá informar sua localização apenas quando o app estiver em uso; restringirá acesso aos seus arquivos; expandirá o tema escuro; entre outros.

Com informações: Google, 9to5Google.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Adriano Lcinco
Aposto que o próximo será android X1
Gabriel Naldis
Disponha, fofo.
Gabriel Naldis
Às ordens, Mickey Rato. 💚
Credulos
Se você rê ler a matéria verá que um dos pontos de desculpas da Google foi no nome Quindim não ser bem difundido ou reconhecido em diversos países, o que não era problema a alguns anos atrás com vários outros doces com nomes ate pior, mais como estamos na fase do nada pode vem essa desculpa de merda.
Gabriel Naldis
Disponha, Rato Fake.
Baidu feat MC Brinquedo
É porque odeio demais mesmo!Ela deixa o menu iniciar muito lerdo, pode comparar com o do W7 pra ver a [email protected] que a MS fez.
Keaton
Conhecido, é. Não por todo mundo.Eclair é um nome que não é conhecido no Brasil... Lá fora é.
Keaton
Não é comum no Brasil, mas é conhecido... :I
Keaton
Ser conhecido é diferente de ser praticado/feito num local... hahaha
Thiago Meira
Vou mudar para o IOS depois dessa.... Inaceitável Google
Theo Queiroz
Gingerbread conhecido? Nunca vi um ao vivo, só em filmes de natal e no Shrek...
Theo Queiroz
Eu tiro o chapéu pra Apple nesse quesito. Eles são mestres quando o assunto é design bonito e funcional. Não gostei de usar o iOS, mas sinto saudades da aparência.
Jayson Silva
Esse é o ponto. Gingerbread era um nome ruim, assim como Nougat e etc. São doces que mais da metade do mundo nunca ouviu falar.Melhor seguir com os números mesmo, decisão mais que correta.
Jayson Silva
O que que politicamente correto tem a ver com acessibilidade?
raphael_silva
Isso nem é comum no Brasil, 5o maior país do mundo.
Mickão
Obrigado, professor Pasquale.
Thiago Calazans
Nunca assistiu Shrek? Faz o urro
Thiago Calazans
Tantos anos que foram lançadas essas versões. Se uma pessoa muda de pensamento com os anos, imagina uma empresa que muda de pessoas na direção.
Thiago Calazans
Tá, mas por que todo mundo tá falando de politicamente correto?
Rodolpho Camargo
Gingerbread não é bem conhecido. Se Eclair fosse conhecido você não precisaria ter explicado
Rodolpho Camargo
Uma empresa bilionária e reconhecida no mundo inteiro como a Google fez todas as pesquisas com os designers super bem pagos deles pra fazer as alterações na identidade visual de um dos produtos mais importantes deles, mas o Fabio Santos é que tá certo. Se situa, gente.
João
Daqui 10 anos esse será o sistema nos celulares de entrada, tipo o 4.2 hoje.
Adriano
Acho que se mantivessem o "queen" ia rolar piadinha pra caramba...
Adriano
Tenho repúdio aos surtos "politicamente corretos" também mas esse, confiando na explicação dada, foi devido a acessibilidade. Assim, acho que foi uma atitude correta...
Fabio Santos
Povo é tudo maluco, até logo de empresa surta.O fim desta era atual tecnológica será tudo tomando Rivotril.
Keaton
Gingerbread é bem conhecido. (sabe aqueles biscoitos em forma de gente que tem no natal?)Eclair é quase a mesma coisa que bomba de chocolate. (tinha uma diferença, mas agora não me recordo)
Keaton
a empresa diz que esse nome é “mais simples e mais intuitivo para nossa comunidade global”.Já não era sem tempo... ter de ficar lembrando qual era qual era um porre.
Diego
Every ones hates Brazil
Credulos
https://uploads.disquscdn.c...
Credulos
Na versão 19H1 a Cortana agora esta desvinculada da barra de pesquisas, não prejudicando mais o desempenho.
Credulos
E o politicamente correto vence mais uma vez e deixa tudo mais chato do que deveria.
Paul
Já começou errado:1 - Que versão do W10 está usando nessas máquinas?2 - Pra uso corporativo só a versão Pro ou Enterprise. Na Pro vem esses bloatwares, mas dá pra desativar via GPO. Na versão Enterprise ñ vem nada além da MS Store(que pode ser desativada tbm via GPO).
Maurício Costa
Eles têm razão, de fato, vários dos nomes eram doces que eu nunca tinha comido. Mas, esse logo com o nome ficou simplista demais, dá pra pensar em acessibilidade e politicamente correto sem sacrificar o design, aí que tá o desafios, afinal eles devem ter equipes incríveis. O robozinho eu gostei!
Paul
Vc vive reclamando da Cortana aqui no TB. HahahaA solução pra vc: Windows 10 Enterprise. 🤷‍♂️ O ADM desativou e nem no menu aparece.https://uploads.disquscdn.c... https://uploads.disquscdn.c...
Baidu feat MC Brinquedo
Ben 10!
Baidu feat MC Brinquedo
Meu único problema com o Windows 10 é a Cortana.Só atrapalha, não dá pra desligar a busca na web por causa dela, buga e deixa a pesquisa do menu iniciar lenta, é inútil (redireciona tudo pro Bing), ocupa espaço na memória e etc... Torço logo pra essa desgraça desaparecer do sistema.
Reginaldo Ribeiro
Perfeito!
Victor Serrão
Nossa... Alertem os aldeãos.
Gabriel Naldis
Android Quindim... doce ruim da porra!
Victor Serrão
Eu faço uso corporativo do W10, problema algum aqui. Melhor versão até hoje.
Gabriel Naldis
Amadurecido usa-se pra frutas, não pra doces.
Gabriel Naldis
Calma, corno!
Gabriel Naldis
- Galvão?- Diga lá, Tino!- Sentiu.
Gabriel Naldis
Pelo visto não só eles.
Fernandol
Famosa globalização, politicamente correto, deixando tudo cada vez mais chato/igual.Oque era original e diferente agora é igual os outros.Usar números pra identificar a versão, fontes mais fáceis de se ler e blá blá blá.Gingerbread era uma coisa que muita gente sequer havia ouvido falar antes do Android vir com esse nome, então não me venha falar de quindim rs.
Paulo #
O Android 10 pronuncia-se Android Xis
𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓
Verdade, mas usar algarismo romano confundiu uma parte da galera, que até hoje chama o sistema de "Xis".
John Smith
Mas a sua opinião não conta.
Danillo Nunes
Google ODEIA o Brasil.
Máxon
Não fui com a cara desse tom de verde, ficou sem graça
Máxon
Faço parte também desse grupo e uso o W10 desde as versões de teste.
André Martani
Ficou simplista demais essa nova logo.E eu só querendo a versão dark no Play Store. Essa nova versão ficou clean, mas doem meus olhos de tão branco.
Felipe Xavier
Eu sou mais um usuário puxa saco sem essa enormidade de problemas no Windows 10.
Tiago Félix
Não sou Power user, mas sou programador.Eu não desligo o Pc, somente quando precisa atualizar aí reinicia, não vejo esses bugs que vc fala.Uso o 10 desde o lançamento.
John Smith
"Puxa saco"? Estou apenas expondo a minha opinião e perguntando quais problemas você enfrentou, já que eu não tive nenhum. Aprenda a conversar sem desrespeitar o próximo.PS: Sabe que o Candy Crush e aqueles outros itens que vem no menu iniciar são apenas atalhos e que clicar neles leva à loja para instalação?
raphael_silva
“Queens Cake” e “quindim”, mas reconheceu que esses doces não eram conhecidos globalmente.É que gingerbread e eclair, são super conhecidos.
Diego Costa
Fora os que citei acima, o mais comum e quando vc deixa o computador ligado de um dia para o outro e o menu iniciar para de funcionar tendo que reiniciar o processo do Explorer.E antes que digam isso também acontece com hardware recente 8th gen pra cima
Diego Costa
Deixa de ser puxa saco, uso básico de usuário não conta, quero ver eu trabalhar em help desk com parque de máquinas Pentium dual core ou core 2 duo tentando rodar esse sistema bloatware aí cheio de programa inútil. Estamos falando de uso corporativo, onde já se viu um Windows que venha pré instalado candy crush?Outra coisa fora toda atualização que cagam alguma coisa, ou usuário perde dados ou corrompe dando tela azul e por aí vai.Usuário que liga o computador acessa o Facebook e desliga pra mim não conta.
John Smith
Do jeito que a Google tem copiado o iOS, podia ter colocado Android X, mesmo.
John Smith
Que caca de Windows 10 cheio de que bugs? Uso em 3 dispositivos distintos, desde um PC relativamente moderno a um notebook de 8 anos de idade e nunca tive problema nenhum com o sistema.
John Smith
Design nunca foi o forte do Google. Nem os aplicativos deles mesmos são consistentes entre si nesse quesito.
John Smith
Mas pelo menos assim a massiva parcela que não terá atualização ficará sabendo o quanto defasado está seu sistema.
John Smith
Ué. Mas a nomenclatura não é a mesma. Está sendo chamado de Android 10 como o atual Windows, não Android X, hehe.Mas do jeito que a Google tem copiado o iOS em tudo, podia ter colocado o nome como Android X, mesmo.
leoleonardo85
Eu uso desde o lançamento do Windows 10 e muito, muito raramente tenho problemas, que tipo de bug você enfrenta?
Trovalds
A Apple chegou bem antes. O OS X foi lançado em 2001.
uB.
Google quebrou 1 década de corrente do doce 😢
Vegeta humilde
Acho q vc ta querendo problematizar o que o Felipe Ventura escreveu.Está mais do q claro q o "sem graça" se refere à mudança da fonte (e nisso concordo) do que a alteração de cor, essa sim, responsável por problemas de acessibilidade quando era verde.
Diego Costa
Android 10.... Isso me lembra Windows 10 e a merda que a M$ fez com o sistema que funcionava como deveria, pra tentar fazer algo genérico a vários dispositivos, celulares, tablets e outros.Porém todos estes morreram e ficou a caca do Windows 10 cheio de bugs.Espero que a Google não comece com essa putaria também
Tori
>Quase todos os serviços Google usam "Product Sans Bold">Google altera a logo do Android de "Product Sans Bold" pra "Medium"E lá vamos nós.
𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓
Se fosse só o robozinho, já estaria ótimo.
𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓
Microsoft fazendo tendências, quem diria hahaha X'D
Walter Werner Hasenberg White
Resumindo com a verdade, Queen's Cake seria se repetir de novo (cake e pie já enjoaram) e o quindim, um doce luso-brasileiro, seria estranho para google aqueles queque acha o Google acha que são o mundo real, no caso USA/Reino Unido...Então ficaram no clichê dos clichês que é o 10... Só faltava o 10 ser em algarismos romanos para ser ainda menos inventivo...
Walter Werner Hasenberg White
Isso é um aspecto muito forte no linux... (Ubuntu usa nomes de animais, Mint de mulheres etc). O google poderia deixar o doce como nome secundário e ainda tentar fechar uma parceria com alguma empresa (restaurante que faça quindins, por exemplo) assim como fez com oreo e kitkat... E quem falou que o nome fantasia tem que ser "universal" eu adoro quando o ubuntu usa o nome de um animal bem diferente, vou lá e pesquiso e aprendo...
Luiz Machado
Mas teria sido bacana manter um nome fantasia, como muitos sistemas de versionamento fazem, tipo v10.0.0-quindim e chamar de Android 10 Quindin, só pela tematica e diversão.
Helmut
Não, mas também não tem problema ser. Desde que funcione pra quem precisa.
johndoe1981
huahuahua
johndoe1981
Era só chamar de "Android 10 Quindim" :'-(
Anakin
Eu imagino que o Android 10 ficará por 1 ano, porque em 2020 virá o Android 11. Mas se eles mantiverem o 10 em 2020 você está certo haha
Danillo Perobelli Dos Santos
"Google diz que nome Android 10 é mais simples e mais intuitivo para seus 2,5 bilhões de usuários no mundo" como se todos fossem receber essa atualização né??...
Pierre Diniz
Logou na conta errada, Breno.
Pierre Diniz
Não dá palanque pra maluco, cara.
Rodrigo Gomes
Eu trabalho com apps e projetos mobile, e há muito tempo nem eu e nem ninguém que trabalha comigo se refere as versões do Android pelo "nome fantasia", vamos dizer assim. Sempre é algo do tipo "É compatível com a versão 7 ou superior" nas conversas e mesmo documentações que usamos.Eu nem sei quais foram os últimos doces/sobremesas utilizados como nome do sistema, para dizer bem a verdade. Ainda bem que agora isso se tornou oficial de fato. Fica mais fácil para acompanhar as atualizações,
Valdir Casotti
Eu sei o que você esta fazendo google, a fonte antiga era maravilhosa, só que não lembrava a fonte da marca, uma pena erem abandonado o verde poderiam ter aproveitado o tom do L
Luizx
Excelente ja deu daquela palhaçada de por nome de doce
Andre Kittler
A grande novidade certamente é o nome. E a melhor parte o video de lançamento.... que tédio...um dia poderia voltar a como era antes, Vista, 7, (e até o 8! Ruim, mas ousadamente diferente!) Android 3, 4.... :(
tuneman
Não dê atenção....Esse aí é velha figurinha que vive puxando o saco dos produtos da Microsoft e desmerecendo os outros.....
Trovalds
O "Que" no inglês é uma letra de pouquíssimos vocábulos. Em se tratando de doce então...Enfim, mais um 10 pra coleção. MacOS X, Windows 10 e agora Android 10.
Trovalds
Amadurecido...
Gladstone Mota
O Número 10 foi licenciado pela microsoft kkkk
Rodrigo T.
Sem contar que daqui alguns anos as pessoas nao chamarao mais de Windows 10, somente Windows.
Eric Viana
Perdemos a chance do Android Quindim :-), o que é uma pena, mas se for para integrar mais gente e tornar mais acessível é muito válido.
Fernando Val
O que tem a ver o fiofó com a calça?Antes do Windows 10 veio o MacOS 10. E daí? Alguma relação?
JK
Está na cabeça de quem lê. No mais ficou sem graça mesmo.
Adriano Garcez
Era da hora, mas eu quase sempre ficava perdido, já que não fazia muito sentido: 2.1 era Eclair, 2.2 Froyo e 2.3 Gingerbread, por ex.
JamesRafael
Não disse, mas ficou subentendido que "fontes mais fáceis de ler" também são mais "sem graça", como se algo simples fosse relativamente pior que algo mais "complicado". Não é uma associação boa de qualquer forma.
Helio Almeida
"A maioria não está."https://media2.giphy.com/me...
Mickão
Ótima mudança! Esses nomes de doce passavam a impressão de ser um sistema pra tablet infantil, e não um OS amadurecido e globalmente utilizado. Só achei o logo e a fonte muito básicos.
JK
O jornalista não disse isso.
Buldego
Nem passou pela minha cabeça essa relação.
Thiago
Eu ia escrever algo nesse sentido, mas você resumiu muito bem o que penso.Foi bom enquanto durou, mas é hora de virar adulto.
Exibir mais comentários