Início » Gadgets » 5 dicas para melhorar a performance dos Joy-Cons no Nintendo Switch

5 dicas para melhorar a performance dos Joy-Cons no Nintendo Switch

Comprou um Nintendo Switch? Saiba como carregar, atualizar, configurar e calibrar os Joy-Cons para melhorar a performance deles

Por
22/08/2019 às 16h52

Acabou de chegar no mundo da Nintendo? Reunimos algumas dicas para cuidar do seu par de Joy-Cons e também solucionar alguns problemas para melhorar a performance dos controles. Veja como atualizar, carregar, configurar e calibrar o Joy-Con.

Nintendo Switch Joy-Con

1. Como carregar os Joy-Cons

Basta conectá-los ao Nintendo Switch enquanto ele está no dock. Simples assim.

Essa é a questão que deve menos se preocupar, porque a duração estimada de bateria para os Joy-Cons é de aproximadamente 20 horas, enquanto a duração máxima de bateria do Switch é 9 horas para o modelo novo e 6,5 horas para o antigo.

Bateria nos Joy-Cons não deve ser um problema, mas se você joga muito na TV, é bom lembrar de conectá-los sempre que acabar de jogar, assim será difícil esgotar a bateria.

barramento do joy-con

Os contatos para carregar e sincronizar o Joy-Con ficam no barramento do Switch

Eu costumo deixar o Switch no dock quando vou dormir, assim ele carrega o console e os controles durante a noite. Ah, e antes que a pergunta seja feita: a bateria não vicia se ficar direto no dock.

A Nintendo também oferece acessórios para carregar os Joy-Cons separadamente do console, para o caso de se ter mais de um par de controles, mas as opções devem ser compradas a parte.

Para ver o status da bateria dos controles: na tela inicial, clique em Controles (ícone do Joy-Con), a informação será exibida individualmente para o console e os Joy-Cons.

2. Como atualizar o Joy-Con

A opção para atualizar os Joy-Cons pode ser encontrada em:

  1. Acesse as configurações (ícone da engrenagem);
  2. No painel esquerdo, selecione Controles e Sensores;
  3. Depois entre em Atualizar Controles;atualizar joy-cons
  4. Aguarde o processo, caso haja atualizações pendentes.

Por que atualizar os controles?

Os proprietários do Nintendo Switch têm se deparado diversos problemas relacionados aos Joy-Cons. O primeiro deles é o drift no análogico, que faz com que o personagem “ande sozinho” em alguns casos. Outro problema está relacionado à perda do sinal wireless do controle.

A atualização não garante que os problemas serão consertados, mas pode corrigir bugs e inconsistências no firmware do Joy-Con e evitar outros problemas.

A Nintendo não deixa claro o que está incluído nessas correções, mas é sempre importante manter todos seus sistemas atualizados.

3. Como configurar outros Joy-Cons

Supondo que você tenha adquirido novos Joy-Cons, seja para jogar Just Dance ou Mario Kart 8 Deluxe com mais pessoas ou porque seus antigos quebraram. Será preciso configurá-los para que o Switch entenda que fazem parte do mesmo console.

A configuração é feita em duas etapas:

  1. Parear os novos controles;
  2. Configurar a ordem dos controles.

Há duas maneiras de parear os Joy-Cons: a primeira consiste em só plugar os controles no Switch, já a segunda (para o caso de estar longe do console):

  1. Na tela inicial, clique em Controles (ícone do Joy-Con);
  2. Selecione Mudar Grip/Ordem;
  3. Assim que estiver nessa tela segure o botão de sincronização do Joy-Con (é o circular que fica entre o SR e SL);Botão de sincronizar o joy-Con
  4. Um pop-up aparecerá na tela escrito “Pareado”.

Feito isso, basta alterar a ordem de como os Joy-Cons serão usados, na mesma tela para sincronização do controle.

Note que o Switch pede para apertar os dois botões ao mesmo tempo: L+R para usar os Joy-Cons em conjunto ou SL+SR para usá-los de forma separada.

Fazendo isso, você consegue fazer a divisão dos controles, selecionando a ordem dos jogadores.

Lembrete: O Switch suporta até 8 controles, cada Joy-Con conta como um controle, mesmo que estejam sendo usados por uma pessoa. Exemplo: 4 pessoas podem jogar com um par de Joy-Cons cada ou 8 pessoas podem jogar com um Pro Controller cada.

4. Como calibrar um Joy-Con

No sistema, há duas possibilidades de calibração dos Joy-Cons:

  1. Calibração do analógico;
  2. Calibração dos sensores de movimento.

A calibração dos controles pode ajudar a melhorar alguns comandos interpretados incorretamente ou imprecisos no jogo, mas não é garantia que corrija problemas como o drift.

Importante: a Nintendo recomenda que a calibração seja feita somente se há algum problema com o Joy-Con.

Para calibrar o analógico:

  1. Vá até as configurações (menu da engrenagem na ela inicial);
  2. Acesse o item Controles e Sensores;
  3. Selecione Calibrar Controle do Analógico;calibrar analógico do switch
  4. Aperte o analógico que deseja calibrar;
  5. Aperte X e siga as instruções dadas na tela, para movimentar o analógico conforme as orientações.

Para calibrar o controle de movimento:

  1. Vá até as configurações (menu da engrenagem na ela inicial);
  2. Acesse o item Controles e Sensores;
  3. Selecione Calibrar Controles de Movimento;calibrar controles de movimento joy-con
  4. Selecione Calibrar Controles (também pode calibrar o próprio Switch);
  5. Segure o botão indicado para o controle que quer calibrar;
  6. Remova o Joy-Con Strap (acessório para prender o controle no pulso) ou o Grip, deixe o controle sobre uma superfície plana com o analógico para cima e aguarde a calibração.

5. Peça ajuda ao suporte da Nintendo (Joy-Con drift)

Se o Joy-Con foi afetado pelo problema do drift, a solução é entrar em contato com o suporte da Nintendo e solicitar o reparo do controle. Mesmo fora da garantia, a empresa têm consertado os Joy-Cons defeituosos de graça para os proprietários do Switch e reembolsado aqueles que já pagaram pelo reparo no suporte oficial.

Aqui no Brasil, essa manutenção é feita por um agente especializado indicado pela Nintendo, não pela própria empresa. Para informações sobre reparos no Brasil, acesse o site do suporte.