Início » Aplicativos e Software » Instagram dobrou número de anúncios no app por ordem do Facebook

Instagram dobrou número de anúncios no app por ordem do Facebook

Instagram teve faturamento superior a US$ 10 bilhões em 2018; usuários e anúncios estão migrando do Facebook

Felipe Ventura Por

O Facebook ordenou o Instagram a dobrar a quantidade de anúncios dentro do app, com o objetivo de aumentar o faturamento à medida que as pessoas deixam de usar o feed de notícias e migram de rede social; é o que revela uma reportagem do The Information sobre os bastidores das duas empresas. O faturamento do Instagram saltou de US$ 1 bilhão para US$ 10 bilhões em apenas dois anos.

Instagram na tela com login do Facebook

Adam Mosseri se tornou chefe do Instagram depois que os cofundadores Kevin Systrom e Mike Krieger se demitiram de seus cargos e deixaram o Facebook. "Nos cerca de 11 meses desde que Mosseri assumiu... o Facebook ordenou que o Instagram dobrasse o número de anúncios no aplicativo", segundo o The Information.

No final do ano passado, a equipe de anúncios do Instagram recebeu a ordem de aumentar a quantidade de propagandas. Em 2018, o faturamento do Instagram ultrapassou US$ 10 bilhões, um crescimento bastante notável; a receita foi de US$ 1 bilhão em 2016.

O Instagram já tinha anúncios no feed e nos Stories; desde junho, também é possível encontrá-los na aba Explorar. Esta seção é acessada por 50% dos usuários todo mês; segundo a empresa, "é um dos melhores locais para as pessoas descobrirem, comprarem e se conectarem com outras pessoas, negócios e criadores de conteúdo".

Além disso, o Instagram vem testando a ferramenta Checkout para vender produtos diretamente através do aplicativo, seja através do feed ou dos Stories, com pagamento nativo via cartão de débito ou crédito.

Instagram Checkout

Usuários (e anúncios) migram do Facebook para Instagram

Por que tudo isso? O Facebook ainda depende bastante dos anúncios no feed de notícias, mas sabe que os usuários estão migrando para o Instagram — assim, as propagandas também estão mudando de lugar. Um analista estima que o Instagram terá receita de US$ 15,8 bilhões em 2019, cerca de 23% do total do Facebook.

Os cofundadores do Instagram deixaram a empresa porque Mark Zuckerberg queria exercer mais controle sobre o aplicativo. O CEO conseguiu, é claro: o aplicativo agora adota o nome "Instagram do Facebook" em algumas partes da interface; e o Direct deve ser integrado ao WhatsApp e Messenger. Além disso, funcionários do Instagram e WhatsApp estão sendo migrados para contas @fb.com de e-mail corporativo.

Com informações: Mashable.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

PinPortal ✔️
Então, você percebe que isso é a pura hipocrisia, quando o Tumblr (que era sem anúncios e limpo, como o Instagram e o whatsapp) foi comprado pelo Yahoo e depois pela Verizon. Da mesma forma que whatsapp e Instagram pelo Facebook.Yahoo colocou anúncios. Verizon continuou com anúncios e restringiu a política de conteúdo pornográfico. Beleza. Aí a Verizon procurava um comprador. A dona do WordPress pagou US$3 milhões por uma rede que o fundador do Tumblr recebeu US$ 1,1 bilhão do Yahoo.Se eles amassem mesmo o negócio que eles criaram, o próprio fundador do Tumblr teria recomprado o Tumblr por US$ 3 milhões para voltar a sua essência e deixá-lo "legal" novamente. Só que esse legal novamente não paga as contas.Aplicativo sem anúncios ou sem cobrança de assinatura só vive se tiver milhões de investimento de algum fundo de investimento que acredita naquela empresa e que espera vender as ações para uma grande empresa por bilhões (e com isso cobrir os milhões perdidos até chegar nesse dia).Se o whatsapp fosse virasse um ICQ com pouquíssimos usuários e o Facebook quisesse vendê-lo, você acha que os fundadores iriam querer comprar? Que nada. Eles querem grana. Uma rede fadada ao fracasso, sem perspectiva de futuro não vale a pena pra eles.Agora um dos fundadores do whatsapp fez esses discurso pra deletar o facebook, porque espera que milhões de pessoas ouçam ele e migrem para o signal, que ele investiu. Aí supondo que o signal cresça. Ele vai e vende para alguma dessas empresas bilionárias que vivem de anúncios.Não confie nesses fundadores de startup. Eles vão vender para quem pagar mais. E dane-se a privacidade e a experiência do aplicativo para os usuários depois. É capitalismo. Bilhões no bolso e só isso.
Rodrigo T.
Ainda sonho com uma forma de bloquear os anuncios do IG...do FB tah filé!
ricms
Pi-Hole é vida.
Igor Pissolati
Anúncios no tecnoblog? Rapaz nunca vi isso deixa eu perguntar aqui pro meu Pi-Hole se ele sabe o que é...É ele também n sabe
Igor Pissolati
Oh shit here we go again
daymon81
Pode encher, pode triplicar eu "amo" redes sociais.
Wellington Gabriel de Borba
Tá tão ruim pra dar like nos boys sem camisa.
Souza
Se deu para minha esposa e filha reclamarem de anúncios abusivos no Instagram, é porque a coisa tá mesmo feia.
Da Silva
Há um tempo atrás, eu tinha um álbum de fotos no celular, no qual eu só adicionava fotos de coisas aleatórias e, que ficavam o mais parecida de uma câmera profissional (eu disse parecida). Até que comecei a observar o instagram como meu álbum de fotos; não alimento todo dia, nem fico com a preocupação de ter que adicionar alguma foto pra "movimentar o feed". Só deixo ele lá, minha prostituta, uso e vou embora.É um hoby.Enquanto não tenho uma câmera profissional, vou me divertindo com meu J4+. Sem a preocupação de ter que agradar os outros.
Leandro Amaral
Parei de usar com frequência por isso, virou uma vitrine de shopping; a cada 2 ou 3 stories de amigos pula uma propaganda e muita das vezes com 3 vídeos.
Leandro Amaral
Parei de usar drasticamente Instagram desde que virou essa vitrine de shopping, a cada 2 ou 3 stories pula uma propaganda (e muitas com 3 stories), só tô entrando pra algo pontual.
Frederico Martins
Mais uma rede social para abandonar. Que venha a próxima...
Anakin
Bom, os fundadores, que eu saiba, nunca falaram, tanto que meu primeiro comentário começa assim: "Queria ver... será que se arrependeram?" Sobre o sucesso das redes eu realmente duvido. Tanto o Instagram quanto o Whats já tinham caído em gosto popular bem antes da compra, tanto que o Facebook fez a proposta. Mas como eu disse, nunca saberemos, pois teríamos que mudar o passado, caso exista universos paralelos, um dia saberemos haha
X-Tudãoᴳᴼᵀ
eu nunca prestei atenção, vejo que e anuncio já pulo sem ver do que se trata.
André G
O problema de colocar muitos anúncios é que o usuário acaba não dando mais importância ao anúncio, com o tempo ele passa a ignorar e pular o anúncio sem nem pensar, logo, o anúncio perde a utilidade, pois só serve pra incomodar o usuário e não apresenta um impacto real nos resultados.Eu não presto mais atenção nos anúncios dos stories, já virou algo automático pular os anúncios. Hoje mesmo devo ter visto pelo menos uns 10 anúncios nos stories e não lembro de nenhum deles.
PinPortal ✔️
Então, mas o lucro do Instagram é em decorrência dele ter amortizado as suas despesas mensais com a união com o Facebook (mesmo campus para todos os funcionários, mesmos servidores, mesmas empresas com CNPJ em outros países respondem pelas duas redes sociais, os anunciantes já vieram do próprio Facebook, é claro que muitos outros vieram para a plataforma de anúncios do Facebook depois que adicionaram o Instagram no catálogo, mas já tinham uma boa base de anunciantes, enfim).O Instagram sozinho não teria o mesmo sucesso que tem hoje, se não estivesse integrado a uma grande plataforma. O Whatsapp a mesma coisa.Falam que a compra do Instagram e do Whatsapp pelo Facebook diminuiu a concorrência. Existem tantas redes sociais por aí. Pinterest, Tumblr, o próprio Myspace, Snapchat e várias chinesas como Tiktok.Agora em relação a mensageiros conhecidos no mundo inteiro: Viber (europa oriental e russia), Telegram, Line (japão), Wechat (china), Imo (Eua), Skype (Eua), Kakaotalk (Coreia do sul), Hike (India), ICQ (Rússia) e tantos outros. Além do próprio Google Hangout.E dizem que não tem concorrência? Isso é gestão. Os usuários permanecem nesses apps simplesmente porque funcionam e atendem aos seus usuários para os que eles se propõem. É óbvio que quanto mais sucesso você tiver, mais críticas também terá.Exemplo: O Twitch foi vendido para a Amazon. Será que se ele fosse vendido para o Google (Youtube) teria o mesmo sucesso que tem hoje? Na época foi dito que os fundadores receberam a proposta do Google também, mas tinham medo de a compra não ocorrer, porque já existia o Youtube Gaming e o Google poderia ter problemas com órgãos antitruste, além de o Twitch acabar sendo uma plataforma comandada pelo Youtube (leia-se plataforma secundária, com menos importância). Com a proposta financeira da Amazon e do Google eram muito próximas, optaram pela Amazon.Agora o Skype, por exemplo, foi comprado pela Microsoft e não obteve o mesmo sucesso do Whatsapp. O que eles fizeram para tentar justificar o negócio? Integraram ao Office 365, que vendem assinatura e contribui com bilhões para a Microsoft. Mas será que a unidade Skype é lucrativa? Provavelmente não. Integraram com o Office 365 para vender tudo no pacote (linkedin a mesma coisa).Outra empresa que ofereceu proposta pelo Whatsapp foi a Tencent (US$ 10 bi na época). Teríamos os mesmos problemas de privacidade e com um detalhe. A Tencent já controla o mercado de mensageiros da China com o Wechat e controlaria de vários outros mercados. Seria benéfico? Não sabemos. Na China ela controla, porque empresa estrangeira não pode entrar lá. Famoso capitalismo de estado. Pequim cria diversas gigantes chinesas, que ganham bilhões na china e depois tenta se expandir para o resto do mundo (Qihoo 360, Baidu, Tencent, Alibaba, etc).Isso é o capitalismo. Quem oferece mais, leva. Quanto aos fundadores. Eles têm bilhões na conta (e os do instagram centenas de milhões). Eles podem até falar isso na imprensa que estão arrependidos. Mas na prática estão nem ai e curtindo a vida com os milhões que eles têm. Sabe o famoso marketing? É isso. O próprio Jan Koum (fundador do whatsapp) quando anunciou que iria sair do Facebook/Whatsapp, disse que queria um tempo para ele curtir com a família e colecionar Porsches.Duvido que esses caras fiquem olhando para trás e se arrependendo do que fizeram. Isso é diferente de você ser um investidor do Yahoo e ter visto a sua empresa ter sido comandada pela incompetente Marrissa Mayer que torrou US$ 1,1 bi no Tumblr e depois fez uma baixa contábil de mais de US$ 700 milhões nesse ativo antes de vender tudo para a Verizon. Nesse caso, aí sim, você poderia olhar para o passado e utilizar esse fato como lição de investimento. Agora nesses casos aí que você mencionou, pode ter certeza, eles estão nem ai.
André G
Snapchat ainda é muito popular em alguns países e VK ainda é mais popular na Russia. Infelizmente, tirando isso, acho que não muitas opções e mesmo que apareça um concorrente, o Facebook vai comprá-lo ou copiá-lo.Reddit é algo que também retém bastante os usuários e funciona como rede social.
Adriano Garcez
A cada 2 posts/stories vejo uma propaganda. Já não gosto muito do IG, mas desde que começou a ficar socado de propaganda, tenho usado cada vez menos - geralmente uns 10' por dia.
Anakin
Mas em nenhum momento reclamei dos anúncios, eu levantei essa questão porque os fundadores saíram da empresa. Ai pensei comigo mesmo: "Acho que se arrependeram" pois poderiam estar ganhando muito dinheiro e levando o Instagram do modo deles. Porque EU ACHO que o Instagram seria tão famoso quanto, mesmo se não fosse comprado. Mas como eu disse em outro comentário, nunca saberemos, é só achismo meu. rs
PinPortal ✔️
Isso sem contar que os fundadores poderiam vender por US$ 1 bi o Instagram e US$ 16 bi o Whatsapp e depois essas redes caírem o número de usuários e as próximas empresas donas perderam centenas de milhões com a compra (vide tumblr com yahoo e verizon).Esses fundadores ficam mordidos, porque venderam as empresas por X e Y e agora elas valem pelo menos US$ 100 bi cada uma. Ai dizem que se arrependeram.Porém não podemos esquecer que isso é "culpa" do Facebook. É mérito deles ter aumentado o valor do Instagram e do Whatsapp. O Yahoo e a Verizon falharam com o Tumblr. E tantas outras empresas falharam com compras bilionárias e acabam vendendo depois por menos do que pagaram inicialmente. Isso é gestão e independente dos problemas de privacidade do Facebook, nós temos que admitir que eles são competentes pra caramba em aumentar o valor de um ativo que eles compram.E tem mais: É mole manter o Instagram sem anúncios e de graça enquanto recebe dinheiro de fundos de investimento pra financiar a brincadeira. É mole manter o Whatsapp com aquela anualidade de US$ 1,00 que eles nem cobravam pra maioria dos usuários, com dinheiro de investidor. Agora eu quero ver quantas pessoas estariam dispostas a pagar US$ 1,00 por ano para o Whatsapp em troca de não ter anúncios.99% prefere "de graça". Eu sou um deles. Prefiro com anúncios do que pagar pra usar Gmail, Facebook.com, Youtube, Whatsapp, etc.
Queen
uma boa proposta dessa, pq não?, o mundo dos negócios é assim, se tu vai se apegar a sua empresa, melhor nem abrir umauma coisa é ter um carinho profundo pelo seu bb, outra, são bussines.
Thiago Mobilon
Tem razão, confundi os produtos. Mas a ideia é a mesma.. :)
tuneman
1/16 disso e eu já teria vendido..... hahaha
Thiago Mobilon
Me livraria com convicção, porque é muito dinheiro, dá pra ajudar muita gente com essa grana.Sentiria falta, óbvio. Até porque são 14 anos trabalhando sem tirar férias reais, mas saberia que cumpri o meu papel aqui. :)
Alisson Santos
Se livraria do Tecnoblog sem peso na consciência? Que insensível.
Thiago Mobilon
Mas a lógica não deixa de ser a mesma hahahaQuantas pessoas tem a oportunidade de ganhar 16 bi na vida? Eu abriria mão sem pensar duas vezes. :P
uB.
Pior que n temos nenhum concorrente para as redes do FB. Então o FB faz o que quer, do jeito que quer e quando quer.
Alisson Santos
Instagram nunca me atraiu, sou feio, não dá para alimentá-lo de selfies. Sou pobre, não dá para alimentá-lo de fotos de viagens a lugares paradisíacos. Eu poderia ter só para ver as postagens dos outros, mas é algo que também que nunca me interessou. Pra ver fotos de algum famoso eu pesquiso no Google Imagens.
Anakin
Poderia lançar, igual tentou matar o Snap com o Slingshot, e não deu certo. A única morte do Snap veio pelo Stories, recurso que foi inserido em uma rede social já muito utilizada (Instagram). Mas partido do zero duvido que tenha conseguido. Mas estou falando de achismo, até porque nunca saberemos rs
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Será que o Facebook não lançaria um concorrente copia do Instagram?
Anakin
Não falo dos ads não, eu sei que é a única forma de monetizar deles, falo de ter vendido pro Zuckerberg mesmo. Eles poderiam ser uma rede social independente tipo o Twitter. Mas na época não tinham como prever que o Insta teria muito mais sucesso que as outras.
Thiago Mobilon
Você preferia oq? 16 BILHÕES de dólares no bolso, ou ainda ser dono de uma rede, só pelo bem da preservação da ~honra dela, exibindo poucos ads
Anakin
Queria ver uma entrevista com os fundadores do Instagram, eles se arrependeram será? Tudo bem que ganharam uma bolada de grana, mas talvez o Instagram estivesse vivo, independente e faturando até hoje.