Início » Aplicativos e Software » Google Fotos agora permite pesquisar por texto dentro de imagens

Google Fotos agora permite pesquisar por texto dentro de imagens

Integração entre Google Lens e Google Fotos está sendo ampliada para facilitar busca de imagens

Por
23/08/2019 às 11h30

Se por um lado o Google não apresentou nenhum serviço realmente inovador nos últimos meses, por outro, vem caprichando em parte do que já tem: o Google Fotos acaba de receber mais uma atualização, esta para permitir que o serviço identifique automaticamente textos dentro de fotos ou capturas de tela.

Google Fotos

Faz algum tempo que a tecnologia de OCR (reconhecimento de caracteres) do Google Lens foi integrada ao Google Fotos. Graças a isso, é possível extrair um número de telefone que aparece na foto de um cartão de visitas, por exemplo.

Agora, a integração entre as duas ferramentas está sendo ampliada para permitir que o usuário realize buscas dentro do Google Fotos tendo como base os textos existentes nas imagens.

Dois detalhes chamam atenção aqui. O primeiro é que não é preciso escolher uma foto e, então, ativar o Lens para reconhecer um texto. Com a atualização, é possível simplesmente pesquisar por determinada frase ou palavra para, na sequência, o Google Fotos listar as imagens que têm esse conteúdo.

Voltando ao exemplo anterior, suponha que você queira encontrar a foto do cartão de visitas de Beltrano. Basta então digitar essa palavra no Google Fotos para o serviço listar todas as imagens em que o nome aparece.

O outro detalhe que chama atenção é que o reconhecimento de caracteres parece funcionar bem até em textos que não estão em primeiro plano nas fotos ou aparecem com alguma inclinação por conta do ângulo de registro da imagem.

Quando a imagem desejada tiver sido encontrada, basta acionar o botão do Lens para copiar o texto e colá-lo em outro lugar. O próprio Google diz que isso pode ser útil, por exemplo, para extrair a senha de uma rede Wi-Fi colocada em uma placa ou cartão.

A nova funcionalidade está sendo implementada neste mês, de modo gradativo. De acordo com o 5to9Google, o recurso já está disponível em alguns aparelhos Android. O Google Fotos para iOS parece não ter sido atualizado ainda, mas não deve demorar para isso ser feito.