Início » Celular » Como a escolha do seu celular pode afetar o lag de jogos

Como a escolha do seu celular pode afetar o lag de jogos

Relatório OpenSignal aponta até 11,1 ms de diferença na velocidade de conexão 4G. Estudo analisou Apple, Samsung e Huawei

Por
23/08/2019 às 13h12

Um estudo da Opensignal sobre a qualidade do sinal 4G de smartphones de diferentes fabricantes como Apple, Samsung e Huawei, chamou a atenção para a latência — ou atraso, expressão usada para definir quanto tempo leva para um pacote de dados ir de um ponto ao outro. Quando alta, causa o lag — um atraso no streaming dos gráficos. 

O relatório aponta até 11,1 ms de diferença na velocidade de conexão 4G, dependendo do smartphone. Sendo assim, a escolha do modelo do celular pode impactar sua performance em jogos online como Fortnite e PUBG. Já imaginou estar no meio de um jogo multiplayer, sofrer com lag e perder a oportunidade de se esquivar de um tiro?

Pois é, isso acontece.

screen-post-PUBG-unsplash

Pesadelo de qualquer gamer, é possível driblar o lag usando dispositivos de alto nível, que não fazem um jogador sofrer com a demora. No ranking da Opensignal, os smartphones foram listados conforme a capacidade de conexão 4G (nível alto, médio ou baixo). 

De acordo a pesquisa, um jogador que tem celular de alto nível tem o lag 18% menor que um gamer que usa um smartphone de nível inferior. O que representa diferença de até 11.1 ms entre um e outro. Confira os modelos de smartphone no ranking abaixo.

Os melhores e os piores celulares para jogar online

Nível Categoria LTE Smartphones
Alto nível (Categoria LTE 16 ou mais) Apple iPhone Xs
Samsung Galaxy S8
Samsung Galaxy S9
Samsung Galaxy S10
Samsung Galaxy Note 8 Samsung Galaxy Note 9
Huawei P20 Pro
Huawei P30 Pro
Huawei Mate 10
Huawei Mate 20
Médio nível (Categoria LTE entre 5 e 15) Apple iPhone X
Apple iPhone XRApple iPhone 8
Apple iPhone 7
Apple iPhone 6s
Samsung Galaxy J7
Samsung Galaxy J5
Samsung Galaxy A80
Samsung Galaxy A6s Huawei P30 Lite
Huawei Enjoy 9e
Huawei Y6 
Baixo nível (Categoria LTE 4 ou menos) Apple iPhone 6
Samsung Galaxy A2 Core
Samsung Galaxy J4 Core Huawei Nova 2 

O que são as categorias de LTE

As categorias de LTE são um padrão global da indústria para definir a capacidade de conectividade 4G de um smartphone. Diz respeito exclusivamente ao modelo do dispositivo e não tem relação com fatores de localização e cobertura das operadoras. 

Os celulares com categorias mais altas LTE suportam mais tecnologias de rede, tornando a conexão com a Internet mais rápida e eficiente. Isso acontece, geralmente, com os mais caros e novos, também conhecidos como “gigabit smartphones”. 

Em teoria, a velocidade máxima de download num desses pode chegar a 1 Gbps ou mais. Embora só possa ser alcançada no papel, o Gigabit LTE tem, na maioria das vezes, durante os testes, uma velocidade real entre 400 e 500 Megabits por segundo.

Esses usuários são mais sensíveis às melhorias das operadoras. À medida que elas incluem novas tecnologias, serão os primeiros a experimentar os benefícios delas. 

Os celulares mais velozes ao redor do mundo

É fato que existem grandes diferenças na experiência de usuários de LTE de diferentes categorias entre os países em função da abordagem das operadoras na venda de pacotes de dados. Com isso, a diferença no lag entre eles pode ser maior ou menor.

OpenSignal - Desempenho Samsung, Apple Huawei 1

Usuários Huawei, por exemplo, apresentaram velocidades notavelmente mais lentas nos Estados Unidos e no Japão na pesquisa da OpenSignal porque eles não são mercados fortes para a fabricante e, nesses países, seus usuários escolheram modelos mais baratos com modems menos capazes também (impactando a marca na região).

OpenSignal - Desempenho Samsung, Apple Huawei 2

*Os dados OpenSignal são válidos para Julho/Agosto de 2019

**Com informações: OpenSignal, CableFree e Dignited

Mais sobre: , ,