Netflix recomenda séries e filmes em coleções feitas por humanos

Netflix testa Coleções no app para iPhone e iPad; serviço de streaming costuma usar algoritmos para recomendar filmes e séries

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Netflix e coleções

A Netflix recorreu a humanos para criar listas de recomendações: o novo recurso Coleções está sendo testado no aplicativo para iPhone e iPad, com séries e filmes sugeridos pelas equipes de criação na empresa. Isso pode dar um toque mais pessoal para o serviço, que normalmente usa algoritmos para essa tarefa.

“Estamos sempre procurando novas maneiras de conectar nossos fãs a títulos que achamos que eles vão adorar, por isso estamos testando uma nova maneira de organizar títulos da Netflix em coleções no aplicativo para iOS”, diz a empresa ao TechCrunch.

Segundo a Netflix, as coleções não se baseiam apenas em temas: os títulos são selecionados por especialistas das equipes de criação da empresa, e então organizados com base em suas semelhanças.

Netflix e coleções

O usuário Jeff Higgings divulgou algumas capturas de tela sobre esse recurso. A Netflix tem coleções chamadas “Curtos e engraçados”, “Reais e cativantes”, “Mulheres que dominam a tela”, “Aventuras artísticas”, entre outras. Cada uma delas possui até 75 títulos, e você pode tocar em “Seguir” para que ela apareça na tela inicial.

O recurso Coleções aparece somente para alguns usuários, e só está disponível no aplicativo para iOS. Ele pode ser acessado no canto superior direito da página inicial, onde costuma ficar a opção “Minha Lista”. Como se trata de um teste, isso pode ou não se tornar algo permanente no serviço.

Netflix cria coleções para complementar algoritmos

Nos EUA, a Netflix ainda oferece aluguel de DVDs, e esse serviço também ganhou coleções: dessa forma, o usuário consegue ver todos os títulos de James Bond, Star Wars, Jurassic Park e outras franquias mais facilmente. O site brasileiro Filmes Netflix encontrou 199 coleções do tipo em inglês.

A Netflix é conhecida por suas recomendações baseadas em algoritmo. Ela separa seu catálogo em mais de 3,6 mil categorias bem específicas, como “filmes assustadores e experimentais”, “filmes russos aclamados pela crítica” e “ação e aventura baseada em um livro dos anos 1980”.

As Coleções podem ser uma forma adicional de sugerir conteúdo aos clientes para tentar mantê-los como assinantes. A concorrência entre serviços de streaming ficará mais acirrada em breve, com o lançamento do Disney+ e Apple TV+.

Com informações: TechCrunch.

Receba mais sobre Netflix na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados