Início » Gadgets » Chromecast de primeira geração deixa de receber novos recursos

Chromecast de primeira geração deixa de receber novos recursos

Lançado em 2013, primeiro Chromecast só terá atualizações de segurança e correções de bugs

Paulo Higa Por

A primeira geração do Chromecast foi apresentada pelo Google em 2013 e chegou ao Brasil no ano seguinte por R$ 199, mudando nossa forma de consumir conteúdo na TV — e deixando para trás as plataformas terríveis de Smart TVs que tínhamos na época. O pequeno dongle já ganhou duas gerações novas e, finalmente, chegou a hora de aposentá-lo: ele não receberá mais atualizações de recursos.

Google Chromecast (2013)

Quem notou a defasagem do Chromecast de 1ª geração foi o 9to5Google. Os modelos de 2ª e 3ª gerações, além do Chromecast Ultra (que não foi lançado no Brasil) e do Chromecast Audio, estão rodando a versão 1.40.156414. Quem participa do programa de testes já possui o firmware 1.42.168007. Enquanto isso, o modelo de 2013 permanece na antiga versão 1.36.157768.

Como o Chromecast é basicamente um receptor de comandos de aplicativos com suporte ao protocolo Google Cast, quem tem a primeira geração do gadget não deve se preocupar tanto: os serviços de streaming vão continuar funcionando normalmente e, de qualquer forma, os aplicativos de terceiros são atualizados no seu smartphone, não no Chromecast.

Ainda assim, funções novas podem ficar de fora do Chromecast de 2013. Cada atualização principal representa uma versão diferente do navegador Chrome: o firmware 1.36 tem o Chrome 70; o 1.40 tem o Chrome 74; o 1.42 tem o Chrome 76 e assim por diante. Se a Netflix ou o Prime Video lançarem um recurso que use uma nova API, por exemplo, talvez não seja possível portá-lo para o primeiro Chromecast.

O Google diz que continuará oferecendo atualizações de segurança e correções de bugs para o Chromecast original.

E, em meio a várias discussões sobre obsolescência programada, é interessante ver como um produto tecnológico de seis anos atrás ainda funciona normalmente — eu tenho um aqui.

Mais sobre: ,